Começando a se organizar

“Eu não tenho tempo para organizar meu tempo!”

Essa é a desculpa mais comum das pessoas desorganizadas. Você é uma delas? Continue lendo!

Antes de querer organizar sua vida, você precisa se livrar de tudo o que não presta mais! Veja que será um processo difícil, mas você deve ser persistente, porque vale a pena!

Livrar-se da tralha leva tempo, mas você não deve desistir se quiser ter uma vida melhor e mais prática. Leia as dicas abaixo para ter uma idéia de como fazer isso.

Algumas dicas gerais para se livrar da tralha

• Se você tem 2 objetos absolutamente iguais, verifique se realmente precisa de dois ou mais. Algumas pessoas têm a mania de reservar objetos, caso um deles quebre, por exemplo. Depende da necessidade. Obviamente, você precisa ter lâmpadas reservas em sua casa. Mas será que realmente precisa de 2 cortadores de unha, por exemplo?

• Quando esvaziar uma caixa, gaveta, sua mesa de trabalho, a geladeira etc, guarde somente o que você utiliza ou é realmente útil. O que não pertence àquele lugar não deve voltar jamais. Você tem 3 alternativas para o(s) objeto(s) em questão: doar, jogar fora ou guardar no lugar certo.

• Você tem certeza de que precisa guardar todos os seus trabalhos e cadernos do tempo da escola? Se você fez desenhos lindos, talvez valha mais a pena tirar fotos e jogar o original fora. Afinal, sinceramente: para que você precisa daquilo ocupando espaço? Se guardar seus cadernos for algo realmente importante para você, considere a idéia de ficar somente com um. Recicle o resto.

• Com toda a certeza você se deparará com objetos que não usa e não vê qualquer utilidade, mas por algum motivo você não queria se desfazer. A solução é simples: guarde todos esses objetos em uma caixa. Quando ela estiver cheia, feche-a e coloque uma etiqueta com a data. Guarde-a em um lugar que não te atrapalhe. Se durante o período de 1 ano você não precisar de nada que está dentro dela, jogue a caixa inteira fora, sem abrir, ou doe para caridade (caso valha a pena).

• Toda vez que comprar alguma coisa, livre-se de algo semelhante. Por exemplo: comprou uma calça jeans? Doe uma que não usa mais. Esse procedimento evitará o acúmulo de coisas inúteis em sua casa.

• Você realmente precisa de 15 canetas esferográficas na sua gaveta?

Advertisements
This entry was posted in Começando a se organizar. Bookmark the permalink.

2 Responses to Começando a se organizar

  1. Lucinha says:

    Nossa!!!Esse é um dos melhores Blogs de dicas para casa !Todos os dias a primeira coisa que vou fazer é vir aqui…Não consigo ler tudo de uma vez são muitas dicas ótimas para aprender.Muito obrigada amiga Voce é maravilhosa precisava de alguem assim para me ajudarBeijos

  2. Claudia says:

    Realmente!!!!! Eu tambem adorei esse Blog! è pratico, objetivo e esta me ajudando mais ainda. Percebi que algumas coisas eu ja fazia, mas estou aprendendo muito mais. As ideias, sugestoes estao super bem colocadas.Vou passar urgentemente para minha mae e minha sogra. Bjs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s