Dia das Bruxas – Halloween

Independentemente da sua religião, o Dia das Bruxas já virou uma comemoração nacional. Que tal fazer deste dia um evento muito especial para sua família e/ou amigos?

Saiba mais sobre o Halloween no site Bruxaria.net.

Idéias

– Fazer uma seção de filmes de terror, alugando aqueles clássicos. Sugestões: O Iluminado, O Bebê de Rosemary, Os Outros, O Massacre da Serra Elétrica, Sexta-Feira 13, Drácula, A Bruxa de Blair, A Hora do Pesadelo, O Chamado.

– Uma das tradições mais comuns praticadas pelos povos antigos era a de colocar várias maçãs em um grande barril com água. Várias mulheres se reuniam em volta do barril, e a primeira que conseguisse pegar uma das maçãs seria a primeira a se casar no próximo ano. Você pode adaptar com um caldeirão ou uma bacia.

– Se você tiver um quintal, pense na possibilidade de fazer uma fogueira e reunir os amigos para tocar violão e contar histórias.

– Sabe aquele seu amigo engraçadinho que adora chamar a atenção? Você pode deixá-lo encarregado de dar um susto nos convidados que chegarem. Só tome cuidado para não deixá-lo fazer isso com aquele seu amigo hipertenso…

Decoração

Deixe sua casa com um ar bem “dark” forrando os sofás com lençóis pretos ou roxos, além de colocar panos da cor laranja sobre os lustres e abajours. Se conseguir, arranje alguns pôsters de filmes de terror e pregue pela sala. Arranje aranhas de plástico e espalhe por cantos inusitados da casa, como o banheiro. Recorte morceguinhos em cartolina preta e pendure-os com fio de nylon pela sala. Se gostar de velas, escolha um lugar onde ficará sempre de olho e acenda algumas, de preferência aromáticas, para aumentar o clima.

As famosas lanternas de abóboras são super fáceis de serem feitas. Basta cortar a tampa” da fruta e retirar seu conteúdo, deixando uma casca de 2 a 3cm de espessura. Corte os olhos e a boca e coloque uma vela dentro. É inclusive a maneira mais segura de usar velas, pois se caírem, não queimarão nada. Outra opção é colocar as velas dentro de latas vazias.

Roupa

Essa é a hora de usar aquela saia indiana que você insiste em manter no armário! Ou então aquele vestido pretinho básico mais informal. Caso seja uma festa entre amigos íntimos e/ou crianças, é melhor usar calça jeans (coringa indispensável para levantar, sentar, abaixar, cair etc).

Camisetas de bandas de rock também são bem-vindas. Chapéu de bruxa também pode ser legal, mas se sentir que está exagerando, é melhor descartar a idéia.

Curiosidades

– O costume norte-americano de vestir-se com trajes típicos e sair pelas casas dizendo “travessuras ou gostosuras” é de origem céltica. Nos tempos antigos, o costume não era relegado às crianças, mas sim aos adultos. Em tempos ancestrais, os vagantes iam cantando cânticos da época de casa em casa e eram presenteados com agrados pelos seus habitantes. O presente também era requerido pelos espíritos ancestrais nessa noite através de oferendas.

– Antigamente, todas as safras deveriam ser colhidas até o dia 31 de outubro e qualquer coisa que não fosse colhida era abandonada, pois acreditava-se que o Pooka, um duende noturno que mudava de forma e que tinha grande prazer em atormentar os seres humanos, passava a noite de Samhaim destruindo ou contaminando tudo o que fora deixado sem ser colhido. O disfarce favorito do pooka parece ter sido a forma de um feio cavalo preto.

– Na Escócia e no País de Gales, fogueiras individuais eram acesas. Eram chamadas de Samhnagan, na Escócia, e Coel Coeth, em Gales, e eram construídas com a antecipação de dias no terreno mais elevado próximo da casa. O hábito das fogueiras de Halloween sobreviveu também na Ilha de Man.

Saiba mais em: http://bruxaria.net/enciclopedia/s/samhaim.htm

Comidas & Bebidas

Veja deliciosas receitas para o Dia das Bruxas aqui.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s