Como economizar no celular

A verdade é que o celular se tornou um vício para algumas pessoas. Qualquer um pode viver sem celular (afinal, a humanidade viveu durante milênios perfeitamente bem sem ele).

Adote algumas táticas para diminuir o consumo e, conseqüentemente, os seus gastos.

Em primeiro lugar, lembre-se de que celular serve para fazer ligações. Se você quer tirar fotos, compre uma câmera. Se você quer ouvir mp3, compre um tocador de mp3. Todos esses artifícios extras aumentam o custo do aparelho, que no final das contas tem a mesma função básica, independente dos “extras” que ele tenha. A diferença entre comprar um celular de 150,00 e um de 1150,00 é de mil reais. Isso te convence?

Escolha um plano pré-pago. Sempre. Analisando os prós e os contras, o pré-pago é sempre o melhor. Você tem mais controle dos gastos, por mais que tenha que recarregá-lo muitas vezes. As operadoras vivem fazendo promoções de minutos para quem tem esses planos, então acaba saindo bem mais em conta.

Se você ainda tem dúvidas, pegue seus últimos comprovantes de pagamento do celular e confira quanto gastou. Esta será a sua economia.

Use seu celular o mínimo possível, somente quando necessário. Não ligue para conversar, mas para dar recados. Quando ligar para alguém, ligue para o celular da pessoa, pois se forem da mesma operadora, você pagará menos.

Deixe-o desligado quando não for usar. Isso inclui: quando estiver dormindo, no cinema, almoçando, enfim, depende das suas prioridades com relação ao uso do telefone. Com isso, você habituará as pessoas a deixarem recados em sua caixa postal, falando somente o estritamente necessário. Lembre-se que você deve economizar não só dinheiro, como tempo também. Ah, e bateria.

Evite atender ligações a cobrar dos amigos folgados. Diga que, a partir de agora, seu celular está bloqueando tais ligações. Elas cessarão com o tempo.

Pare de enviar torpedos e mensagens, a não ser que seja Natal, Ano Novo ou o aniversário de alguém.

Crianças não têm a menor necessidade de possuir um telefone celular. Se quiser contatá-las, tenha o número da escola onde estudam e de seus principais amiguinhos. Isso basta.

This entry was posted in Dicas de finanças. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s