Respostas para as principais dúvidas de quem trabalha fora

1. Eu não tenho tempo para fazer nada de manhã, porque nós temos que sair de casa bem cedo. Seu sistema só funciona para mães que ficam em casa!

Não! Não e não! Se você levantar-se 15 minutos antes do resto da família, pela manhã, e se vestir no mesmo instante em que seus pés pisarem no chão, você vai encontrar tempo suficiente para fazer um pouquinho a cada dia.

Não tem importância a que hora você precisa sair. No presente você fica tão ocupada correndo de um lado para o outro, vestindo todo mundo e tentando não se esquecer de nada que você não percebe quanto tempo você terá se você simplesmente se concentrar em uma tarefa de cada vez e começar a fazer sua Rotina de Antes de dormir (Noturna).

Acredite-me, esta rotina vai facilitar as suas manhãs. Chega um tempo em que você precisa parar com essa correria viciosa para a porta pela manhã e isso começa com um simples planejamento e pouca coisa feita na noite anterior.

2. Quando eu chego em casa, do trabalho, tem tanta coisa a ser feita que eu nunca termino e não dá tempo de fazer a Rotina de Antes de Dormir (Noturna).

Você está num circulo vicioso e está difícil para você sair fora dele. Você consegue fazer isso, mas será necessário um pouco de vontade para mudar. Tudo o que Kelly e eu pedimos é que quando você começar no sistema, sente-se por 5 minutos à noite e pense sobre o que você precisa fazer para o dia seguinte.

Faça uma simples lista de coisas a fazer e então pegue as sacolas de fraldas, mochilas e outras coisas que você vai precisar e coloque o mais próximo possível da porta de entrada. Desse jeito você vai ter o que precisa e só vai ter que fazer pouca coisa antes de sair de casa, por exemplo, pegar garrafa ou mamadeira na geladeira e terminar de embrulhar os lanches. Coloque a lista num plástico protetor, assim você não vai precisar passar a limpo toda vez.

Nós também queremos que você separe as roupas para o dia seguinte. Isto é muito simples, se você se comprometer a fazer. Isto vai evitar que você precise pensar de manhã e vai evitar que você fique parada na frente do guarda-roupas perguntando “O que é que eu vou vestir hoje?” mas não venha com outra desculpa de que nosso clima é louco e a gente nunca sabe o que vestir até que acorda de manhã. Bem, isto é besteira. Você pode ver a previsão do tempo no jornal ou TV, você pode separar várias combinações de roupas para a semana toda já no final de semana anterior ou você pode fazer como nós que vivemos nas montanhas, coloque várias camadas e então conforme for esquentando ao longo do dia você vai tirando as camadas de roupa. Não é por isso que nossas mães nos mandam levar agasalho? Você vê? Isto não é ciência espacial, mas você está tão acostumada a encontrar desculpas para tudo que as respostas fugiram de você, foi mais fácil encontrar uma desculpa, mas eu consigo pensar em saídas que você não vê. Kelly e eu podemos ajudar você a ver as coisas por uma perspectiva diferente.

3. Eu não tenho tempo de pensar sobre o jantar, muito menos de prepará-lo. Como posso preparar refeições saudáveis para minha família e ainda trabalhar?

Você não pode se não fizer um esforço para fazer um certo planejamento antes de ter que realmente entrar na cozinha e começar a cozinhar suas refeições. Desse jeito você não vai jogar a toalha antes de ficar com a cabeça cheia e decidir pedir uma pizza, passar num fast food de novo ou comer cereais no jantar.

Eu sei que você está cansada de viver desse jeito. Nós podemos ajudar você a começar se você tirar alguns minutos na hora do almoço ou do café para começar uma lista de compras e planejar o menu.

4. Minha casa é muito grande para limpar em Uma Hora de Benção Semanal!

Então você ainda está tentando ser a perfeccionista e foi isto que deixou sua casa na bagunça que está. Deixe o perfeccionismo de lado e trabalhe apenas por 10 minutos em cada coisa chata. Limpar apenas os meios também Abençoa Sua Família.

Quando nós fizermos as listas detalhadas, nós vamos passar o aspirador debaixo do móvel e limpar o rodapé, mas para agora, tudo o que eu quero que você faça é se concentrar em fazer o DECLUTTER por 15 minutos ao dia na zona da semana. Entendeu? Só isso. Tudo o que pedimos é que você venha trabalhar por 15 minutos e isso até pode ser quebrado em intervalos de 5 minutos.

A beleza do sistema é que desse jeito as coisas são feitas e você não precisa fazer com perfeição. Se você trabalha fora de casa e precisa sair cedo, então tente fazer uma dessas coisas chatas antes de sair e faça outra depois que voltar. Em 3 dias você terá feito sua limpeza semanal. Páre de tentar se matar para fazer uma faxina semanal. Mesmo se você limpar o equivalente a uma lambida de cobra, você ainda vai ter feito mais do que fez na semana passada. Além do mais, quanto mais a casa estiver livre de tranqueiras, mais fácil fica de limpar. Então, prometa-me que você não vai se machucar se a casa inteira não ficar limpa. Está tudo bem. Você fará mais na próxima semana. É assim que o sistema funciona. Nós fazemos o que podemos hoje e então amanhã fazemos um pouquinho mais. Baby Steps!!

TRABALHO DOMÉSTICO FEITO INCORRETAMENTE AINDA ABENÇOA SUA FAMÍLIA!

5. Eu não tenho um minuto de sobra no dia para fazer as missões ou zonas.

Isto acontece porque você ainda não implantou suas rotinas, mesmo as rotinas pequenas vão dar a você os 15 minutos extras por dia para trabalhar em uma zona. Escreva suas rotinas em um papel, assim você não vai precisar pensar sobre elas. Em breve elas se tornarão automáticas, se você as fizer todos os dias. Um Baby Step depois do outro. Você pode fazer isso!

6. Quando eu chego em casa, tudo o que quero é desabar na cama!

Nós sabemos que você está cansada, mas muito desse cansaço vem do fato de você estar estressada. Eu sei que você não acredita em nós. Mas uma vez que você comece a colocar em prática pelo menos um pouquinho do sistema, você vai ficar tão surpresa com quanta energia ainda sobrou depois de um dia inteiro de trabalho.

Agora, quando você chegar em casa e chutar para longe seus sapatos de trabalho, nós queremos que você imediatamente troque de roupa e coloque seus tênis de amarrar. Vista roupas confortáveis, pendure sua roupa boa de trabalho ou coloque-a no cesto de roupa suja e isto será um sinal para seu cérebro de que outra parte do dia está começando. Eu tenho observado meu marido fazer isso por muitos anos. Assim que ele chega do tribunal, ele tira o terno e gravata e veste suas roupas casuais. Fazer disso um hábito vai ajudar mais do que qualquer outra coisa a desestressar do dia ocupado de trabalho. Nós precisamos da transição. Sim, isto é psicológico, mas faz uma grande diferença em sua atitude. Apenas pense nisso como estar vestindo sua roupa de brincar. risos…

7. Seus emails chegam durante o dia e eu não estou em casa para lê-los. Isto não vai funcionar para mim.

Você está muito errada! Muitas de nossas Payroll SHEs usam os lembretes como um tipo de checklist para mante-las no rumo certo e ajudar a lembrá-las das coisas que elas não fizeram. Por exemplo beber bastante água ou levar o lixo para fora. Oh, e nós não podemos nos esquecer do odiado lembrete da roupa suja, este é um que vocês se revoltariam se nós deixássemos de enviar. Risos…

Conforme você lê o título do lembrete, ele ajuda você a desenvolver novas maneiras de pensar. Isto é, se você não se enfurecer com eles e deixá-los segurar seu cérebro. Eles têm ajudado tanta gente, você precisa dar-lhes uma chance. Eu não me importo se você não seguí-los, apenas leia o lembrete inteiro uma vez e depois só precisará ler o título para ter o efeito desejado. Antes que você perceba estará respondendo “sim” para cada um deles e deletar vai se tornar um grande alívio em suas costas.

Agora mesmo, apenas leia o título conforme for deletando. Se você pegar a noção de fazer o HOT SPOT, um 27 Flying Boogie ou o Resgate de 5 minutos do cômodo, então por favor faça correndo, mas até ter essa necessidade, apenas delete. Você não vai ferir meus sentimentos.

8. Eu trabalho no turno da noite. Como isso pode ajudar minha família?

Você tem um horário de trabalho muito difícil, você dorme quando os outros estão acordados e trabalha enquanto os outros estão dormindo. Eu sei o quanto isso é difícil para você, mas estas rotinas vão funcionar para você também. Tudo o que você precisa fazer é mudar os nomes e adaptá-las para sua família. Sua Rotina de Antes de Dormir (Noturna) vai se tornar sua Rotina para Quando Chegar em Casa e sua Rotina Matinal vai se tornar sua Rotina de Antes de Ir ao Trabalho. Apenas pense em como incorporar suas necessidades de dormir às necessidades de sua família. Você já está fazendo isso, você apenas nunca pensou em escrever uma rotina para isso de modo a não ter que pensar mais a respeito. Desse jeito você não vai esquecer nada.

9. Este “vá para a cama numa hora decente” não dá, é a única hora que eu tenho para mim mesma. Por que eu não posso ir para a cama mais tarde? RECLAMAÇÃ-ÃO!

Porque você precisa do seu sono de beleza caso contrário você vai acordar uma bruxa. Ninguém gosta de uma pessoa mau humorada ainda mais logo pela manhã. Agora você tem seus dias e noites misturados e você está tentando cuidar de sua família sem cuidar de si mesma antes. Pam e Peggy nos ensinam que aquele “taking care of yourself – cuidar de si mesma” é como colocar uma máscara de oxigênio numa situação de emergência em um avião. Você precisa primeiro colocar sua própria máscara de oxigênio para depois poder ajudar os outros. Você entende isso? Se você não descansa o suficiente você estará correndo no vazio o tempo todo e você não será capaz de cuidar das suas necessidades ou dos outros.

Então, você tem seus dias e noites misturados, como um bebê. Nós vamos precisar corrigir seu relógio interno, 15 minutos de cada vez. Você está acostumada a ir dormir a 1 da manhã e precisa levantar às 6, e eu aposto que você ainda se orgulha de conseguir funcionar com apenas 5 horas de sono! E nem percebe que se arrasta o dia todo, até aproximadamente ás 10 da noite quando desperta. Isto precisa parar. Por mais ou menos dois dias vá para a cama no mais tardar às 12:45 e depois às 12:30 e assim por diante. Gradualmente você vai conseguir reajustar suas horas de sono.

Comece estabelecendo um horário para sair da frente do computador, você sabe quem você é? Eu empurro até as 10:30, exceto nos finais de semana. Tenha o máximo de sua Rotina Noturna feita antes de se sentar na frente do computador, pegar seu livro ou sentar na frente da televisão. Coloque seu pijama, escove os dentes, separe as roupas para o dia seguinte. Assim tudo o que você precisará fazer será checar seus compromissos e deixar as coisas no jeito para a saída. Assim você pode ficar até um pouco mais. Estabeleça um objetivo realista como hora de dormir. Nós vamos para a cama às 11:00, algumas vezes mais cedo quando Robert precisa se levantar às 6:00 da manhã. Descansar o suficiente é, provavelmente, a chave para fazer este sistema funcionar para você e ainda manter a saúde. Vamos fazer uma aposta? Você não vai mais ter tantos resfriados, gripes e outras pequenas indisposições acabando com você!

10. Meu marido não ajuda em nada na casa, ele é muito bagunceiro, como eu posso consertá-lo?

Você não pode consertá-lo, você pode apenas mudar sua atitude com relação a ele. Nada de reclamações. Nós temos visto isto acontecer milhares de vezes, quando você pára de agir feito uma mártir e implicar, os maridos começam a se enquadrar. É tão notório! Primeiro você precisa dar o exemplo e é isto o que os mantém ajudando em casa. Afinal de contas você já comprou todos os livros e revistas sobre arrumação e organização de casa já impressos e nada funcionou. Então porque ele vai pensar que desta vez vai ser diferente? Seu histórico não é assim tão bom. Então dê o exemplo e quando ele vir como você está se saindo bem, ele vai começar a ajudar, e as crianças também. Nós não estamos falando para você fazer todas as chatices da casa. Nós achamos que ensinar as crianças a ter responsabilidade é essencial para criar adultos produtivos mas você não pode pregar o que não pratica. Se seu quarto está uma bagunça, como você pode querer que eles arrumem seus quartos? Você precisa dar o exemplo primeiro.

Não me mande um e-mail dizendo que eles bagunçam mais rápido do que você consegue limpar. Declare aqueles HOT SPOTS como áreas livres de bagunça e apague os incêndios duas vezes ao dia.

11. Não é possível ter um Plano Básico Semanal para minhas compras e pagar contas; eu nunca sei o que vou estar fazendo de um minuto para o outro.

Isto acontece porque você não tem um dia para cada coisa. Eu nunca tinha tido tampouco, mas quando eu comecei a marcar os compromissos nos dias em que eu precisava sair de qualquer maneira, isto começou a me economizar muito tempo e dinheiro de combustível. Eu sei que você já aproveita as viagens e faz um bom uso do seu tempo, mas estabelecer um dia para as saídas, mesmo que seja em seu horário de almoço vai evitar que você tenha que fazer tudo aos finais de semana. Vamos dizer que você precise fazer compras de supermercado, mas aos sábados a loja está muito cheia. Escolha outro horário durante a semana para fazer as compras. Faça a lista de compras durante uma de suas horas de almoço e então num dos dias, depois que sair do trabalho, faça as compras. Deixe no jeito uma refeição fácil ou semi pronta assim você não vai precisar cozinhar e poderá guardar as compras enquanto as crianças aprontam a mesa. Isto é uma compra planejada, não uma daquelas compras de última hora para o jantar de hoje.

12. Eu era organizada, até que nós tivemos bebês e eu voltei a trabalhar fora.

Você conhece o prazer de ter um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar. Você pode ter tudo isso novamente, mas terá que fazer algumas mudanças em sua vida. Não é tão difícil quanto você pensa que é. Eu prometo. Você consegue fazer isso se você tiver paciência e seguir nossas recomendações para as Fly Babies para as primeiras semanas. Você não ficou desorganizada de um dia para o outro e não vai voltar a ser organizada em um dia, é um processo e nós não queremos que você desista. Tudo o que nós queremos ver é progresso, não perfeição. Pequenas rotinas vão mudar sua vida, se você não acredita em mim leia novamente meu testemunho pelo website.

13. As missões de mimos da Kelly são para os pássaros, eu não tenho tempo nem para tomar uma chuveirada quanto mais para um banho de espuma.

Você vai ter 10 minutos para cuidar de você mesma, toda noite, nem que você precise se trancar no banheiro para isso. Nosso maior propósito por trás deste grupo é ensinar você a voar – FLY! Finally Loving Youself! FINALMENTE AMANDO A SI MESMA! Se nós pudermos impressionar você o suficiente para você entender que merece um pouco de mimo, nosso trabalho estará feito. Isto é quando você realmente consegue voar – FLY e ser tudo o que puder por você mesma, sua família e Deus. Você é uma pessoa bonita, por dentro e por fora e está na hora de você se tornar sua maior incentivadora. Quando nós podemos nos cumprimentar a nós mesmas, nós não precisamos do empurrão dos outros. Esta confiança nos permite ficar acima de todos os que querem nos trazer para baixo. Eles não podem nos machucar mais. Nós não precisamos da validação deles para provar que valemos a pena.

14. Eu fico tão cansada quando volto do trabalho que tudo o que eu consigo fazer é juntar alguns ingredientes para o jantar, ajudar as crianças com o dever de casa e colocá-las na cama. Meu marido e eu estamos perdendo o interesse. O que podemos fazer para salvar nosso casamento?

Com este problema você vai precisar tomar uma decisão a respeito das prioridades da sua vida. Quando nós ficamos tão cansados com as atividades do dia a dia que perdemos o interesse por nosso companheiro de vida, talvez seja hora de nos concentrarmos no amor que criou esta família.

Seu comprometimento de um com o outro precisa ser restabelecido todos os dias, mesmo que apenas por 5 minutos.

Tire um tempo por dia para vocês dois conversarem um com o outro. Conforme você reduzir o estresse de sua vida praticando suas rotinas, você será capaz de encontrar mais tempo para os dois e você será capaz de tirar vantagem dos pequenos intervalos de tempo para dar as mãos, sentar juntos na varanda ou se recostar no sofá para assistir seu programa favorito na televisão. Algumas vezes isto é tudo o que conta.

Conforme ele for vendo você mudar sua atitude em relação à cuidar da casa depois do trabalho e ainda Abençoar a Família, ele vai apreciar o ar de paz que você criou em seu lar. Isto vai fazer uma grande diferença em seu relacionamento. Toda sexta-feira a noite, nós temos o dia do encontro. Você pode fazer pequenas coisas para fazer seu relacionamento florescer se apenas colocá-lo como uma prioridade em sua vida. Minha missão na vida é: Encontrar alegria em tudo o que faço e ser uma esposa carinhosa e devotada para meu querido marido. Você pode encontrar essa alegria também, se você quiser isso.

15. Toda vez que eu limpo um HOT SPOT, meu marido enche de tranqueira de novo.

Conforme você começa a tirar as tranqueiras de sua casa, os HOT SPOTS começam a ficar mais visíveis para sua família. Saber os itens que são colocados nos HOT SPOTS é essencial para não deixar que saiam do controle. Não jogue a toalha por causa de algumas coisas colocadas em cima da mesa quando as pessoas chegam em casa.

Estabeleça um lugar para elas colocarem suas pastas, ou a correspondência. Lide com isso e não se aborreça. Faça uma reunião e diga que este é seu projeto para o próximo mês, declare a área como livre de bagunça e peça a ajuda deles para manter desse jeito. Se você precisar se livrar daquela peça de mobília, isto é atacar o CLUTTER. Foi isto o que mais me ajudou, eu movi a mesa de jantar e coloquei um enfeite bem bonito nela e agora ninguém tem coragem de bagunçar ali. Eu também me livrei de uma mesinha e como eu não tenho mais lugar para despejar as coisas quando entro em casa, eu tenho que guardar tudo assim que chego. CHEGA DE HOT SPOT! A casa sempre parece limpa depois que eles foram eliminados.

16. Eu tenho um bebê e quando eu chego em casa do trabalho, tudo o que eu quero fazer é dar atenção total ao meu bebê.

Bebês realmente precisam de atenção, mas alguma dessa atenção deve ser concentrada em lavar a roupa deles e alimentá-los, não apenas segurando eles ou brincando com eles o tempo todo. Se você quer mais qualidade e sem culpa no tempo que você fica com o bebê, então faça suas rotinas e tire as coisas do caminho. Eles precisam dormir, então tire vantagem dessas oportunidades. Não me mande um e-mail, tentando me explicar os tipos diferentes de teorias sobre cuidar dos filhos. O final da estória é que você precisa cuidar da sua casa, assim você vai ter um ambiente seguro para esta criança poder engatinhar em volta. Existe um equilíbrio, encontre-o!

17. Eu não sou uma pessoa madrugadora, eu tenho problemas para levantar cedo.

Então você vai precisar ir para a cama em uma hora decente. Você já ouviu isso antes. Se você precisa se levantar cedo, então você precisa ir para a cama na hora certa. Nada de “se”, e nada de “mas”. É assim que as coisas são. E se você fica apertando o botão de soneca, então coloque o despertador do outro lado do quarto assim você vai precisar se levantar para desliga-lo. Se isso não funcionar combine para uma amiga lhe telefonar para acordá-la. Você pode fazer isso se realmente quiser.

18. Eu banco a motorista de táxi dos meus filhos quando chego em casa do trabalho, então não tenho tempo para fazer mais nada.

Então você e mais de 500.000 pessoas estão fazendo a mesma coisa! Esta é uma escolha que você fez e você deve fazer o melhor que puder. Mas você pode usar este tempo para ouvir fitas de auto-ajuda, conferir o talão de cheques, pagar as contas ou falar no telefone, se você tiver um celular. Isto requer um pouco de criatividade de sua parte.

Quando meu filho estava no beisebol e no futebol e eu estava servindo de chofer, eu sempre tinha bastante coisa para fazer enquanto esperava. Nós temos que ficar bastante tempo esperando e estes espaços de tempo podem ser usados em nosso favor se nós nos prepararmos para eles.

Eu tenho meu escritório numa pasta, eu tenho meu talão de cheques, extrato bancário, caneta, papel, cartões para tomar notas, minhas contas, carnês de pagamento, grampeador pequeno, clips para papel, cartões para os vários propósitos e selos, tudo numa pasta com zíper e muitos bolsos. Assim era meu escritório portátil, tudo o que eu poderia precisar estava nessa pasta. Eu também levava o caderno de endereços para o caso de emergências. Esse era meu control journal naquele tempo!

Nossa! Eu nunca havia pensado nisso antes. Isto fez minha vida muito mais fácil porque eu podia usar aqueles pequenos momentos para fazer os menus e as listas de compras, escrever cartas ou mandar cartões, ou apenas ler por diversão. Você pode fazer o mesmo com uma pasta ou mochila com zíper. Risos… eu sei o quão bagunçados nossos carros podem ficar e isso era mais uma coisa que podia fazer enquanto esperava o treino terminar, eu podia limpar o carro. Eu tinha algumas sacolinhas vazias para o caso de aparecer algum lixo.

19. Como eu posso fazer a Hora Semanal de Abençoar o Lar se eu não tenho um período de 60 minutos na semana toda?

Eu sei que você não tem blocos de 1 hora de tempo, é por isso que nós recomendamos fazer uma tarefa de 10 minutos de manhã e outra de 10 minutos quando você chega em casa. Ou talvez você prefira fazer uma tarefa por dia. Eu não me importo como você está fazendo isso, apenas lembre-se que não precisa fazer perfeito.

Quando você deixa o perfeccionismo impedi-la até de começar uma tarefa, você perdeu o propósito dessa Benção. Você pode fazer isso. É preciso pouco tempo para limpar uma janela, uma vez que você decida fazer isso. A parte mais difícil é começar. Eu sempre gosto de fazer uma tarefa antes de sair de casa, desse jeito se eu não tiver tempo quando chegar do trabalho, eu não preciso fazer mais nada.

Housework done incorrectly, still blesses your family!
Trabalho de casa feito incorretamente, ainda abençoa sua família!

TODOS OS CRÉDITOS PARA:
FLY Lady/Julia (Feliz em Casa)/Rô (FLYBabies)
Por terem traduzido esse maravilhoso e útil texto.

This entry was posted in FLYlady: Começando. Bookmark the permalink.

One Response to Respostas para as principais dúvidas de quem trabalha fora

  1. Bom dia!!Nossa!!Obrigada pelo POST!!Obrigada por nos citar!!!!BeijosRô

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s