11 semanas.

Hoje completo 11 semanas de gravidez e já estou ansiosa para chegar logo no segundo trimestre, porque sei que vai estar tudo ok. Nos últimos dias, tenho sentido aquela dorzinha no útero que – segundo meu livro – é sinal de que o útero está crescendo, mas sempre dá um medinho. Para falar a verdade, eu tenho ficado muito nervosa ultimamente, impaciente, carente e tudo ao mesmo tempo.

Todos os órgãos vitais do bebê já estão formados e funcionamento, assim o risco de defeitos diminui esta semana como o seu bebé se torna menos suscetível a influências externas.

Outros excitantes desenvolvimentos incluem:

  • As orelhas dele ou dela estão assumindo seu lugar correto nesta semana e o local das unhas está começando a formar. O seu “cabecinha de abobora” faz jus ao seu apelido pois sua cabeça é quase tão grande quanto o resto de seu corpo.
  • As pálpebras se fecham e se fundem e as íris começam a se desenvolver.
  • Em algum momento dessa semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebê e o útero. A placenta começa a funcionar como tal.
  • Apesar de os testículos ou ovários já estarem completamente formados, não comece a decoração do quartinho. Você não será capaz de ver o sexo do seu bebê por mais algumas semanas ainda.
  • Seu bebê está realmente avançando agora. Em um ultrasom você pode ser capaz de ver os braços e pernas do seu pequeno acrobata, dando saltos dignos do Cirque du Soleil.
  • Nas próximas nove semanas, o seu bebé irá aumentar 30 vezes em peso e quase triplicar em comprimento. Você poderá se sentir como se você estivesse aumento 30 vezes em peso também, neste ponto, mas podemos garantir que não, pois ainda tem muito pela frente e você não viu nada ainda!

O diafragma, o músculo da respiração, está em pleno processo de desenvolvimento. Assim, é normal se o feto soluçar um pouco nessa fase. Os movimentos são tão sutis que você nem irá perceber. Com os dedinhos separados, em breve seu bebê conseguirá abrir e fechar as mãos. Os órgãos genitais externos também estão se formando, mas você vai precisar esperar mais um pouco para saber se o quarto da criança será azul ou cor-de-rosa.

This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s