13 semanas.

Hoje o ultrasom mostrou que eu estou com 13 semanas e 2 dias de gravidez, o que significa que eu já estou no segundo trimestre e, portanto, no quarto mês de gestação.

Você está grávida de 13 semanas, ou seja, está na 14a semana (e fechando o terceiro mês).

O útero já cresceu o suficiente para deixar claro que aquela nova barriguinha é mesmo de gravidez. Mesmo assim, seu bebê ainda é bem pequeno, mais ou menos do tamanho de meia banana. Apesar disso, se pudesse enxergar dentro do útero agora, você veria um bebê formado, até com impressões digitais nos dedos.

Ele já tem impressões digitais só suas, e começa a fazer o movimento de procurar o mamilo para mamar.

Se você estiver grávida de uma menina, ela já possui cerca de 2 milhões de óvulos dentro dos ovários; quando nascer, esse número terá diminuído para cerca de 1 milhão. Conforme ela for ficando mais velha, o número de óvulos vai cair ainda mais, e, aos 17 anos, ela terá 200 mil óvulos.

Quanto a você, as coisas devem estar começando a parecer mais fáceis. Para muitas mulheres, os efeitos colaterais do princípio da gravidez — frequência urinária, cansaço, enjôos — diminuem no segundo trimestre. (os enjôos diminuíram MUITO, mas continuo indo toda hora ao banheiro, além de sentir tonturas)

Embora sua barriga provavelmente já esteja aparecendo o suficiente para mostrar ao mundo que você está grávida (aham), ela ainda não atrapalha muito. Faltam meses para o parto, mas seus seios podem já ter começado a produzir o colostro, um líquido amarelado e meio transparente que vai alimentar o bebê nos primeiros dias, antes da “descida” do leite. (ainda não!)

A estatura de uma mulher não tem nada a ver com sua capacidade de amamentar nem de dar à luz, então saiba que, mesmo que você seja mais baixinha, terá todas as condições para um parto normal e para dar de mamar a seu filho — nesse caso, tamanho não é documento.

Como eu estou me sentindo:

* Insônia todos os dias, não importa o quão pouco eu tenha dormido na noite anterior.
* Por esse motivo, cansaço maior.
* Dores de cabeça quase diárias.
* Náuseas decorrentes da dor de cabeça.
* Dores nas costas.
* Pernas doloridas após andar um pouco a mais, além da sensação de inchaço.

This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s