14 semanas.

Já faz bastante tempo que eu descobri que estou grávida. Tanta coisa acontece… Parece que demora uma eternidade pra passar de uma semana para a outra, mas no conjunto, acho que está tudo passando bem rápido. Quando eu estava com seis semanas, achava que ia demorar uma eternidade para chegar ao segundo trimestre – fora o medo. E aqui estamos nós. É muito bom chegar até aqui sabendo que está tudo bem, que não existe nenhum problema, que tudo está correndo da melhor forma possível.

14 semanas. 3 meses e meio. Faltam 182 dias para completar 40 semanas.

Eu sei, vocês podem dizer que novela é futilidade, e eu mesma sei que é, mas se a vida fosse feita somente de coisas úteis, pobres de nós! Afinal, toda arte é inútil (Oscar Wilde) e, pra mim, toda arte é absolutamente necessária! Pois então, vendo a novela essa semana, aquele casal de médicos conversando sobre o seu futuro (não sei o nome deles, mas o loirinho e a japinha), e ela dizendo que não queria pensar em casamento e filho agora, porque ainda queria fazer muitas coisas. Sempre achei tão equivocada essa visão que é tão comum entre tantas pessoas! E achei a resposta dele tão honesta, que foi algo como: “o tempo não para, as pessoas fazem tudo isso ao mesmo tempo – trabalham, fazem mestrado, viajam, casam, têm filhos”. E é tão isso mesmo. O tempo não para. Tudo se resume a isso. Sempre se dá um jeito. O essencial é não deixar de viver, guardando vida para um futuro distante. Eu hein!

Tirando a filosofia, vamos aos aspectos práticos… 14 semanas… quem diria, hein?

Ai que coisinha linda e enorme minha gente!

Se as tuas costas começaram a doer, você pode agradecer a outro hormônio, a relaxina. Ela faz jus ao nome, a relaxina relaxa os músculos e amolece as articulações do seu corpo para ajudar a expandir a sua pélvis e as articulações em seu quadril, dando-lhes a flexibilidade necessária para o parto. Tem ação importante no útero para que ele se distenda, a medida em que o bebê cresce. Uma forma de aproveitar a sua nova flexibilidade é fazendo aulas de ioga. A relaxina tem o seu pico de produção na 14ª semana, e permanece em seu sistema depois bebé nascer caindo rápidamente os seus níveis. Minhas costas dóem horrores, socorro! E pra dormir então? Sou acostumada a dormir com a barriga para cima, e agora que o nenê está crescendo, ela faz uma pressão enorme lá dentro, e eu acordo toda enjoada e com dor nas costas. Estou tentando me acostumar a dormir de lado, mas viro sozinha enquanto estou dormindo. E no calor é muuuuito difícil não dormir de barriga pra cima!

Se, nesta semana, você estiver sentindo um pouco de contrações ou sensações que seu corpo está se esticando, não entre em pânico. São seus ligamentos e seus órgãos em movimento para acomodar o seu bebê que não para de crescer. (Não se preocupe, todos os seus órgãos voltarão para o seu devido lugar logo após o bebê nascer.) O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue. Gente, e não é que tenho sentido?

Pense nisso deste modo: Você já passou por um terço do caminho e o bebé está um terço do caminho pronto. Agora é que as “grandes coisas” acontecem (como o desenvolvimento do esqueleto e órgãos), o seu bebé inicia um período de rápido crescimento cerebral, acúmulo de gordura entre outros trabalhos. Coisinha linda.

Destaques desta semana incluem:

O seu bebê agora tem impressões digitais! Escreva isso no seu diário ou blog!!! Acredite ou não, ele criou as impressões digitais sozinho enquanto nadava no líquido amniótico. Conforme ele movias suas mãos a pele nas pontas dos seus dedos adquiria uma forma única, aquelas ranhuras. É por isso que ninguém sobre a terra tem as mesmas impressões digitais, nem mesmo gêmeos idênticos! Interessante, né? Agora os braços do bebê estão na proporção do seu corpinho, mas suas pernas ainda estão curtas em comparação ao resto do corpo. No ultrasom eu achei que ele tinha uns pernão!

Mecônio, também chamado de ferrado, constitui-se nas primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido. O intestino dele está começando a se carregar do mecônio nesta semana, o que significa que você não pode esquecer de comprar uma garrafa de azeite de oliva, uma das poucas coisas que pode tirar essa coisa pegajosa e, cá entre nós, nojenta do bum bum do seu bebê! Ahn? o.0

O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta. Você deve tentar ouvir o coração do bebê com aparelho de “Doppler”. Não se assuste se não conseguir ouvir, um exame de ultra-som pode confirmar a presença dos batimentos cardíacos do bebê. Fiz segunda e está tudo ok.

Seu bebê continua ganhando novos talentos impressionantes como a prática e o controle de movimentos musculares voluntários (isto irá ajudá-lo a sujar a sua cozinha enquanto você estiver tentando alimenta-lo, mais isso é só mais tarde).

Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve. Se você vai ter uma menina pode ser interessante saber que no momento ela tem cerca de 2 milhões de óvulos em seus ovários; até o nascimento, ela terá apenas 1 milhão e até que complete 17 anos, ela estará carregando cerca de 200.000 óvulos. Quero sabeeeeeer!

Da cabeça até o bumbum, seu bebê mede cerca de 9 centímetros de comprimento e pesa em torno de 45 gramas.

O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pêlo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer.

Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro. Com certeza já está franzindo as sobrancelhas que nem a mamãe brava, hihi.

Provavelmente, você está se sentindo mais esperta e com mais vigor do que nos três primeiros meses de gestação. Sim! Algumas mulheres, infelizmente, continuam a ter enjoos. De leve, mas diminuiu bastante mesmo.

Hoje finalmente consegui tirar uma foto da minha barriga:

This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s