15 semanas.

Você está grávida de 15 semanas, ou seja, está na 16a semana (e no quarto mês). \o/

Se pudesse pegar o bebê, ele caberia na palma da sua mão. Esta semana, o feto desenvolve sensibilidade à luz e começa a ter soluços, um movimento precursor da respiração. Não dá para ouvi-los porque o sistema respiratório do seu filho está cheio de líquido, em vez de ar, mas não se surpreenda se conseguir sentir os soluços daqui a algum tempo.

Um dos momentos mais emocionantes da gravidez é sentir o bebê mexer pela primeira vez. A maioria das mulheres percebe os primeiros movimentos entre a 16a e a 20a semana. Esses movimentos iniciais podem até parecer gases, mas são, na verdade, as cambalhotas de seu filho. Não deixe de falar sobre isso na sua próxima consulta.

Algumas mulheres só sentem o bebê se mexer mais tarde, só mesmo na 20a semana ou mais, ou com uma frequência menor, então não se preocupe se ainda não notou nada. Eu já sinto sim. Lógico que não dá para sentir o pé, como vai acontecer daqui a um mês, mais ou menos, mas uns espasmos eu já sinto simmm e são inconfundíveis! Eu já sentia desde o começo do terceiro mês, mas bem pouco. Agora eu sinto umas quatro vezes por dia. É bem legal, diferente e esquisito, hihi.
Embora você provavelmente já tenha engordado entre 2 e 5 quilos, o feto não pesa mais que 70 gramas. Ele tem cerca de 11 centímetros de comprimento, contando do topo da cabeça até o bumbum. Preciso me pesar hoje. E ele já tem 11 centímetrooooos!

As pernas estão ficando mais compridas que os braços, as unhas já estão completamente formadas e todas as articulações funcionam. Agora talvez já dê para descobrir o sexo do bebê numa ultra-sonografia, pois os órgãos genitais externos podem estar desenvolvidos o suficiente para ser disinguidos pelo ultra-sonografista. Gente, que ansiedade! Mas vou esperar pra ter certeza!

Se a idéia de ter um filho parece muito distante, nada como sentir os movimentos do bebê pela primeira vez para torná-la mais real. Parece insensível, mas é verdade.

A maioria das futuras mães consegue distinguir os movimentos entre a 16a e a 22a semana. Se esta não é sua primeira gravidez, você tem uma chance maior de ter essa sensação mais cedo. Você pode achar que são meros gases, e na verdade é seu bebê dando cambalhotas. hihihi

Tome nota de quando sentiu o bebê se mexer pela primeira vez e conte ao médico na próxima consulta. Este estágio intermediário da gravidez é um bom momento para começar a se exercitar.

Bem-vinda ao jogo da espera. Você tem sorte pois sempre tem alguma coisa que você pode estar fazendo ou planeamento enquanto você estiver grávida. Mas porque não esperar um pouco e desfrutar a paz e sossego? Você vai sentir falta disso!!!🙂 Olha, eu estou naquela fase em que gostaria de estar trabalhando. Não gosto de ficar muito tempo em casa avulsa.

Com um bebê crescendo dentro de ti, o sono é uma coisa que você não pode ficar sem. Experimente estes truques para derrotar os lençóis.

Se a sua barriga está te atrapalhando para ter uma boa noite de sono, rodeie-se de travesseiros e faça um ninho do tipo extra-confortável. Às vezes temperatura do ambiente pode afetar o sono, portanto, certifique-se que o seu ar condicionado está ligado se você estiver sentindo muito calor. Preciso recuperar o meu ventilador.

Algumas posições de dormir são mais confortáveis do que outras para mulheres grávidas. Deite-se no seu lado esquerdo: se você não tem costume de deitar-se de lado, comece então a praticar desde o primeiro trimestre. Essa posição é melhor para a circulação sanguínea, o feto recebe melhor os nutrientes e também facilita para os rins a eliminar os restos. Se acostumar com essa posição já no começo da gravidez, vai te ajudar a dormir melhor quando sua barriga estiver enorme. Juro que estou tentando, mas é muito difícil e fico com falta de ar em todas as posições. Estou dormindo muito mal. Espero que eu me acostume logo.

Os ossos do seu bebê estão agora retendo bastante cálcio. Estou bebendo muuuito leite pra ajudar!

unto com a gravidez aparece um dizer na sua testa: “besta”. Ao menos é dessa forma que o mundo do marketing te vê. Caminhe por uma loja de bebês e você será bombardeada com mais de 8000 coisas que você “deve” comprar para o seu bebê agora mesmo. Não se deixe cair pela propaganda e pelo marketing bem elaborado! O seu bebê necessita apenas de um número bem limitado de coisas básicas ao longo do primeiro ano. Não gaste com o que for surpéfluo, ele pode fazer falta quando o bebê nascer. Pois ééé. Antigamente eu ia na 25 de Março e os camelôs gritavam pra mim: “óculos óculos óculos”. Ontem eu fui lá e eles gritavam: “lembrancinhas pra chá de bebê”!

Ninguém melhor para dar conselhos do que quem já esteve grávida (e do seu médico, é claro). Possivelmente suas amigas, colegas e membros da família lhe darão dicas como, por exemplo, o que elas vestiram e o que ficou no armário até elas voltarem ao tamanho normal. Se elas não te derem dicas, não fique envergonhada e pergunte. Se você estiver sorte, elas podem lhe emprestar (ou mesmo vender mais barato) as suas “coisas de grávida”. Adoro! Já estou enchendo muuuito o saco de todas, hihihi, e elas são uns amores (inclusive as novas amigas).

Todas as compras você faz não tem que ser de coisas para o bebê. É importante que você sinta-se bem. Então cuide-se! Da próxima vez que você em uma loja compre alguma coisa para você, pode ser um batom novo ou qualquer outra coisa que faça você sentir-se bem! È vero. Às vezes quero comprar uma coisa pra mim e fico com remorso porque poderia ser algo para o bebê. Mas é só ponderar e comprar o necessário sempre.

Pensamento da semana: “Por que eu sinto como tudo isso está acontecendo tão rápido e tão lentamente ao mesmo tempo?” É exatamente assim que eu me sinto!

This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

