16 semanas.

Engraçado como todo mundo que nunca esteve grávida assume todas as mudanças que você está passando estão localizadas em seu útero. Ninguém menciona o nariz entupido, coceira na pele, a ciática, os surtos de emoção. Mas basta lembrar que todas as coisas amedrontosas que seu corpo está fazendo vão te dar uma grande recompensa em apenas alguns meses.

Seu bebê está mais ou menos do tamanho de um abacate (cerca de 12 centímetros da cabeça até o bumbum, pesando aproximadamente 100 gramas). Veja detalhes na figura abaixo:

Nas próximas três semanas ele vai passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centímetros.

Tanto dentro como fora da barriga, bebês adoram brincar. O seu talvez já tenha descoberto seu primeiro brinquedo — o cordão umbilical –, que ele vai puxar e segurar para se divertir. Às vezes ele pode apertá-lo a ponto de reduzir a quantidade de oxigênio que passa por ele, mas não se preocupe — ele não conseguirá apertar tempo suficiente para se prejudicar.

O sistema circulatório e o trato urinário estão em plenas condições de funcionamento, e o bebê inala e exala líquido amniótico pelos pulmões.

Pode ser que de vez em quando você sinta uma dor nas laterais do corpo ao fazer movimentos bruscos. Os ligamentos dos dois lados do útero e das paredes da pelve estão esticando conforme o bebê vai crescendo. É normal sentir um pouco de dor, mas, se você continuar dolorida por dias ou se o desconforto for piorando, fale com seu médico.

Não, você não tem nenhum superpoder, embora você vai sentir como se tivesse, porque você agora consegue sentir o cheiro da pizza, alimentos queimados ou de um sanduíche à quilômetros de distância. Seu aumento da sensação de odor não é o único novo truque que seu nariz está fazendo. Você está percebendo, provavelmente, congestão nasal e talvez até mesmo algumas hemorragias nasais.

É evidente que o seu olfato está no piloto automático, então tente evitar passar por perto de churrascarias, McDonalds, Burger King, …, enfim, tente evitar alimentos de difícil digestão, ricos em gordura, frituras ou pouco nutritivos.

Embora a congestão nasal relacionada com a gravidez seja chata, não deve causar nenhum problema e desaparece depois de o bebê nascer. Como dito anteriormente, seu volume sanguíneo está aumentando. Isso afeta os níveis estrogênicos que por sua vez incham a mucosa nasal. Esse volume sanguíneo aumentado faz com que seu coração bata mais forte e mais rápido para manter a oxigenação fetal. Isso não é um problema de coração. Se você está recebendo uma série de hemorragias nasais, pode ser uma indicação de pressão arterial elevada, é aconselhado você entrar em contato com seu médico para averiguar.

Chega de falar do seu nariz. Vamos falar sobre sua crescente mama. Seus seios podem ainda estarem sensíveis, especialmente seus mamilos, e eles estão continuando a crescer, crescer e crescer. Apertando um pouco pode até sair um pouco de colostro (ricos nutrientes e anti-corpos), isso é claro se você conseguir tocar seus mamilos sem sentir muita dor, é claro.

Seus ligamentos continuam a relaxar, e você pode sentir uma certa dor no baixo ventre. Se você está planejando fazer amniocentese, ela deve ser marcada entre 16 – 18 semanas, sendo esta semana a mais indicada. Além de fornecer uma carrada de informações ao médicos sobre a saúde do bebê, a amniocentese também é mais de 99% preciso em determinar qual o sexo do bebê. Nesta semana de gestação o seu médico pode pedir um teste de Alfa-fetoproteína. A medição dos valores de alfa-fetoproteína no sangue de uma mulher grávida constitui um teste de detecção preventiva, porque um valor elevado indica uma maior probabilidade de espinha bífida, de anencefalia ou outras anomalias. Por outro lado, valores elevados podem também indicar que a duração da gravidez foi mal calculada quando se colheu o sangue, que existe mais do que um feto, que é provável um aborto (ameaça de aborto) ou que o feto morreu. Sei que é triste até pensar nisto, mas queremos previnir.

Conforme o seu bebê está crescendo e desenvolvendo, da mesma forma está o útero e a placenta. Há seis semanas atrás, o seu útero pesava 140g. Agora ele pesa 250g. A quantidade de líquido aminiótico em volta do bebê também está aumentando. Há no momento, em torno de 250ml de líquido. O útero pode ser sentido por volta de 7,6cm abaixo do seu umbigo.

A pele do seu bebê ainda é translúcida e enrugarinha, bem semelhante a um velhinho, mas em breve irá acumular mais gordura abaixo da derme (camada profunda da pele, onde começa a irrigação sanguinea e a terminação nervosa). Se você pudesse ver no seu interior neste momento, você conseguiria ver todas as veias sob a pele do bebê. E falando de veias, o coração do seu bebê bombeia cerca de 24 litros de sangue por dia. Além disso, os seus olhos estão em seu destino final, na frente e não para os lados.

As unhas estão bem formadas e pernas e braços estão mais longos agora, pernas mais longas que os braços. À cada semana que passa fica melhor para distinguir o sexo do bebê e é bom sempre lembrar o seu médico de verificar novamente se você vai querer saber o sexo do bebê com antecedência.

Dependendo de sua sensibilidade, já é possível começar a sentir os movimentos do bebê mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres.

A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 108 e 125mm. E ele vai estar pesando 85g aproximadamente.

This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

3 Responses to 16 semanas.

  1. Mariii says:

    Não vejo a hora de chegar nesta semana hahabjs

  2. McKenna says:

    Poxa!Que felicidade saber que vocês estão esperando um beatle-baby! Parabéns a vocês e mandem notícias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s