17 semanas.

Até agora você está bem consciente de que está grávida, mesmo se o seu “mini” ainda não tenha começado a fazer muita bagunça. Você vai sentir algumas dores aleatórias em lugares estranhos de acordo com o crescimento do seu útero. Tudo isso faz parte dessa jornada de ser mãe, então não se preocupe muito. Preste atenção nos chutes que você vai, ou está sentindo, que é uma maneira que seu bebê tem para que sua presença seja conhecida. Aproveite! acho que estou numa fase muito gostosa da gravidez. todo mundo já vê minha barriga, acha enorme, e ainda não sei o sexo! apesar de estar super ansiosa, é gostoso saber que restam apenas duas semanas para sabermos se nosso filho é menino ou menina. é tipo a sensação pré-lançamento do último harry potter, haha.

Seu bebê está agora com quase 13 centímetros da cabeça até o bumbum, e pesa por volta de 140 gramas. O peso do seu bebê irá aumentar cerca de seis vezes ao longo das próximas quatro semanas. Vale a pena saber que você não é a única que está crescendo!!! um potinho de shampoo dentro da minha barriga!

O esqueleto é formado por uma cartilagem ainda flexível, que vai ficar mais rígida com o tempo. Uma substância protetora chamada mielina começa a envolver aos poucos a medula espinhal. Como as unhas das mãos e dos pés já começaram a crescer, quando o bebê nascer vai estar na hora de cortar suas unhas… gente!

Com a ajuda de um estetoscópio especial, já dá para escutar os batimentos cardíacos do bebê. Poucas coisas são mais reconfortantes e emocionantes que ouvir o ritmo acelerado do coraçãozinho do bebê. Você terá chance de ouvi-lo em todas as consultas do pré-natal. é reconfortante mesmo. essa semana tive que tomar dramin um dia por causa do refluxo e fiquei morrendo de medo, porque já tenho a pressão baixa. foi super bom ouvir os 150bpm na médica quinta-feira e saber que está tudo bem.

Por causa do crescimento do útero, seu centro de gravidade foi modificado, e, portanto, é bem provável que você esteja se sentindo meio desequilibrada. demaaaaaais. e tropeço muito também.

Tome cuidado e prefira sapatos de salto baixo. estou quase virando sócia da piccadilly.

Agora não é o momento de dieta. Você nunca deve tentar limitar calorias enquanto você estiver grávida, mas também não deve comer demais. Não se preocupe em ganhar mais peso enquanto grávida. Você pode perderá depois do bebê nascer. Lembre-se que uma mulher grávida tem que consumir cerca de 300 calorias extras por dia, o que, na verdade, não é muito, pode ser apenas um pequeno lanche, umas bolachinhas salgadas com queijo, ou seja, não coma por dois. o legal é que estou engordando menos que o esperado (yey!). a médica disse que a média é engordar 1,5kg por mês, o que já me daria 6kg a mais, mas engordei no máximo 4 ou 5 (porque não lembro meu peso exato antes da gravidez). então significa que minha alimentação está ok, mesmo eu comendo umas besteiras de vez em quando.

O seu útero deve estar agora 5cm abaixo do seu umbigo, está ficando cada vez mais arredondado. Quando o seu companheiro te abraçar, ele poderá notar a diferença em seu abdômen. já dá pra notar há algum tempo, hahaha.

Sentir os movimentos do bebê é um sinal visível para a mãe de que tudo está indo bem, especialmente se você já teve uma gravidez mal sucedida. Mas, se você ainda não sentiu o bebê chutar ou não tem certeza, não se preocupe pois tudo está normal. Geralmente é entre as semanas 16 e 20 que a maioria das mulheres conseguem sentir, e ter certeza de que foi o bebê que se mexeu. eu siiiinto uns “brlums” inconfundíveis, mas não é sempre! não vejo a hora de ser frequente!

Neste período pode surgir Epistaxe (sangramento pelo nariz e sangramentos gengivais) devido à elevação da pressão arterial. gezuis, ainda bem que não tive isso, senão entraria em pânico. e minha pressão está 10 por 6 em média. sempre foi baixa. o mais alto até agora foi 13 por 8.

Outro ponto negativo a se observar são os cloasmas (manchas de cor marrom-clara nas bochechas, testa ou buço). Para esse problema ainda não foi encontrada solução, mas para evitar que as manchas escureçam, não tome sol, caso contrário, use sempre um filtro solar adequado à sua pele, com proteção UVA, UVB e UVC. Em casos mais leves, elas somem depois do nascimento do nenê. !!!

Como eu estou me sentindo:

– fico muito cansada cada vez mais facilmente. ontem mesmo fui ao shopping com uma amiga e morri de dor nas costas, fiquei exausta.
– estou dormindo melhor – o que não significa que eu esteja dormindo super bem. já estou quase me acostumando totalmente a dormir de lado. ainda durmo com a barriga pra cima um pouco, mas já está começando a me dar falta de ar e coisas do tipo.
– a barriga pesa. preciso segurá-la ao virar na cama, levantar etc.
– meus pés incham e minhas pernas dóem com bastante frequência.
– nenhuma estria até agora! também, me entupo de hidratante e óleo de amêndoas o tempo todo.
– meus peitos estão enormes. :-O
– suposto colostro???
– sensação de desmaio quase todos os dias. isso é beeem chato e fora de controle. o que acontece se eu desmaiar, por ex?
– estou achando que estou com infecção urinária de novo. será o calor? poha, estou tomando tanto cuidado! =/

This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

