18 semanas.

E, oficialmente, entrando no quinto mês!

Na verdade, hoje estou com 18 semanas e 3 dias, mas devido aos últimos acontecimentos, só consegui postar hoje.

Nesta semana, o começo oficial do seu quinto mês de gestação, o bebê pode ter chegado a 15 centímetros de comprimento se medido do alto da cabeça até o bumbum, e já é capaz de sentir e ouvir. Claro que, nesse momento, tudo o que ele consegue ouvir é a batida do seu coração e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo, mas, em breve, ele vai identificar barulhos fora do útero e a sua voz.

Agora que você está no segundo trimestre e que você está se sentindo fabulosa, aproveite para ver seus amigos (eles sentiram sua falta depois que você mudou a hora de dormir para as 19h), planeje jantares românticos com seu marido, não desperdice este tempo! Mantenha-se ativa!

O útero pode ser sentido logo abaixo do seu umbigo, uns 2cm aproximadamente. Ideal seria se você tivesse ganhado até agora por volta de 4,5 à 5,8kg mas, claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa. Se você acha que está ganhando muito peso, converse com o seu médico e peça uma sugestão para a sua alimentação, talvez seja preciso consultar com um nutricionista.

As orelhas do seu bebê estão posicionadas no local correto agora e estão completamente formadas, agora seu bebê pode te ouvir. Já está na hora de você começar a abandonar algumas palavras do seu vocabulário, caso você tenha uma “boca suja”!

As mulheres grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo e os dentes estão se formando. Seu corpo também está estocando cálcio para produçao de leite após o nascimento do bebê. Se sua alimentação é pobre neste mineral, você pode ter cãimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde em sua vida. Isso porque, se você não ingere cálcio, seu bebê o retira de suas reservas, principalmente de seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.

Esta semana é também o início de ossificação. Esse é o termo médico para o endurecimento dos ossos em miniaturas do seu bebê. E isso é uma coisa boa.

Os nervos do seu bebê estão fazendo conexões cada vez mais complexas. O seu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão todos desenvolvimento. Uma substância chamada mielina, que torna as transmissões nervosas mais rápidas, está agora revestimento os nervos do seu bebê.

Seu bebê mede cerca de 15 centímetros, contando do alto da cabeça até o bumbum, e pesa quase 200 gramas. na verdade, no último ultra (feito na quinta), ele estava com 240g. o.0

Como eu estou me sentindo:

Preocupada, só. =/

Estou tomando o utrogestan, que é para manter o útero fechado, e fazendo repouso.

This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

3 Responses to 18 semanas.

  1. Olá…Achei seu blog e gostei! :)Parabéns pelas 18 semanas, agora vai passar voando…já vou pra 25ª!Tbem tive um sangramento e de lá pra cá me cuidei mais….Mas vai dar tudo certo!Beijão

  2. Cibele says:

    acho meio normal esse sangramento, não? não normal, mas parece que TODA grávida teve ou vai ter. então é normal. qual o conceito do normal, não é mesmo? ahahah hoje tô meio assim, dialogando sobre tudo ao mesmo tempo haha preciso meditar kkkkkkkkk xoxoxoxox

  3. Thais says:

    normal não, comum, hehe.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s