Exercícios para fazer durante a gravidez.

Pois é, eu não sei vocês, mas tudo o que eu não estou pensando em fazer no momento são exercícios. Mas no meu livro tem algumas dicas boas que não sugerem tanto esforço e podem fazer bastante diferença. Eu estou tentando seguir; não são tão ruins. Vejam só:

  • Alongue os ombros colocando uma das mãos embaixo do cotovelo do braço oposto e puxando-o na direção do outro ombro. Fique nessa posição de 5 a 10 segundos. Alterne entre os braços. Dá para fazer sentada no computador, vendo TV, esperando o ônibus etc.
  • Alongue as pernas segurando no encosto de uma cadeira estável que lhe dê apoio. Pegue seu pé, atrás, com a mão do mesmo lado. Puxe o calcanhar na direção das nádegas, mantendo as costas retas. Repita com a outra perna. O alongamento deve durar de 10 a 30 segundos. Dá para fazer enquanto conversa no telefone com alguém.
  • Exercícios de Kegel. Eles são bem importantes, porque preparam a musculatura vaginal para o parto. Basta contrair com firmeza os músculos ao redor da vagina e do ânus, mantendo-os contraídos o máximo que puder. Em seguida, libere os músculos devagar. Faça 3 sequências de 10 ou 20 contrações durante o dia. Dá para fazer antes de fazer xixi, segurando a urina enquanto estiver sentada, ou durante o banho (mas só devem ser feitos de pé a partir do quarto mês).
  • Relaxe o pescoço inclinando-o para um lado de cada vez, mantendo a cabeça inclinada de 6 a 10 segundos. Repita 3 ou 4 vezes no decorrer do dia. Dá para fazer em qualquer lugar.
  • Caminhe bastante, mas sem chegar ao ponto da exaustão. Não é aconselhável caminhar no shopping, por exemplo, porque você pode se distrair e nem perceber o quão cansada está.
  • Se tiver dinheiro para gastar, faça um curso de yoga para gestantes. É ótimo para a postura e aumenta a resistência e elasticidade do corpo.
  • Deite de lado e levante uma das pernas, levemente curvadas, em um ângulo de 45 graus. Repita 10 vezes de cada lado. Dá para fazer assistindo TV.
  • Coloque as mãos sobre a barriga e respire fundo. Contraia a barriga quando inspirar, e solte o ar suavemente. Faça 10 repetições. Esse exercícios alivia as costas e fortalece o abdômen.
  • De pé ou sentada, vire o corpo de um lado para o outro, girando lentamente a cintura. Olho por cima de um ombro; depois do outro. Balance os braços livremente a cada repetição.

Acho que dá sim para alongar e relaxar o corpo sem ficar cansada.

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