19 semanas.

Você está grávida de 19 semanas, ou seja, está na 20a semana (e no quinto mês).

Parabéns! Você chegou à metade da jornada. Esta é uma fase essencial para o desenvolvimento sensorial do bebê, que ocorre em áreas especializadas do cérebro. Se você estiver esperando uma menina, imagine só que ela tem 6 milhões de óvulos nos ovários — número que vai diminuir para 1 milhão até a hora do nascimento.

Agora que você está quase meio caminho andado, é hora de começar realmente planejamento para a vida após o nascimento do bebê. Isso significa abrir espaço para Junior. Divirta-se com o processo (quem não ama fazer compras?). Você verá que tem gosto de mobilia de bebê para todos os tipos de gosto e bolso, portanto não se estresse, faça de acordo com as suas condições financeiras. Converse com seu marido e planeje bem como e quando vocês irão fazer estas comprinhas… Gente, como passa rápido. E como é difícil não estar trabalhando, hahaha. O salário faz uma falta danada.

O útero já cresceu bastante e sua parte de cima provavelmente aproxima-se do umbigo. De agora em diante, ele aumentará cerca de um centímetro por semana.

Se o seu peito arde cada vez que você come, bebe algo ou se deita, então provavelmente você está lidando com um incômodo muito comum na gravidez, a azia. Por enquanto está suave, mas às vezes vem que vem!

Medo dessa foto! Todo espremido ali dentro!

Esta semana o seu bebê começa a ganhar volume do que é grosseiramente chamado de “gordura marrom” (tecido adiposo multilocular) que vai manter o bebê aquecido quando ele for despejados de sua confortável casa uterina. Caramba, já?

Outros destaques desta semana:

Vernix caseoso, um revestimento branco leitoso,parecido com “requeijão cremoso”, formando uma cobertura cremosa que protege a pele da contínua exposição ao líquido amniótico- imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d’água. Sob o vernix, uma camada de pêlo muito suave e fino chamado laguno agora cobre o corpo do bebê. Este lanugo serve para conservar o calor.

Seu bebê já começou a engolir o líquido amniótico, e os rins continuam produzindo urina. O cabelo está começando a aparecer.

O desenvolvimento sensorial chega ao auge esta semana. Os neurônios ligados a cada um dos sentidos — paladar, olfato, audição, visão e tato — estão se desenvolvimento em suas áreas específicas do cérebro.

O período que compreende as próximas dez semanas deve ser o de mais agitação física para o bebê, pois depois disso o útero começa a ficar apertado para tamanha movimentação.

Um ultrasom entre as semanas 18 e 22 é realizado para se fazer a checagem do Segundo Trimestre. Essa é uma verificação do tamanho e peso do bebê, bem como análise detalhada do coração, placenta e cordão umbilical. O bebê está grande o suficiente para permitir uma observação detalhada de seu corpo. Como é um ultrasom “demorado” você pode ter a oportunidade de ver o seu bebê chutando, dando cambalhotas, chupando o dedinho ou se espreguiçando. Se possível, leve o pai para compartilhar desse momento tão bonito. Saiba também que a maioria dos consultórios oferecem a oportunidade de gravar o ultrasom em fita de vídeo, assim, o resto da família também pode ver quem é que está para juntar-se a eles. Quarta-feira vou fazer esse ultrasom. Uma ansiedade sem fim, eu diria.

Se você está tendo uma menina, a vagina, útero e trompas estão formados e em posição final. Se é um menino, as genitálias devem estar bem claras para um reconhecimento. Em alguns casos, entretanto, é difícil ou impossível de visualizar o sexo do bebê devido à posição em que ele se encontra. Nem brinca!

O feto mede por volta de 15 centímetros da cabeça até o bumbum e pesa aproximadamente de 240 gramas. No ultrasom que eu fiz no PS semana passada ele estava com 240g já.

Como eu estou me sentindo:

– Coceira na barriga, nos seios e nas costas. Passo bastante hidratante quando isso acontece.
– Aquela velha dorzinha embaixo da barriga e nas costas, porque o útero está crescendo.
– Gostaria que os movimentos fossem mais frequentes (apesar de saber que em breve não vou conseguir nem dormir por causa deles).
– Estou me acostumando a dormir de lado.
– Minha barriga está pesada, redondinha e dura.
– Não estou sentindo muita azia. Raramente.
– Esqueço tudo e não consigo me concentrar em nada.

This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s