20 semanas.

OMG, 20 semanas completíssimas!

Hoje fiquei sem internet o dia inteiro e aproveitei para fazer as coisas que geralmente “não tenho tempo”, como ler, escrever, arrumar o quarto, ter ideias. Muitas coisas estão mudando – e ainda vão mudar mais ainda – por aqui. Tcha-nammmm, suspeeeense! =)

O seu útero deve estar agora na mesma altura do seu umbigo. Após essa semana, você deverá estar crescendo em torno de 1cm por semana.

Seu bebê está ganhando peso, e mede agora cerca de 17 centímetros, do alto da cabeça até o bumbum, sem contar as pernas, que costumam ficar bem flexionadas. Uma substância espessa e gordurosa, chamada verniz caseoso ou vérnix, envolve todo o bebê e protege a pele da imersão no líquido amniótico. Essa camada também ajuda no parto normal. O bebê está engolindo mais líquido esta semana, num bom treino para o sistema digestivo. Depois que ele bebe o líquido, o corpo dele absorve a água e transfere o restante para o intestino grosso.

Agora o seu bebê já tem estabelecido padrões de dormir similar a um recém-nascido. Muitos bebês já têm uma posição preferida dormir. Alguns tiram uma soneca com o seu queixo descansando sobre seu peito, enquanto outros tiram um cochilo com a sua cabeça para trás. Muitos bebês nessa idade já tem ciclos de sono e atividades, de modo que você pode saber antes de sua chegada se você tem uma coruja da noite ou um pássaro da manhã.

Se o seu bebê é um menino, os testículos dele descem da pelve para a bolsa escrotal.

Deste ponto em frente, o seu bebê irá destinar a maior parte de sua energia para ganhar peso e, coincidentemente, você também vai! O peso do feto é agora de 290g aproximadamente.

Como eu estou me sentindo:

– Chutes? Não sei. Às vezes sinto algumas coisas e às vezes não sinto nada. Geralmente sinto depois de comer alguma coisa.
– Apareceram umas listrinhas vermelhas na parte de trás do meu joelho, socorrrrrooooo, fasparar!
– Minha barriga pesa muito, absurdamente! Virar de um lado para o outro na cama é muito difícil.
– Quando eu faço xixi, sinto minha barriga esvaziando! Dá todo um repuxo pesado pra baixo de me deixar com medo! Mas passa depois de alguns minutos.

This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s