23 semanas.

O melhor trecho sobre o momento é realmente esse: “Você tem essa gravidez sobre controle agora: você se sente bem, você está linda, você está comendo bem e bebendo bastante água. Tudo é fabuloso. É como o seu aniversário todos os dias o modo como as pessoas tratam você, deixando você passar na fila do banco e assim por diante. Mas, talvez isso não aconteça todos os dias, mas estar grávida faz você se sentir muito especial todos os dias, mesmo que alguém no ônibus não seda um lugar para você sentar.”

Seu bebê está começando a parecer mais como um recém-nascido, conforme a sua pele torna-se menos transparente. Seu corpo está ficando mais proporcional agora, apesar de sua cabeça ainda estar grande em comparação ao seu corpinho. Os lábios estão formados e os olhos também mas a íris (a parte pigmentada dos olhos) ainda está sem cor.

A audição já funciona, e ele consegue ouvir uma versão meio distorcida da sua voz, seus batimentos cardíacos e os barulhos que seu estômago faz. Outros barulhos altos que forem frequentes durante a gravidez, como o latido do cachorro ou o motor do aspirador de pó, não devem incomodar o bebê quando ele os escutar fora do útero.

Vários estudos já deram indicações de que os fetos preferem música clássica no útero, e um dos compositores testados e aprovados foi Vivaldi.

Toque As Quatro Estações para o seu bebê e preste atenção nos movimentos que ele faz. Ele fica quietinho nos trechos mais lentos, de adagio, e se agita nos mais movimentados, de allegro? Talvez você tenha um pequeno maestro vindo por aí.

Seu bebê está pesando um pouco mais de meio quilo, com 29 centímetros de comprimento. Cada dia a mais no útero faz diferença neste estágio. Nascendo com 24 semanas, a chance de sobrevivência, numa UTI de alta complexidade, sobe para 44 por cento.

Como eu estou me sentindo:

– coceira na barriga: continua e muito! nos seios também. passo muito hidratante pra aliviar e evito coçar.
– dores nas costas. gente! muita dor nos ombros, na base das costas. preciso ajeitar minha coluna a esse novo formato do corpo.
– nenê mexendo muuuito mais a cada dia! ainda não tem uma frequência, mas já é certo que ele mexe 1) alguns minutos depois de comer qualquer coisa e 2) quando eu deito de barriga pra cima, depois de ficar sentada ou de pé por muito tempo.
– azia, muita azia! eu ainda não tinha sido pega por esse mal que atinge tantas gravidinhas, mas agora veio forte. qualquer coisa que eu como me dá azia.
– minhas dores de cabeça estão raras, ainda bem.
– congestão nasal – até me acostumei (NOT).
– cãibras nas pernas. achei que eu passaria sem essa, mas também veio.
– inchaço nos tornozelos, pés, mãos e rosto. já tive até que tirar a minha aliança. sem condições.
– meu umbigo está ok e para dentro, ainda bem.
– minha barriga e meus seios parecem que crescem absurdamente de uma hora para a outra.
– estou extremamente desajeitada, batendo em tudo, derrubando as coisas etc.

O trecho no início do post sobre se sentir no controle de tudo é verdadeiro. A minha alimentação está perfeita, regular, de 3 em 3 horas, bebo muita água, não faço o que não é legal fazer, no geral (tipo ir em banheiro de barzinho ou de shopping), não fico muito em pé, não fico andando pra lá e pra cá. Está tudo ok.

Uma coisa que eu acho engraçada é que toda grávida acaba ficando um pouco mais do lado das mulheres e contra os homens, haha. Sim, isso é verdade. Eles nuuunca saberão como nós nos sentimos quando estamos grávidas, toda essa ebulição de hormônios e o cansaço maior que o normal e muito mais frequente.

This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

4 Responses to 23 semanas.

  1. Mariii says:

    Oieee queria te operguntar uma coisa, com 20 semanas vc ja sentia o bb mexer? eu sentia mais antes parece q ta mexendo menos, to meio eufoprica e ansiosa e com receio…to ouvindo vivaldi neste momento hahahaha adoro música clássica, com certeza vou ouvir bastante na gestação!!!me fala isso, quando DE FATO começou a mexer forte?bjssss

  2. Thais says:

    mari, com 20 semanas eu ficava em pânico igual a você… ele mexia pouco, às vezes ficava dias sem mexer, e eu já pirava. ele começou a mexer de verdade com 22 semanas, mas em vários lugares eu li que a média é com 24 semanas, então não se assuste… sei como é.

  3. Bia says:

    Oi Thais!Gostei do novo visual do blog :]Eu tenho sentido muita azia desde a 20ª semana, achei que amenizou um pouquinho agora na 23ª, but… Gravidez é uma caixinha de surpresas :o)Beijos!Bianca

  4. Oi Thais!Simplesmente amei o seu blog!!! Tem muita coisa legal e nossa gestação está bem pertinho uma da outra. Completo 6 meses no dia 21/01 e vc no dia 16, né! Suuuper legal!Vou acompanhar tudo e qdo nascer a Beatriz eu te mando uma foto dela pra vc poder conhecê-la.Gde bjo na sua barriguinha.Francinefrancinefilogonio@hotmail.com

Leave a Reply

