27 semanas.

Oficialmente no sétimo mês!

A luz no fim do túnel está ficado cada vez mais forte para você e para seu bebê. Faltando 13 semanas (mais ou menos uns dois meses), é hora de desfrutar desta experiência, porque está cada vez mais curta. Este é o ponto da montanha russa onde você joga seus braços no ar e grita como não houvesse amanhã. Uhuuullllll!

Seu útero já chega até a caixa torácica, o que explica a eventual falta de ar que você pode estar começando a sentir. AHAM.

A partir de agora você se sente mais pesada, e nos últimos três meses da gravidez pode sofrer alguns outros incômodos como cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes e coceira na barriga. pesada e com coceiras, sim. o resto, (ainda) não.

Desejar ao bebê que “sonhe com os anjinhos” nesta fase não chega a ser besteira. Há especialistas que acreditam que os bebês começam a sonhar por volta da 28a semana de gravidez. Com o que eles sonham? Ninguém sabe ao certo. fowfo.

O cérebro também está bastante ativo esta semana. Os sulcos característicos da superfície cerebral começam a aparecer, e mais tecido cerebral se desenvolve. go einstein!

Se você sentir movimentos ritmados dentro da sua barriga, pode ter certeza de que são soluços, comuns esta semana e ao longo de toda a gravidez. Seu bebê soluça mesmo respirando líquido amniótico, e não ar. As crises de soluço não costumam durar muito tempo, e a sensação pode ser estranha, mas é mais engraçada que desagradável. já sinto há umas duas semanas. é engraçado mesmo!

O bebê fez eu trabalho e têm crescido muito ao longo dos últimos meses. Seu comprimento mais do que duplicou nas últimas 15 semanas! E o crescimento do bebê não para por aí! O tecido cerebral e neurônios são todos desenvolvendo a um ritmo muito rápido. Suas ondas cerebrais estão disparando no mesmo ritmo de um recém-nascido. Se ele é um menino, seus testículos desceram completamente neste momento. e estão enooormes, hahaha.

Até o final do sétimo mês a resposta do bebê à sons externos vai ficando cada vez melhor conforme a rede de nervos em volta de seus ouvidos se completa. Sua respiração, continua em exercício e embora ele não respire ar ainda, ele já está treinando para quando nascer.

Fazer coisas simples como cortar a cafeína e ter uma alimentação saudável podem evitar um parto prematuro, além de, é claro, cortar cigarro e bebidas alcólicas que já deveriam ter sido ricadas do sua vida antes da gravidez. Mas, infelizmente, algumas vezes, nem com todas as medidas não-farmacológicas e farmacológicas que dispomos, conseguimos evitar o parto prematuro. Se você acha que pode estar em trabalho de parto prematuro, tente beber vários copos de água e deitar sobre o lado esquerdo, pois esta é a posição que melhor descansa e facilita a oxigenação do bebê. Importante saber.

O que / como eu estou me sentindo:

– contrações! simmm, as famosas braxton-hicks! já senti de 4 a 6 vezes, geralmente quando fico muito tempo sentada, se desço escadas mais de uma vez ou quando fico nervosa. mas aí é só mudar de posição ou deitar um pouco que elas passam. é uma sensação muito esquisita, parece a barriga inteira se fecha por dentro, uma loucura.
– às vezes sinto coisas que dizem só serem sintomas de algumas semanas à frente, geralmente duas. então fico com um pouco de medo de o ultrasom errar e o Paul nascer antes.
– nada de colostro, mas as auréolas estão escuríssimas!
– barriga aumenta a cada dia.
– chutes chutes chutes!
– leucorreia tensa e intensa! fico de olho no lance do tampão.
– dores nas costas, nas laterais das costas etc.
– dormir? alguém falou em dormir? de lado vai ficar impossível em 10, 9, 8…
– melhor posição pra deitar: colocar 3 travesseiros e deitar com a base da coluna no primeiro travesseiro, e depois o restante do corpo. fico num ângulo de 60º, mais ou menos, mas pelo menos é confortável. eu acho que em breve vou ter que dormir assim. por enquanto só fico lendo, vendo tv etc.
– intestino funcionando normal.
– azia todos os dias. não é com tudo o que eu como, mas todos os dias fico um pouco com alguma coisa.
– falta de ar o tempo todo. não consigo mais subir ladeiras sem parar umas três vezes, além do passo de formiguinha.
– nariz entupido já é rotina.
– cãibras nas pernas quando estou em movimento. isso é uma coisa de louco.
– inchaço, bem de leve, e só nos pés e tornozelos, quando fico muito tempo na rua. mas acho que estou até ok.
– coceira na barriga continua, e eu continuo passando hidratante.
– parece que voltou a minha crise de labirintite. sinto muita tontura, desequilíbrio, esbarro em tudo, tropeço etc.
– estou sensível como nunca.

Agenda da semana

– churrasco/chá de bebê 1.
– trazer pra casa as coisas do chá e arrumar na medida do possível.
– encontrinho com a ju e a quel! hihi.
– dermatologista pra combater as estrias do mal.
– tem feira da gestante, mas ainda não sei se vou.
– já lavei as roupinhas RN e P, além da roupa de cama e banho que eu já tenho (pouca).
– lendo “os segredos de uma encantadora de bebês” (e adorando).

Dúvidas

– não sei se compro cinta pós-parto ou não. faz realmente diferença pra barriga ir voltando “ao normal”, depois do parto? quem usou sentiu os resultados? quem não usou, mas comparou com quem usou, acha que deveria ter usado?
– pra comprar o bebê conforto, precisamos comprar a base dele. mas vai durar só 1 ano, porque depois tem que usar a cadeirinha maior. será que compensa, então, comprar? ou esperamos e compramos só a maior depois? porque não temos carro. vamos usar assim, quando eu sair com a minha mãe, ou com o meu pai. existe um meio termo? oh vida, oh azar.

Coloquei uma TO-DO list atualizadíssima ali do lado. Dêem uma olhada. =)

Advertisements
This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

7 Responses to 27 semanas.

  1. Fernanda says:

    Oi thaís tudo bem?Vou dar a minha mais sincera e particular opnião, quando o Enzo nasceu eu usei a cinta sim,na verdade eu comprei pq eu queria usar com o intuito de emagrecer mais rápido das coisas voltarem pro lugar mais rápido entende, mas quando o Enzo nasceu e eu comecei a usar a cinta mudou totalmente a funcionalidade dela, eu não conseguia ficar sem a cinta, pois ela me dava muita segurança, quando eu tirava a cinta era horrível me dava falta de ar e a impressão que eu tinha era que meus órgãos estavam todos soltos aqui dentro e cada vez que eu virava na cama de um lado pro outro eu sentia eles virando junto, então assim, a cinta me ajudou muito pois com ela eu não sentia quase nada de dor (meu primeiro parto foi cesárea),me sentia mais segura, e ela me ajudou sim a voltar a minha forma mais rápido.Ah outra coisa eu não comprei cinta p não ,como eu sou pequena sempre tive uma estrutura menor eu comprei a M e depois conforme os dias iam passando e eu sentia ela alargando minha mãe costurava nas costa com linha de pipa, aquela costura parecida com amarração de corse ,corpete, num sei se é assim que se escreve rsrs, assim economizei e não precisei comprar outra menor, e se eu tivesse comprado p com cereteza teria sido dinheiro jogado fora ,pq nunca ia entrar uma cinta p naquela altura do campeonato, pq a gente incha muito depois de parto.Ah em relação as luvinhas, acho muito útil sim, ~quando o Enzo nasceu eu comprei mas não levei pra maternidade, achei que não ia usar ,mas ele começou a se arranhar e saia até sangue tadinho ,então enquanto eu estava no hospital improvisei colocando as meinhas nas mãozinhas dele o que ajudou muito, pq as enferemeiras cortaram as unhas dele mas elas eram comprida na carne entende então não dava pra cortar mais,então a melhor solução é levar as luvinhas, e como vc mesma disse é melhor pecar pelo excesso.bjus Adorei sua listinha vou copiá-la pra poder me organizar tbm.Ps: DEsculpe pelo comentário enorme

  2. Mariii says:

    uhullll o tão sonhado terceiro trimestre!!! caramba parece que foi ontem né? que a gente entrou la no efamily cheiab de duvidas recem grávidas descobertas rsrsrs e agora estamos ai, caminhando pra este finalzinho…. Já vejo o paul nascendo algumas semaninhas antes do Dimitri (porque temo 3 semanas de diferença) eu vindo aqui ver o relato do parto e morrendo de ansiedade pro Dimitri nascer tb!!!Tb to pensando em ir na Feira da Gestante! acho q vou terça feira agora! (primeiro dia, unica dia q o jean pega folga la do hopi hari) quem saber não nos encontramos lá…. vou aproveitar e ver lá tb o preço dos móveis do bebê, e evr os bercinhos de perto, até agora só vi pela net!!!beijose Parabéns pelas 27 semanas!!!

  3. Di says:

    Ai que delicia, que saudade, rsrsrs Parabéns, fique bem, e tome cuidado, pois essas tonturas que você disse podem ter algo a ver com seu açucar (no meu caso era hipoclicemia, ou melhor, continua sendo). Mas, nada de alarmar, afinal, vc mesmo disse que teve labirintite, e, pode ser só cansaço também, ja que agora você vai realemnte se sentir cada vez mais cansada… e mais desconfortavel, e curtindo coisas e sentindo coisas que você vai achar, ou melhor, ja acha, que ninguem mais vai entender… ^^ (ou não?)Sobre a feira da gestante, eu to querendo ir também… comprar coisinhas pra Rebeca, e depois de ler o comentario da Mari pensei em quanto mais inteleigente é ir num dia de semana e não no fim de semana! Vou ponderar, quem sabe vou na terça também né? hehehe mas pra mim so se for a tarde… mas possivel, por que não né?

  4. Oie, sou do efamily…Sua DPP é um dia depois da minha…Quem sabe o Bryan e o Paul não nascem no mesmo dia…Tmb estava com muitas dúvidas sobre comprar a cinta pós parto, conversando com uma amiga que já teve uma filha, ela disse que é ótima…não conseguia tirar a cinta…resultado: A barriga dela é lisinha, sem nenhuma gordura ou pelanca sobrando…rsrsAgora o que mata é saber o modelo e o tamanho certo, quando olho a M acho que jamais entrará em mim (que pulei do manequim 40 pro 46)…Bjos e parabens pra nós pelas 27 semanas

  5. Fernanda says:

    Sabe meninas eu estava pensando ,quase todas nós estamos querendo ir na feira da gestante e do bebÊ, podíamos aproveitar e marcar pra irmos todas no mesmo dia e horário e nos encontramos lá, ia ser muito bacana podermos nos conhecer pessoalmente. O que vcs acham?bjus a todas

  6. Cacau says:

    Parabéns Thaís estou chegando lá e estou passando por uma semana muito dificil, somente só os seus comentários me fazem viajar ( e como escreve bem hein), e lembrar de algumas coisas que acabo esquecendo.Bom é isto estou sempre aqui,bjão.

  7. Fabiana says:

    Oi.Eu comprei a cinta. Fiquei com medo de me arrepender depois. Tb comprei um número maior (indicação do Curso de Gestante).Comprei tb calcinhas pós parto (horríveis de alta) mas são as mais indicadas para segurar a barriga flácida.Qto ás tonturas, são normais até certo ponto. Eu comecei a dizer que com a gravidez passei a ter duas mãos esquerda pq tb esbarro e trombo em tudo. Rsrsrsrss. A gente perde um pouco a noção de espaço. rsrsrss.Bjos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s