31 semanas.

Você acaba de começar a contagem com um único dígito (apenas nove semanas a frente!). Faça uma lista do que você gostaria de fazer nestas últimas semanas: Veja o mais novo filme indicado ao Oscar, escute a sua banda predileta, vá almoçar com a sua melhor amiga, que tal um encontro romântico com seu marido? Seja o que for, é melhor fazê-lo logo porque em breve o bebê vai dobrar a esquina!

Segundo a minha tabelinha ali do lado, do Gravidômetro, eu já estou no 8º mês. Segundo a contagem tradicional, ainda falta 1 semana pra isso acontecer. Pra falar a verdade, tanto faz, não é mesmo? É tão pouco tempo de diferença.

Sobre a DPP

Hoje eu conversei com a minha cunhada sobre a DPP. Eu disse a ela que, apesar de o ultra acusar que minha última menstruação foi em 18/7, eu não me lembro de ter ficado menstruada em julho. Lembro de ter pensado, na época que descobri que estava grávida, que talvez tivesse ficado menstruada pela última vez no final de junho, isso sim. Significa então que o que eu comentei há algum tempo aqui, sobre achar que estou com 2 semanas a mais, pode ser verdade. E, se for, o Paul vem no meio de abril. De qualquer forma, não sei porque, eu acho que ele nasce antes mesmo, lá pelo dia 15. Vamos ver.

Sobre visitas na maternidade

Já falei pra um montão de gente que só vamos querer visita em casa depois de 15 dias a 1 mês que o Paul nascer, mas vamos liberar na maternidade. Decidi isso depois de ler todas as mães do mundo reclamarem do assunto, porque as pessoas vão de qualquer jeito, mas pelo menos na maternidade tem enfermeiras etc te ajudando com o bebê, além de um pouco mais de controle sobre o horário. Além disso, quem vai na maternidade já desencana de querer ir logo visitar em casa, daí vai ficar mais tranquilo quando isso começar a acontecer.

Sobre estar grávida de 31 semanas

“É normal engordar meio quilo por semana nestes últimos meses, porque o bebê ganha peso rápido, e além de tudo você começa a acumular líquido.” Já desencanei disso, mas conversei com o Ande sobre a nossa alimentação e vamos mudar. Ele está direto se sentindo meio mal, com problemas de pressão, e acho que isso só fará bem pra nós dois, independente da gravidez.

“Como o tempo daqui para a frente vai ficar cada vez mais curto para você cuidar de tudo o que precisa, procure se organizar para o futuro.” Hoje estou meio aérea, mas preciso definir várias coisas certinho.

“Os braços, as pernas e o corpo todo do bebê continuam sendo recheados de tecido adiposo — e finalmente os membros são proporcionais em relação ao tamanho da cabeça. Ele pesa cerca de 1,5 quilo e já se parece mais com um recém-nascido. O comprimento total é de 41 centímetros.” Segundo o ultrasom feito no dia 8/2, ele estava pesando mais de 1,4kg. Se ele engorda cerca de 200g por semana, daqui até o final, então significa que ele está com mais de 1,8kg, na verdade. Fazendo as contas:

29 semanas: 1400g
30 semanas: 1600g
31 semanas: 1800g
32 semanas: 2000g
33 semanas: 2200g
34 semanas: 2400g
35 semanas: 2600g
36 semanas: 2800g
37 semanas: 3000g
38 semanas: 3200g
39 semanas: 3400g
40 semanas: 3600g

De qualquer forma, vou fazer o próximo ultra dia 12/3, daí confirmo esse peso. Vou estar com 34 semanas.

“Talvez você perceba que seu bebê não está mais fazendo tantos movimentos bruscos quanto antes. Não se preocupe, a questão é que está faltando espaço. Desde que você sinta algum movimento, não há problema. Acredite se quiser, ele ainda tem muito o que crescer.” Já me adaptei a um certo padrão de movimentos dele.

“Embora você não possa se livrar das contrações Braxton Hicks, existem algumas coisas que você pode fazer para se sentir mais confortável, como exercício suave (como caminhada) ou tomando um banho morno e relaxante.” Anotado.

“Os órgãos do seu bebê continuam a amadurecer, e ele já urina água, num treino do trato urinário para depois do nascimento. Exames que produzem imagens do cérebro já mostraram que, por volta do oitavo mês de gravidez, os fetos têm padrões de sono característicos da presença de sonhos.” Ele dorme bastante mesmo.

“Até agora, os pulmões do seu bebê são o único sistema que não está totalmente maduro.” Importante saber.

“O útero está pressionando seu diafragma — o músculo achatado que auxilia na respiração. Relaxar ajuda, portanto tente descansar o máximo que puder. O descanso também é positivo se seu bebê estiver menor que o esperado.” Estou fazendo isso. Nem dá mais pra forçar, na verdade. Hoje a gente fez um montão de coisa e de noite eu fiquei exausta, com o pescoço caindo pra frente mesmo, e só querendo deitar e ficar ali.

“Como normalmente o intestino fica “preguiçoso”, principalmente no final da gestação, pela posição do útero sobre o intestino e pela diminuição da atividade física, deve-se aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras cruas, legumes crus, frutas (mamão, caqui mole, laranja com bagaço, mexerica, uva, abacaxi com o miolo), cereais integrais, farelo de aveia, pão integral.” Pois é, estamos precisando mesmo.


Grande, né?

Como eu estou me sentindo:

– Medi minha pressão ontem e hoje várias vezes. Estava normalíssima. Que bom.
– Não está jorrando, mas o colostro deu uma aumentadinha. Também não chegou a manchar o sutiã ou coisa do tipo, mas ficam aqueles pontinhos brancos no bico dos seios (que eu só vejo quando vou tomar banho). E os meios seios estão super doloridos e inchados. Encaro como um bom sinal.
– A prisão de ventre enfim deu o ar da graça e se tornou um incômodo. Mas vamos mudar a nossa alimentação pra ficar tudo certo.
– Estou sentindo enjôos de novo. Ontem fui andar de ônibus e foi terrível.
– Estou muitomuitomuito cansada, querendo só ficar deitada o tempo todo. Sentar me dá contrações e dores nas costas (mais ainda).

Agenda da semana:

– Vou refazer alguns exames do primeiro trimestre e também fazer o temido exame de curva glicêmica.
– Vou ligar no 135 pra agendar a questão do auxílio-maternidade a mães desempregadas.
– Preciso ir na Caixa Econômica Federal começar a dar entrada nos documentos com o nome novo de casada.
– O carrinho chega!

Dúvidas do momento:

– Será que vou ganhar um salário mínimo ou uma média equivalente aos meus últimos salários? Esse dinheiro vai ajudar horrores.
– Dá pra sentir quando o bebê encaixa?
– Estou relendo o livro da Encantadora de Bebês e grifando as coisas importantes para depois o Anderson ler. É o único livro que eu faço questão que ele leia, porque é realmente muito importante cada conceito que ela passa.

This entry was posted in Semana a Semana. Bookmark the permalink.

5 Responses to 31 semanas.

  1. Mariii says:

    quero muito este livro, de tanto q vc fala rsrsrs beijos

  2. Parabens pelas 31 semanas. Estou doida pra ler esse livro, muitas meninas falam dele. Mas antes queria ler criando meninos. O ruim é que baixei pro PC, e dá uma preguiça ficar lendo na tela :(bjs

  3. Di says:

    Em primeiro lugar:PARABÉNS!!!! A SRA, hehehe Parabéns mesmo. Não importa se era uma formalidade, se era um desejo antigo, o fato é que agora você é uma mulher casada! E, em mais 7 a 9 semanas vai ter o seu filho nos seus braços! Quanta FELICIDADE!!Tudo de mais maravilhoso pra vocês!Continuando, hehe:Sim, dá pra sentir quando o bebê encaixa. É uma sensação bizarra, por falta de melhor palavra para descrever isso. Eu levei um baita susto! Assim, de verdade! De repente deu uma sensação de vazio na barriga… uma falta de ar… uma dor nos ossos diferente das que eu ja vinha sentindo. Fiquei muito preocupada, ja que ja vinha tendo contrações de braxton a varias semanas e fui para o hospital, onde eu nem sabia descrever o que eu estava sentindo. A obstetriz que me atendeu, me examinou, confirmou 1 cm de dilatação, e disse: "é claro que você não vai saber explicar o que sentiu, você nunca sentiu isso antes. Seu bebe encaixou, só isso. Esta tudo bem."

  4. Fernanda says:

    Nossa que delícia, agora falta tão pouco, não vejo a hora de entrar na 31 semana, tbm estou doida pra ler o livro encantadora de bebês,mas no momento a grana está meio curta,mas assim q der quero um sim.bjus e um ótimo final de gravidez

  5. ___Sa says:

    Amiga, qual carrinho vc comprou, estou na dúvida em qual comprar

Leave a Reply

