Últimas providências e recomendações até o dia do parto.

Eu tinha considerado a ideia de levar pijamas para a maternidade, mas desisti. Camisolas são mais práticas, porque acredito que o médico tenha que vir toda hora examinar, e ficar tirando calça é chato, especialmente com pontos (sejam de episio ou de cesárea). Eu tenho 2 camisolas e quero comprar mais uma que vi esta semana, flanelada. Acho que será ótima no frio, mesmo em casa.

Para usar camisolas, pernitchas precisam estar com a depilação em dia. E quem disse que é possível se depilar com qualquer método que traga dor? Impossível. Acho que ficamos sensíveis demais, o volume de sangue aumenta, não sei ao certo. Mas eu não consigo. Só na lâmina mesmo. O problema, vocês sabem, é que em 2 dias você tem que fazer tudo de novo. E para quem tem um barrigão enorme, a tarefa é quase épica. Mas enfim, o último mês é tempo de sacrifícios e, entrando em abril, vou fazer disso uma rotina diária, porque nunca se sabe o que pode acontecer.

Preciso me lembrar de colocar algumas coisas na minha mala da maternidade: documentos, pasta com exames, itens na necéssaire, diário e outros. Não dá pra guardar tudo isso antes porque preciso deles no meio tempo. Então vou providenciar uma lista para deixar em cima da mala com o que eu preciso pegar no dia, para não esquecer nada.

Também não posso esquecer de providenciar a cinta pós-parto. Acho que é a única peça que realmente falta comprar para levar para a maternidade, além da camisola adicional.

Por recomendação do meu GO, unhas limpinhas até o parto. Nada de esmaltes, então. Parece que é importante ficar com as unhas à mostra durante a cirurgia ou o efeito da anestesia.

Não tinha parado para pensar direito a respeito até o momento, mas a roupa para deixar a maternidade também precisa ser levada em conta. Quer dizer, eu pensava em ir de calça jeans e levar apenas uma blusa adicional, mas então pensei que não deve ser muito adequado usar calça jeans caso eu faça uma cesárea, pois os pontos devem doer, bem ali onde pega a calça. Então pensei em levar um vestido, mas pode estar frio e meia-calça cai no mesmo problema do jeans. Aceito sugestões.

É preciso levar em conta também que, apesar de a maternidade não pedir quase nada para o bebê, eu preciso ter em mãos algumas coisinhas na viagem até em casa. Lá, eles usam somente as roupinhas esterelizadas do hospital. Pedem para levar fraldas e a roupa de ir embora, além de um cobertor, caso esteja em época de frio. Mas no caminho certamente vou precisar de paninhos de boca, por exemplo. Ainda não tinha colocado isso na mochilinha dele.

Meu maior receio de ficar em uma enfermaria no hospital é com relação ao sono. Eu sou uma pessoa fora dos padrões considerados normais, nesse quesito. Não durmo muito, e durmo tarde. Como será que funciona? Eles apagam as luzes em determinado horário? Cada cama terá um abajour? Ou será que isso também não pode? Se puder ficar lendo, por exemplo, já ajuda. Será que eles te acordam para dar de mamar para o bebê no berçário? São dúvidas que só vou esclarecer quando for internada, de fato (mas, por precaução, vou levar minha head-lamp e uma cartela de dramins).

É importante, extremamente importante, deixar o quarto pronto para a nossa volta. Isso inclui a nossa parte e a parte do bebê. Não ter nada fora do lugar, roupas lavadas, espaço para colocar as malas (porque não vou desfazê-las logo ao chegar, obviamente). Também inclui o berço montadinho, com lençóis, cobertor, trocador a postos, kit higiene com tudo aberto e pronto para o uso etc. Planejo deixar pelo menos a parte do bebê prontíssima com 38 semanas. Sobre o berço, vou colocar um lençol, para não pegar pó. Todas as outras providências que ainda quero tomar com relação ao quarto devem estar prontas nessa época também.

Revendo algumas delas:

  • instalar a cortina
  • instalar o ganchinho do móbile no teto
  • comprar e colocar um quadro na porta do quarto
  • providenciar pelo menos duas caixas com tampa para guardar coisas embaixo do berço
  • se possível, providenciar outras para guardar mais coisas embaixo da cama e dentro do guarda-roupa
  • me livrar de tudo o que puder, o que significa tirar do quarto tudo o que não for de uso imediato quando o bebê chegar
  • pendurar quadrinhos na parede (já comprei e pintei as molduras)
  • tirar as portas do armário embutido e instalar cortinas (isso eu ainda não decidi se vale a pena fazer em tão pouco tempo que temos)

Bastante coisa pra fazer. Ainda tem muita coisa fora do lugar, simplesmente porque não existe lugar certo para guardá-las. As caixas embaixo do berço vão ser uma solução muito eficiente, por enquanto, mas são o mínimo necessário pra domar a bagunça. Enfim, aos poucos as coisas vão se ajeitando.

This entry was posted in Gravidez. Bookmark the permalink.

8 Responses to Últimas providências e recomendações até o dia do parto.

  1. Thaís, uma boa solução para sair da maternidade seria uma calça dessas larguinhas para grávida, sabe? Apesar do Paul já ter saído, ela não aperta a barriga e pode ser boa!! :o)Na Renner tem umas confortáveis!Bjos

  2. mamaedealice says:

    Thais! Calças de malha ou plush são opções confortáveis pra usar nos primeiros dias. Quanto a cinta, escolha bem, eu comprei a minha na Marisa e não consigo usar, machuca demais e quase n comprime na barriga. Dinheiro posto fora :/Ah e o Dramin no pós parto n recomendo, pode baixar demais a pressão e vc sentir mal.Com o tempo de gravidez q vc está, minha filha já tinha nascido e mta coisa n ficou pronta… no final dá tudo certo!bj

  3. Thais Bessa says:

    Eu sugiro levar duas opcoes de roupa para vc sair da maternidade, porque eu por exemplo perdi muito peso com o parto e a calca de jeans de gravida nao servia mais, ficou larga, entao sai de vestido. sobre o frio, acho que uma legging ou mesmo a meia-calca vc pode regular onde ela pega na barriga, para ficar acima ou abaixo dos pontos de cesarea. Ah, e nem sempre o PN tem episio, eu nao tive, acho sempre bom pedir pro medico tentar evitar. Vc ja fez Plano de Parto? Se fez, coloca isso nele. Meu Plano de Parto ficou bem completo e incluiu minhas opcoes para uma cesarea humanizada, caso fosse necessario. Se vc quiser eu posso te mandar.

  4. Thais says:

    Ju, então, são essas calças mesmo que eu tenho, mas o receio é que fiquem pegando bem na área dos pontos, na hora de sentar no carro, por ex.

  5. Thais says:

    mamãedealice, pois é, já vi essas cintas na marisa, mas não comprei porque não tinham meu número. muitas pessoas me indicaram esta aqui:http://www.lily.com.br/lily/product.asp?template_id=8&partner_id=1&dept_id=109&pf_id=261&dept=morisco&nome=cinta+pos+parto+morisco+%28261%29o dramin eu só levaria por desencargo, mas jamais tomaria sem a permissão médica. ;Dobrigada pela mensagem!

  6. Thais says:

    thais, pode ser, acho que vou fazer isso mesmo. quanto ao plano de parto, não, ainda não fiz. receio que todas essas coisas serão esclarecidas na consulta do dia 4. dependo de uma série de fatores ainda, decorrente do resultado dos próximos exames.mas pode me mandar! meu email é: thaisgodinho@gmail.comobrigada!

  7. lembra mesmo da cinta, principalmente se vc for fazer cesarea pq sem ela parece q fica tudo solto por dentro é uma sensação horrivel , passei por isso pq esqueci de comprar e tive q sair da maternidade sem ela e fui de carro p casa cada balanço do carro parecia q eu ia morrer!rsbjus

  8. Thais says:

    ai talita, todo mundo me diz isso, deve ser muito esquisito, kkk.

Leave a Reply

