Mais tranquila.

Estava realmente deprê com o que contei no post anterior, sabem.

Não estava preocupada com o fato de ser cesárea. Queria PN mas não tenho neuras – o que eu quero realmente é o melhor para o bebê e para mim. Nem entro nessa discussão.

Estava chateada com relação ao fato de o bebê ficar no berçário, longe de mim, tomando NAM etc. Pedi pra minha mãe ligar para a amiga dela, que é pediatra lá da maternidade, pra esclarecer essas dúvidas, e o que ela disse me deixou absurdamente mais tranquila.

Primeiro, que, se eu quiser, o bebê só vai ser amamentado com o meu leite. As enfermeiras têm a obrigação de me chamarem no quarto para dar de mamar ao bebê. Também deve rolar algum esquema de ordenha, pra não ficar o vai e vem, se eu não quiser. Ela é a pediatra chefe do berçário e garantiu que em cima de cada bercinho fica uma ficha com recomendações, e essa é uma delas, caso seja preferência da mãe. O que acontece é que muitas mães preferem que seja dado o NAM, e eu acredito nisso, porque conhecemos a realidade né.

Segundo, que o bebê não fica o teeempo inteiro com a mãe na enfermaria, mas fica. Eles levam o bebê pra ficar com a mãe das 10 às 13 horas, e depois das 17 às 19 horas. A rotina é a seguinte: a mamãe acorda, toma café-da-manhã e fica com o bebê. Depois, ele é levado para o berçário para a mão almoçar e depois receber visitas. As visitas não podem encostar no bebê, para evitar infecções. Sinceramente, eu acho isso excelente. Depois do horário de visitas, o bebê volta a ficar com a mãe (às 17h), e fica com ela até a hora da janta.

Pelo que eu entendi dos horários, fica mais ou menos assim:

  • 9h: acordar e tomar o café-da-manhã
  • 10h: bebê vem
  • 13h: bebê sai, mãe almoça
  • 14h: visitas para a mãe
  • 15h: visitas no berçário
  • 17h: bebê vem
  • 19h: bebê sai, mãe janta

Terceiro, que se eu acordar às 2h da manhã com o peito estourando e querendo dar de mamar ou simplesmente quiser ver se o meu bebê está bem, eu posso ir ao berçário a hora que eu quiser. Não tem essa de não poder. Ela me garantiu que pode.

Enfim. Essa conversa tirou um peso tão, mas tão grande das minhas costas, que nem tenho palavras para descrever como estou me sentindo.

Acho muito bom que as visitas não possam encostar no bebê. Era uma preocupação que eu tinha com relação ao alojamento conjunto, porque o pessoal chega do trabalho, vai de metrô etc, e sai pegando na mãozinha, dando beijinho etc. Sei que todo mundo aaama nenê novinho, mas não pode, eles são muito sensíveis a contaminações.

Acho ok que o bebê não fique o tempo todo também, porque vou estar me recuperando de uma cesariana, que sempre deixa o corpo da gente meio baleado. Eu vou operar em uma quinta à noite, então na sexta de manhã já vou poder ver o bebê. Vou ter uma noite inteira pra me recuperar e estar bem para receber o meu filho nos braços na manhã seguinte.

Além do que, são três dias de cuidados para que eu descanse antes de vir pra casa e não ter nenhuma enfermeira pra dar um help.

Senti firmeza na questão da amamentação, porque nem foi um assunto levantado pela minha mãe, mas sugestão da própria pediatra, e eu achei isso muito bacana. É claro que, como pediatra, ela sabe que o aleitamento materno é importante. E fiquei muito feliz de ouvir que eles não fazem o fácil, mas o certo. Então gostei.

É isso. Já mudei completamente o meu humor e estou preparada, seja nesta quinta ou na quinta que vem. Vou refazer minhas listinhas, delegar um monte de tarefinhas e simplesmente curtir os últimos dias grávida, porque eu mereço.

This entry was posted in Gravidez. Bookmark the permalink.

7 Responses to Mais tranquila.

  1. Thais Aux says:

    Então o Paul vai ser ariano, é?? Que bonitinho – mas eu queria que fosse taurino pq eu sou de touro, tava torcendo aqui hahahaha!

  2. Viu Thaís?! Que bom que você está mais tranquila … aproveite mesmo estes últimos dias!! Tudo vai dar certo viu?!? E conte-nos qualquer novidade!Bjosss

  3. tais é bem melhor assim né!olha vc tem a anestesia q são doze horas sem poder se mexer é o tempo q vc vai estar descansando a noite e pela manhã ja vai ver o paul bem melhor!comigo o dudu ficava no meu quarto, eu queria pegar e me mexer mais não podia, fiquei ansiosa p q a anestesia passasse e nem dormi , foi ruim!!curte bem esse finzinho, q bom q ele vai ser ariano!!sou tb!bjus

  4. Camila says:

    Boa sorte no parto do Paul!Vai dar tudo certo e é isso o que importa no fim das contas!!! E logo logo o Paul vai estar com você, forte e saudável!

  5. says:

    fica tranquila vai dar td certo , eu ja fiz uma cirurgia q eh qse uma cesarea pra pretirar um ovario e naum tive problema nehum na recuperação, claro q cada uma eh cada uma vai pensa positivo q vai dar td certo ^^ jaja o paul vai ta nos seus braços ai comprensa td ^^

  6. Thais Bessa says:

    Nossa, xara, fazia tempo q nao passava aqui e tudo isso rolando… mas vc esta bem acompanhada pelos medicos, vai dar tudo certo.Fica um conselho: compre uma bomba de tirar leite se der, vai ajudar.

  7. Que bom que fikou trankila em relaçao a maternidade agora eh curtir os ultimos momentos do Paul na barriga neh …bjoas que Deus abençõe vcs muitão!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s