Pré-eclâmpsia e cesárea.

Ontem fui ao médico.

Incrível a vida. Incrível como tudo foge ao nosso controle.

Me cuidei a gravidez inteira me preparando para um parto normal com 41 semanas, sabem, “o ideal”. Tive infecção urinária três vezes, tratei, fiz repouso, mudei a alimentação, tudo. Mas, de algumas semanas pra cá, minha pressão simplesmente resolveu subir, e não há nada que eu possa fazer a respeito.

Sempre tive pressão baixa. Nunca imaginei que pudesse desenvolver esse quadro de prá-eclâmpsia. A Ju bem me alertou quando eu comecei a ter dores de cabeça fortíssimas lá pelo quinto mês. E aqui estamos.

Pré-eclâmpsia é um problema grave, marcado pela elevação da pressão arterial, que pode acontecer a qualquer momento da segunda metade da gravidez, ou seja, a partir de 20 semanas. Os especialistas acreditam que ele seja causado por deficiências na placenta, o órgão que nutre o bebê dentro do útero. A pré-eclâmpsia afeta uma em cada 14 gestações. (…) A única “cura” para a pré-eclâmpsia é o nascimento do bebê.

A pré-eclâmpsia pode ser leve ou grave, e pode afetar vários sistemas do corpo. Como ela reduz o fluxo de sangue para a placenta, é perigosa para o bebê, restringindo o crescimento dele. Além disso, se a pré-eclâmpsia evoluir para a eclâmpsia, sua pressão arterial subirá demais, colocando tanto você quanto seu bebê em grande risco. A eclâmpsia pode causar convulsões, que podem levar ao coma e até ser fatais. Quando acontece, a eclâmpsia ocorre no finalzinho da gravidez ou logo depois do parto.

(texto sobre pré-eclâmpsia no babycenter)

Por esse motivo, é mais seguro para o bebê (e mesmo para mim) fazer uma cesárea antes de completar as 40 semanas, porque não vale o risco de deixar ele dentro do útero e sofrer alguma coisa. Se a minha pressão subir muito e acontecer algo em casa, não há o que fazer. Então chega a ser um pouco de irresponsabilidade deixar rolar a gravidez a partir desse ponto.

Ele também está com uma circular do cordão em volta do pescoço. Não que isso seja relevante, pois pode desenrolar ou pode ser tirada em um parto normal, mas meu GO disse que não vale o risco. Ele disse que, se eu não estivesse com a pré-eclâmpsia, poderíamos deixar pra ver o que aconteceria e eu poderia ter meu parto normal, mas que com a pressão não dá pra brincar.

No final das contas… até chorei na sala dele, porque pra mim é tão fundamental o bebê ficar comigo depois que nasce, e lá na Beneficência os bebês ficam no berçário, vendo a mãe só três vezes por dia. Minha mãe e o Anderson acham que isso é frescura perto de eu fazer o meu parto com o meu GO, que me acompanha desde o começo, mas eu não acho. É claro que, no final das contas, vou acabar fazendo o meu parto com ele, porque são muitas complicações pra ficar brincando de escolher maternidade, mas essa questão de me separar do bebê me deixa realmente mal.

A situação é essa hoje. Estou preocupada, chateada, tentando aceitar. Meu bebê vai ter que nascer antes do tempo, ficar longe de mim durante três dias, tomando aquela porcaria de NAM no berçário, com outras pessoas pegando nele, dando banho, e eu toda costurada em uma enfermaria esperando o tempo passar.

This entry was posted in Gravidez. Bookmark the permalink.

8 Responses to Pré-eclâmpsia e cesárea.

  1. mamaedealice says:

    Sei como deve estar chateada de td estar acontecendo diferente de como imaginou… Eu tb fiquei um pouco chocada quando vi que não estava td bem na minha gestação apesar de eu nunca ter tido infecção urinária, corrimento, anemia ou pressão alta. Minha bebê teve que nascer as 35 semanas e foi de um dia pro outro.É melhor nascer antes e nascer bem, sem fazer tudo na correria, pode ter certeza.Eu escolhi o médico já pensando no hospital onde eu queria que minha filha nascesse, e foi ótimo. Um HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA. Nem sabia que ainda existiam hospitais com berçário!Mas acho que a essa altura do campeonato… Sei la, eu tb não ia gostar disso que vc falou, mas vc vai ter o Paul todos os dias depois que sair do hospital, cheio de saúde e recém o leite vai estar começando a descer!!!!Vai dar tudo certo! Já marcou a cesa?Bjos @euanitabanana

  2. Miss says:

    Querida… sei exatamente o que está passando. Estou na 37 semana e ainda na incerteza se conseguirei ter o parto normal ou não.Pressão é coisa séria e a melhor atitude é garantir que vc esteja ao lado dele por toda a vida e não só nos primeiros momentos. Mantenha a serenidade e desde já torço pra que tudo dê certo.Um abraço.www.miss-aespera.blogspot.com

  3. ms says:

    Thais, a situação é chata mas não deixa atrapalhar a delícia do momento que será de qualquer forma tão especial!Quase que entrei em TP prematuro no final de março – 1 mês exatamente antes da DPP – e me fez pensar que eu não posso fazer acontecer o que eu idealizo como melhor. As vezes é assim, e como é chato.Coincidentemente uma amiga colocou uma daquelas frases de efeito no orkut ou no facebook naquele dia, que de alguma forma me acalentou aquele dia: " Nada está sob controle, mas é assim mesmo"Seu bebê vai chegar mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou de outra, e ele tem o mais importante que é amor!boa sorte e let it be.😉

  4. Débora says:

    É complicado isso…Sabe, por isso eu nunca me preparei pro "ideal", pq sei que difícilmente ele acontece.No outro post sobre cesárea eu tinha escrito um comentário gigantesco sobre como a gente não tem controle sobre essas coisas. Mas o Sr. Google fez questão de não publicar. Eu entendo tua, digamos, "frustração". Mas, sinceramente, acho que (como havia falado no outro comentario) o parto é um detalhe. Mesmo.É quase nada perto de toda a experiência da maternidade. É o que eu acho…Eu pouco me importo se vai ser normal ou cesariana, desde que SEJA. Hoje em dia a recuperação da cesariana é tão tranquila. As coisas mudaram muito.Minha médica sempre diz: Quando a gente aceita de braços e mente aberta qualquer tipo de parto (pois temos sempre que ter em mente que isso é algo que não podemos controlar) qualquer um deles é bom. Agora, se você vai com preconceito, medo, ou frustração aí, qualquer parto é ruim. Pq vc vai tornar tudo mais difícil pensando "Ahhh, mas se eu tivesse feito normal não seria assim…"Eu ouço isso dela desde as 8 semanas de gravidez. E concordo plenamente!Acho que a cesariana não é assim tão ruim.Quanto ao berçário, são só alguns diazinhos, logo vocês estarão em casa e sobre o Nan… Tem muitas mães que fazem cesariana e seguem amamentando normalmente.O "ideal" seria que ele so mamasse LM? Seria, mas nem sempre o ideal é possível, e o importante é que o Paul vai ser alimentado.Você vai fazer o que é melhor pra vocês dois, não se sinta culpada ou triste. Beijos!

  5. Mariii says:

    Oi Thaís! Poxa que complicado, mas não se sinta triste, mesmo com toda a problematica dele ficar um pouco longe é melhor pra saúde dos dois, disso tudo vc ja sabe!!!Muita paz viu?tente ficar tarnquila, daqui a pouco ele tai te alegrando e o parto não vai passar de um detalkhe quando ele estiver no seu colo de olhando!!!Beiinhos

  6. Thais says:

    obrigada pelos comentários… vocês são demais, sempre me animam.❤

  7. Oi Thaís, entendo sua chateação. Não é fácil você fazer planos e na hora H tudo mudar. Mas pense que graças a Deus você está sendo assistida por um ótimo profissional. E concordo com a Deby, não importa como acontecrá o parto. Ele é apenas uma parte de uma imensa e profunda realização. O Paul virá com saúde e vocês serão muitoooo felizes!!Fique tranquila e curta mais uns dias ele aí com você! Tudo vai dar certo!! Confie em Deus!Bjossss

  8. Menina Mãe says:

    Oi Thais?Estou com 37 semanas e tbm nunca imaginei que pudesse desenvolver esse quadro de prá-eclâmpsia, talves meu bebe nasce essa semana, estou muito preocupada com a hora do parto, enfim, acho que é normal.Muita saude pra vc e pro seu bebe, vai dar td certo pra nós.Bjos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s