Deixando tudo pronto em casa para a chegada do bebê.

Por recomendação do meu médico, toda vez que eu tiver consulta, daqui pra frente, ou tiver que ir ao hospital, eu preciso deixar tudo pronto para uma possível internação ou para a chegada do bebê. Eis uma listinha do que isso significa – porque vocês sabem: eu não vivo sem elas.

Mochila da maternidade

Essa mochila eu já deixo pronta para qualquer eventualidade. Por exemplo, hoje eu tenho consulta, então ela já está prontinha aqui, caso alguém precise levá-la para mim (tomara que não, hehe).

Para o bebê, não precisa levar muita coisa – só 1 cobertor, 2 pacotes de fraldas e, ao deixar a maternidade, levar uma roupinha (que vou levar só depois). Para saber como é no seu caso, ligue para a maternidade onde irá parir e pergunte. Cada maternidade tem uma listinha do que deve, do que pode e do que não pode levar, e algumas restringem bastante coisa, pois usa só os itens esterelizados do hospital. Então é importante ligar pra não se estressar depois.

Para mim, bastante coisa. O que eu estou levando (finalmente a decisão final):

  • mochila comum de viagem
  • 3 camisolas com abertura na frente (1 de malha e manga curta, 1 de malha e manga comprida e 1 flanelada de manga comprida)
  • 1 robe de malha (para usar por cima das camisolas do hospital – aquelas abertas do lado – caso haja necessidade)
  • 6 calcinhas
  • 3 sutiãs de amamentação
  • amuleto protetor que minha mãe me deu
  • 2 pares de meias grossas
  • 1 par de havaianas
  • 1 par de chinelos para usar com meias
  • 1 cachecol (sinto muito frio no pescoço)
  • 1 blusa de lã
  • 1 toalha de rosto
  • blusa para sair da maternidade (calça e sapatos serão os mesmos da entrada)
  • absorventes para seios (caixinha com 12)
  • absorventes noturnos
  • necessáire com itens de higiene pessoal (shampoo, condicionador, pente, escova e pasta de dentes, sabonete, hidratante, gilete, desodorante, pinça, espelho, gloss, blush, rímel, corretivo, colônia, florzinha para o cabelo)
  • diário e caneta
  • livro “o bebê”
  • head-lamp
  • ipod
  • pasta com meus exames e documentos

Eu tinha considerado comprar um pijama para levar, pois até prefiro, mas acho que camisolas são mais úteis lá, caso o médico ou a enfermeira venha me examinar, o que deve acontecer frequentemente. Daí com pontos doloridos, efeito de remédios e calça apertando, tudo fica mais difícil. Optei pela praticidade, não pelo gosto pessoal, simplesmente.

Câmera, celular, carregadores etc, vou deixar separadinhos aqui, para ficar com o Anderson. Não vão poder ficar comigo mesmo. Junto com eles, uma pasta com os documentos necessários para o registro do bebê e a entrada na minha internação, pois ele é quem fará isso.

Kit banho e kit higiene

Estão a postos. Eu preferi usar 2 cestinhas, uma para cada coisa, mas cada uma deve organizar da forma que achar mais prática, obviamente. Já deixei todas as embalagens abertas, para não ter que ficar brigando com isso quando chegar em casa e estiver ansiosa fazendo tudo com um pouco mais de nervosismo que o habitual.

Kit banho

  • cesta de plástico
  • sabonete líquido granado glicerinado (serve como sabonete e shampoo no comecinho, e não agride a pele do bebê)
  • pote com algodão
  • álcool 70º (para cuidar do umbiguinho)
  • pote com cotonetes
  • toalha-fralda (que não é áspera)
  • mordedor (só uma bobeirinha pra brincar na água, mais pra frente, e caso ele queira colocar na boca, quando começar a segurar os objetos)
  • pente e escova
  • sabonete em barra glicerinado, shampoo e condicionador, caso precise
  • colônia (mas só vou usar mais pra frente)
  • óleo para massagens
  • fraldinha de pano (para qualquer eventualidade)

Kit higiene

  • cesta de plástico
  • pacote de fraldas RN
  • garrafa térmica
  • pote com algodão
  • pote para colocar água (preciso comprar!)
  • pomada para assaduras
  • higiapele (para casos mais graves de sujeira, hihi)
  • colônia (pra passar nas roupinhas, não no bebê)
  • fraldinha de pano (para colocar em cima do pipi e evitar que eu tome um banho de xixi)
  • outra fraldinha de pano (para qualquer eventualidade)
  • álcool em gel antiséptico (que vou deixar do lado do berço, para visitas e a gente mesmo)

Em cima das duas cestinhas, cobri com uma fraldinha de pano, para não pegar pó.

A banheira já está pronta, sem etiquetas, adesivos e nada que comprometa no meio do caminho. Também deixei perto o balde (para trazer água do chuveiro e fazer tummy-tub) e um avental que vou usar na hora do banho (se conseguir me lembrar dele, haha).

Berço

Deixar o berço montadinho, pra não ter que perder tempo com isso quando chegar.

  • protetores laterais nas grades
  • lençol de elástico forrando o colchão
  • lençol de cobrir
  • edredonzinho
  • almofada do trocador (vai ficar no pé do berço)
  • cobertor

E cobrir tudo com um lençol de casal para não empoeirar, igualmente. Hoje vou deixar sem os protetores laterais, pois minha mãe terminou de costurar só ontem e ainda não lavamos. Mas para a semana que vem está tudo certo.

Roupas

As roupinhas já estão todas lavadas e guardadinhas nas gavetas. Separei assim na cômoda:

  • gaveta 1: bodies / toucas / meias
  • gaveta 2: mijões / culotes / camisetas / casaquinhos
  • gaveta 3: macacãos

Tudo RN e P. Coloquei alguns Ms pequenos, mas quis priorizar o que for menor e precisa usar antes que não sirva mais. O resto das roupinhas está na mesma cômoda, mas guardado de um jeito que não atrapalhe e que eu vá pegando aos poucos, à medida que ele for crescendo. Fiz isso pra facilitar o manuseio das peças no dia-a-dia.

No guarda-roupa, ficou assim:

  • gaveta 1: mantas / cueiros flanelados
  • gaveta 2: cobertor / roupa de cama
  • gaveta 3: lençóis / fronhas / panos de boca / fraldas de pano

Vale lembrar que guardei nas gavetas tudo em pouca quantidade, só para ter um jogo “em uso” e outro “em espera”, para quando colocar o “em uso” para lavar. O restante dessas coisas todas está nas caixas de plástico embaixo do berço, para otimizar o espaço.

Espaço para as malas

Porque a gente está só em um quarto e eu não vou desfazer as malas assim que chegar em casa, então precisamos de um canto disponível onde elas fiquem e não nos atrapalhem, pelo menos no primeiro dia.

Mochila para passeio

Onde se diz “passeio”, leia-se “saída da maternidade e saídas diversas, tipo parar na casa da vovó antes ou ir até o pediatra”. Já vou deixar pronta porque, no hospital, não precisa levar nada, a não ser um cobertor, fraldas e, no dia de ir embora, uma roupinha pra ele. Então essa mochila de passeio já vou deixar pronta aqui, com a roupinha de ir embora, e já fica com as coisinhas dentro caso precise sair depois de alguns dias.

  • mochila
  • trocador dobrável
  • roupa para ele sair da maternidade (macacão + body + mijão + touca + meia + pantufa, porque não sei o tempo exato no dia)
  • 3 panos de boca
  • 1 fralda de pano
  • 1 cueiro
  • 1 pacote de lenços umedecidos
  • 1 pomada para assaduras*
  • casaquinho de lã
  • touquinha
  • manta de plush

* preciso comprar uma a mais pra deixar lá.

Ajuda

Anderson tem direito a 5 dias de folga, mas durante 3 deles eu estarei no hospital, qual é a vantagem? De qualquer forma, minha mãe virá todos os dias na hora do almoço me trazer comida e ficar com o Paul enquanto eu tomo banho e faço algumas coisas de rotina, tipo lavar louça, roupa. Ela também se ofereceu pra lavar as roupinhas dele enquanto eu me recupero da cesárea. Ainda não passei por isso, mas não imagino como seria sem essa ajuda, porque moro em um sobrado e é meio ruim ficar subindo e descendo escadas com os pontos doloridos e o bebê no colo (imaginem).

Providências no geral

Troquei a roupa de cama, lavei toda a minha roupa suja, troquei as toalhas no banheiro e guardei tudo o que estava bagunçado. Já guardei as roupas de verão em outro lugar e deixei no guarda-roupa somente o que vou usar depois da gravidez. Edredon, cobertor mais grosso e roupa de cama de inverno no geral já estão à mão, pra não precisar ficar subindo e descendo do armário depois (é muito alto e do lado do berço, então não convém, né).

O ganchinho do móbile também já está no teto, apesar de ainda não tê-lo terminado. Como o bebê só vai começar a enxergá-lo depois de um tempo, passou para prioridade 2. Anyway, se hoje eu voltar pra casa (he), nos próximos dias eu termino e já deixo penduradinho no lugar.

Deixei uma listinha com as providências que precisam ser tomadas no dia em que tivermos alta, para o Anderson não esquecer nada.

Será que eu pensei em tudo ou falta alguma coisa?

This entry was posted in Gravidez. Bookmark the permalink.

9 Responses to Deixando tudo pronto em casa para a chegada do bebê.

  1. Viviane says:

    Thaís suas listas são ótimas…me servirão de guia pois também invento as minhas, mas sempre esqueço de alguma coisa :-)Beijoss e que tudo dê certo pra vc e pro Paul!

  2. rsrsrsrs…organização é com vc mesma, o bom q na hora isso te deixará mais tranquila!Espero q dê tudo certo, Boa hora p vc!!TÔ doida p ver a carinha do paul!!mais um menininho p turma!

  3. Cacau says:

    Oi Thais, que organização hein tento ser assim agora mesmo estou fazendo uma listinha pois esqueci de comprar o álcool 70% e a lixeira pode?! Tô numa fase de esquecimento devido a ansiedade.Bjs fica com Deus e vai dar tudo certo.Cacau

  4. Bel Godinho says:

    e a vó aqui não vendo a hora do netinho nascer, adoro as postagens

  5. Mariii says:

    que organização adoroo =)Meu é bastante coisa né? q bom q ta tudo ja no ponto! to ansiosa por ti!bjaum

  6. Patrícia says:

    Oi ThaisQueria ser assim, organizada…kkk… Mas não consigo tanto.Uma boa hora p/ vc (que já está tão pertinho de conhecer seu Paul).Bjs.

  7. Michelle says:

    Oi Thais! Esse livro 'O Bebê' é bom? Eu já vi ele na livraria, mas achei tão grande que fiquei com medo, haha. Quero comprar um livro legal sobre o bebê e estou em dúvida entre esse e uns outros.Bjs

  8. Thais says:

    michelle, olha, eu optei por ele porque ele é dos mesmos autores do "o que esperar quando vc está esperando", que eu já tinha e achava ótimo, e os capítulos são separados por mês (até completar 1 ano), o que achei bem útil. ele é bem carinho.. economizei desde o sexto mês pra comprar, haha, mas eu achei que valeu sim a pena, pelo menos para ter como guia.

  9. Michelle says:

    Obrigada pela dica Thais! Acho que vou comprar esse mesmo. =)

Leave a Reply

