Sobre o sono.

Só passando pela experiência para saber como é o sono (ou a falta de) quando se tem um bebê. Nos primeiros dias, não consegui dormir. Qualquer barulhinho, ia conferir se estava tudo bem no berço. Se ele não fazia nenhum barulhinho, também ficava indo ver se ele estava respirando etc. Paranoia total. Até hoje continuo dando as conferidas, mas quando ele faz barulhinhos normais eu fico até tranquila. Só me assustam barulhos esquisitos com a boca, porque morro de medo que ele vomite e se esgasgue. E assim seguem as noites.

No começo, o Paul só queria dormir, mas eu precisava acordá-lo de 3 em 3 horas para mamar. Dava o maior dó, mas é necessário sim. Eu tinha muita peninha de acordá-lo para mamar e fazia isso de 3 em 3h, mesmo de dia, e o resultado foi ele não ter engordado tanto quanto poderia (mas não sei se isso se deve exclusivamente à frequência das primeiras mamadas, porque nem leite eu tinha direito no começo, mas agora eu aumentei e me sinto satisfeita).

Agora, ele mama de 2 em 2h durante o dia e deixo tirar sonecas de somente 1h, no máximo 2, se ele tiver ficado muito estressado ou acordado há muito tempo. De noite, já fico tranquila para deixá-lo dormir o quanto quiser, porque ele se acostumou ao horário das mamadas e parece um reloginho agora, acordando de 3 em 3h mesmo. Nem preciso mais do despertador. Mesmo durante o dia, se eu passo 10 minutos do tempo da mamada, ele acorda e já começa a chorar. Fala se não é fofo.

Ele está dormindo super bem de noite e nós estamos nos acostumando. No começo, foi muito difícil. Eu sempre tive muita dificuldade para pegar no sono, mas se eu demorasse, sei lá, 2h pra adormecer, eu poderia dormir mais 8h tranquilamente. Agora não dá. Se eu perder 2h de sono, terei só mais 1, e geralmente é o que acontece. Eu estava super cansada até ele completar uns 10, 12 dias, mas agora ele entrou nesse ritmo ok e até eu estou conseguindo dormir mais cedo. O que é difícil é que, sempre que ele dorme, eu não sei se ele vai dormir 10 minutos ou 3 horas, então a apreensão é que tira o sono. Mas quando eu vejo que ele está tranquilo, eu também fico.

Atualmente, ele tem resmungado horrores na hora de dormir. São uns barulhos do mal que dão até medo, tipo “gaaah”, super alto. Também dá uns chorinhos, mas tento não intervir. Só falo com ele ou faço alguma coisa se ele chora de verdade. Não sou daquelas mães que conseguem deixar o bebê chorando. Ele é tão pequenininho… precisa de colo. Então fico com ele, dou carinho. Ele acaba dormindo, uma hora.

Geralmente ele mama, trocamos a fralda dele, enrolamos na manta ou no cobertorzinho e colocamos para dormir. Se ele choramingar, damos a chupeta. Se estiver muito agitado, dou de mamar de novo, mas só se for de madrugada, porque quero que ele fique bem alimentado enquanto estiver dormindo. No geral, ele dorme fácil, pelo menos por enquanto.

Quando ele está muito nervoso, coloco ele de bruços no meu peito, de pé, e ele fica com os braços abertos, tipo me abraçando. Ele adora ficar assim, e eu também. É daqueles momentos que você sabe que vai sempre se lembrar quando ele crescer.

O que é engraçado nessa coisa do sono é que é pra sempre, né? Mesmo quando ele tiver 30 anos e for viajar de carro, por exemplo, eu vou ficar com o coração na mão, esperando ele ligar quando chegar. É muito foda isso. Hoje eu sei que nada muda mais a vida de uma pessoa do que se tornar mãe. É simplesmente um estado de espírito e consciência diferentes que você acaba adotando de qualquer jeito.

This entry was posted in RN, Sono. Bookmark the permalink.

4 Responses to Sobre o sono.

  1. Mrs_Dalloway says:

    Bah… o comentário que fiz sumiu! Mas eu estava dizendo que tbm tenho essa dificuldade para dormir. Melhorou com a gravidez. Mas como todas essas preocupações de recem-mamae, já vi que terei longas noites em claro…MAs que bom que vcs já estão pegando um boa rotina!Beijosss

  2. Amanda says:

    Ai que amor!!! Como diz a frase: ser mãe é aceitar ter o coração fora do corpo! rsBjs

  3. Patrícia says:

    Nossa, já não durmo agora grávida (o Raul "acorda" sempre umas 4h da manhã fazendo a festa), imagino quando ele nascer… Tenho certeza que vou ficar neurótica, conferindo se está respirando e tal…kkkMas faz parte… Ser mãe é isso mesmo.Bjocas.

  4. Oi Thaís, tenho te acompanhado desde a gravidez, vc seguia meu antigo blog…agora to com esse http://www.descobrindomiguel.blogspot.comEntão…adorei os posts!Sobre aquele utilidade pública:1- Eu uso Bepantol como pomada, pra EVTAR assadura é bem melhor que a hipoglos amendoas, que acho bastante grudenta…quase não sai na hora do banho!2- Fralda: pra dormir uso a Turma da Mônica Soft Touch e é de longe a melhor!Nem troco na madrugada e ele acorda sequinho…3- Essa posição deles de dormir de bruços na gente é apaixonante né? Dá vontade de congelar o tempo…4- O sono: com o tempo vai melhorando.Vc ta fazendo certinho sobre a rotina, eu consegui a nossa agora com 2 meses…mas sem forçar!Miguel so acorda pra mamar 1 vez na madruga…Beijos e parabéns pelo Paul!Ps: to te seguindo no tui tb! @falecomamarilia

Leave a Reply

