Serviço de utilidade pública – parte II.

* Não comprei porque achava besteira, mas acabei ganhando um potinho de higiapele no chá de bebê e usei ontem quando o Paul fez um cocô explosivo, hehe, que só água e algodão não limpariam. Muito bom! Claro que não é para usar sempre, porque é mais agressivo que somente água, mas nesses casos (de super cocôs) é um produto milagroso. Limpa super bem e deixa um cheirinho bom.

* Fiz um comparativo de tamanho com as fraldas P que eu tenho aqui para saber quais vou usar primeiro, por serem menores, e resolvi tirar uma foto para postar:

A Pom Pom é a menorzinha, e de fato já usei no Paul, mas o problema dela é a cola das fitinhas, que é uma porcaria. Se você colar uma vez e precisar ajustar, não dá. Tudo bem, pra isso serve uma fita crepe, mas você vê a qualidade do produto. A J&J parece pequena, porém comprida, o que me leva a desconfiar que terá o mesmo problema da TdM RN: muito cavada e, por consequência, deixa o xixi vazar. Veremos. A Pampers é a maior de todas e vou usar por último.

* A grade que sobe e desce do berço é uma invenção genial. Acho que todas as mães sabem que o momento-mor de suspense é quando o bebê dorme e você precisa colocá-lo no berço sem acordar. Com essa grade abaixada, dá pra levá-lo até lá suavemente e ainda ficar um tempinho com o corpo perto dele, para ele não acordar. Se não fosse por isso, ele acordaria muito mais vezes.

* Por que ele está chorando?

  • Está com fome? (analise quando foi a última mamada e se ele mamou bastante)
  • Fez xixi e vazou? (se ele estiver molhado, vai chorar)
  • Fez cocô? (às vezes ele não chora quando faz cocô, mas muitas vezes ele está chorando e, quando vejo, fez um cocozão)
  • Está cansado? (se ele já mamou, está trocado e não dorme faz tempo, com certeza só precisa dormir)
  • Está com frio ou com calor? (vejo sempre pela temperatura da nuca e do peito)
  • Aconteceu algo de diferente? (entrou alguém no quarto com um perfume forte, você ficou fora o dia inteiro etc)
  • Está com tédio? (às vezes ele só precisa mudar de lugar)
  • Está com dor? (puxar as pernas para a barriga pode ser cólica, mas ele pode estar com qualquer outra dor: de ouvido, de garganta etc)
  • Está doente? (meça a temperatura dele, veja se o nariz está entupido e outros sinais diferentes pelo corpo)

Vou eliminando os itens nessa ordem e tem dado certo. Acredito que, se eu tiver checado tudo isso, e mesmo assim ele continuar chorando, talvez seja um motivo para ir ao pronto-socorro, mas ainda não aconteceu (ainda bem).

* Se eu já tiver feito todo o ritual de colocá-lo para dormir (acalmar, dar a chupeta, enrolar na manta, fazer “shhhhh”, dar tapinhas nas costas, colocar no berço) e mesmo assim ele continua com os olhos abertos, olhando tudo ao redor, eu simplesmente coloco a minha mão sobre os seus olhos (a uns 3cm do rosto dele, é claro), para tampar a sua visão. Às vezes, ele simplesmente não consegue fechar os olhos e dormir porque está superestimulado pela visão. Essa técnica resolve legal. O segredo é ficar com a mão assim até ele 1) parar de se remexer na manta, 2) soltar a chupeta e não esboçar nenhuma reação e 3) dar o segundo suspiro. Quando isso acontece, eu sei que ele vai dormir bem (mas há exceções, claro!).

* Uma dica que procuro seguir e reforço pra vocês é: faça a coisa certa desde a primeira vez, para não ter que refazer. Isso inclui enrolar a manta direitinho, ter paciência na hora de colocá-lo para dormir, acordá-lo enquanto ele mama, essas coisas. Tem que ter paciência, não existe outra forma. Porque, se você fizer de qualquer jeito, ou com pressa, só vai perder tempo, pois terá que refazer tudo do início.

This entry was posted in Choro, Enxoval, Fraldas, Produtinhos, RN, Sono. Bookmark the permalink.

8 Responses to Serviço de utilidade pública – parte II.

  1. Ana says:

    Ola, Thais, td bem?Estou adorando ler as suas dias. Pra mim ainda falta um tempão p/ eu colocar em prática, pois estou de 14 semanas, mas mesmo assim, informação nunca é demais, não é?Obrigada por compartilhar conosco sua experiencia de mamae nova. E desde já, um ótimo 1º dia das mães!

  2. Thais….Otimas dicas também estou amandooooooooo…O Pedro já tem 7 anos e nem lembro mais como foi..kkkbjos em vc e no lindíssimo Paul!

  3. Roberta says:

    Olá Thais, tb adoro suas dicas. Pelo visto vc tá seguindo as orientações da Encantadora de Bebês. Eu comprei o livro rosa, mas to pesando em comprar o azul tb… pq ouvi dizer q o azul é mais detalhado para essa fase inicial. Qual vc tem?Beijos para vc e para o Paul, que é um gantinho!Ah, FELIZ DIA DAS MÃES (não sei se acessarei no domingo)

  4. Cynthia says:

    Gostei da dica para diminuir o estimulo visual, ainda não fiz vou experimentar kk Bjs Cy

  5. Fabiana says:

    Pra quem tem um bebê há 3 semanas, vc está indo suuuper bem. Parabéns.

  6. Thais says:

    roberta, o livro rosa é continuação do livro azul. eu já li os dois, mas são livros de cabeceira, pra reler sempre. =)

  7. Cynthia says:

    Feliz dia das mães! Bjs Cy

  8. Roberta says:

    Obrigada pelo esclarecimento, vou comprar o azul… Bjos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s