Consulta no pediatra e a volta do complemento.

Estou muito chateada, e não só frustrada, por não estar conseguindo sustentar o meu filho.

Hoje tivemos consulta no pediatra. Eu gostei bastante dele. Voltaremos na segunda-feira para pesar o Paul de novo.

Paul continua medindo 52cm e está pesando 3080g, ou seja, engordou pouco mais de 100g em duas semanas. O médico pediu para complementarmos com NAM 1, depois de cada mamada. A ideia é não desmamá-lo, por isso preciso amamentar antes, mas é óbvio que a minha produção de leite vai cair. Fazer o quê.

Contei que o Nestogeno tinha feito mal, e ele fez a maior cara de tipo “quem em sã consciência pediu pra dar Nestogeno em vez de NAM?”.

Acredito que ele tenha pedido pra complementar e voltarmos segunda-feira para verificar se o problema é realmente o leite. Se ele engordar, o problema era o meu leite, então. Se não engordar, pode ser outra coisa, então vamos verificar. Gostei disso porque o normal seria ele pedir para voltarmos só depois de um mês. E sei lá, sabe quando você gosta da cara da pessoa? Eu gostei dele.

Fico chateada porque o leite materno é tão importante, e o leite artificial faz tão mal para os bebês novinhos, mas é o único jeito (por enquanto) de fazer o Paul engordar, então obviamente temos que fazer o que for melhor para ele. E a ideia é complementar até ele atingir o peso ideal e, de lá em diante, ficar só com o leite materno novamente.

Era para ele estar pesando mais ou menos 3600g. Me dá um aperto enorme no coração saber que ele não estava sendo sustentado como deveria. E vocês vêem, aumentei a frequência de mamadas, aumentei o tempo, deixando em livre-demanda, e nada. Mas bom, veremos na segunda-feira se o problema era mesmo o meu leite. Por enquanto, vamos fazer o que o médico pediu e simplesmente aguardar.

Outras recomendações:

* Também perguntei sobre cuidados com o pipizinho, e ele disse que não é necessário fazer absolutamente nada, e que puxar para lavar pode machucá-lo (ainda bem que eu não tinha feito nada, e já achava que não deveria mesmo).

* Pediu para tomar a segunda dose da vacina da hepatite B quando completar 1 mês de vida mesmo, e não 2, como a enfermeira anotou na caderneta da maternidade – e eu bem desconfiava que estava errado.

* Disse que só devemos sair de casa com ele quando ele estiver próximo de completar 2 meses. Se possível, esperar as vacinas dos 2 meses.

* Banho de sol, só com mais de 1 mês de vida. Ele disse que pode até fazer mal ele tomar sol assim pequenininho como está.

* Passou uma vitamina chamada Adtil, que ele deve tomar todos os dias até completar 1 ano. Parece que todos os bebês tomam isso e é normal.

Já a experiência de hoje:

Chegando aqui, Paul chorou querendo mamar. Dei o peito durante um tempão e depois fui complementar com o NAM. O médico pediu pra dar 100ml a cada mamada, o que eu acho absurdo. Fizemos 50ml e o Paul não aguentou tomar tudo. Tomou uns 40ml e travou a boca, ficou estufado, tipo quando a gente come uma baita de uma feijoada, sabe? Ele sempre fica assim quando mama leite artificial. Dá dó. Falei pro Anderson que vale a pena fazermos a coisa gradualmente, até ele conseguir ingerir tudo. Demos bem devagarzinho, para ele não passar mal. Ele não golfou e depois caiu no sono. Vamos ver.

This entry was posted in Alimentação, Amamentação, Pediatra, RN. Bookmark the permalink.

11 Responses to Consulta no pediatra e a volta do complemento.

  1. Fabiana says:

    OLá Thais. Em primeiro lugar, não fique tão mal por estar entrando com LA. Vc não será a primeira nem a última mamãe a ter que oferecer LA ao bebê tão novinho.Frustada? Sim…vc tem esse direito, afinal assim como eu e tantas outras mamães, sonhou em amamentar seu rebenho com seu leite. Chore se quiser e alivie seu coração. Mas respire fundo e continue: o melhor agora é fazer o bebezinho ganhar peso.100ml é realmente muito pra começo. Comece com 30… 60… e sim: ele vai ficar mega satisfeito, pesado, e em seguida vai dormir anestesiado. Mas acredite: tudo isso vai valer a pena daqui a pouco qdo vc começar a ver a balança aumentar e as primeiras dobrinhas aparecer.Como sei td isso? Laurinha passou exatamente por isso e eu tb. Chorei.. me frustei… e hoje, 2 meses depois de entrar com LA, Laura ainda mama no peito. Pouco, mas mama. É um momento de carinho entre eu e ela.Por isso, acalme seu coração e pense no Paul. Vai valer a pena.Bjão grande.Fá.

  2. Raquel says:

    Oi Tha!!!Realmente é assim… a gente tem que dançar conforme a música! Não existe regra e nem livro nenhum no mundo que ensine ou lhe diga como vai ser entre vc e o seu filho, e só vc vai saber, vivendo esse lindo e louco aprendizado, cheio de amor envolvido… E tenha certeza plena de que vc será a melhor mãe que ele já quis ter na vida toda! Adorei o comment da menina acima e faço dela as minhas palavras, pq tb passei exatamente igual ao que ela passou e ao que vc tá passando… Manu engordou 100g em 1 mês e aí comecei a complementar (aqui a pedi receitou o Aptamil)… chorei lytros, mas qdo vi ela engordando e se acalmando, a frustração foi embora rapidinho!!! Aqui eu tb fazia assim… dava 30ml… se ela mamasse tudo, na próxima mamada eu fazia 60ml… sempre aumentava 30ml, toda vez que ela deixava a mamadeira vazia… e assim foi indo!!! Seu Paul é lindo de viver! VIVA!!!!!!!!! beijão!

  3. Amanda says:

    Não tenho experiência prática no assunto,mas fica aqui todas as minhas energias positivas para q dê tudo certinho para vcs!! Bjs

  4. Cacau says:

    Oi Thais a questão pipi e vacina é tudo dificil sempre um médico/enfermeira fala uma coisa e o pediatra fala outra, no caso do Gui as enfermeiras pediram para dar a 2ºdose da HepatiteB em 1semana, pode? E a primeira pediatra pediu para empurrar a carne do pipizinho, pode? Agora que o Gui tem pediatra vou fazer uma agenda e anotar todas as dúvidas para que nas consultas não escapar nada, dá um branco nas consultas que nem sei. Que bom que está bem e seu filhote também. bjs, Cacau

  5. Ei Flooooooooor!Fique com seu coração acalmado! Cada um é cd um, vc não vai deixar de ser mãe por causa do LA! Olha, eu fiz o seguinte, num determinado momento eu tirava o meu leite e armazenava, pois tb tive q dar o complemento.Comecei com o NAN, travou o intestino dele, fique atenta. Passei pro Similac q tá até hj!O LM dei até os 4 meses, depois secou de vez…e olha o JP como tá bem! Tha, vc é a mãe do Paul! COm LM ou LA, o que importa é vcs estarem bem, veja qtos depoimentos tem de gente com problemas na amamentação, e amioria dos bb's, tão lindos e fortes! O Paulzinho vai ficar bem!Estamos sempre aqui vi!?!?!?S2juju e jp

  6. Thais, vc me seguia no blog da gravidez, agora to com outro…Primeiro parabéns pelo Paul!Segundo: adorei teus posts de utilidade publica…tb to fazendo no meu.Terceiro: entendo seu sentimento. Miguel tomou complemento nos 5 primeiros dias de vida, e por NEGLIGENCIA da equipe do hospital: meus peitos jorravam leite!Ele vai ganhar peso e vc vai voltar com a amamentação exclusiva, vc vai ver…to torcendo!BeijosAh, 100 ml é MUITA coisa!!!! Meu filho tem dois meses, 5,5 kg e mama 150 ml (no caso, é leite marterno, quando preciso sair). Qdo ele tomava L.A era 50 ml (sem o peito hein?) e ele nasceu com 3,3 kg! Continue dando pouco mesmo…

  7. Não fique chateada com isso…estou na mesma, porém estou dando complemento porque não tenho muio leite, ele mama os dois e ainda fica com fome e chorando… queria tanto amamentar exclusivamente no seio, já chorei e ainda choro muito quando tenho que preparar o complemento, ou quando vejo ele berrando de prisão de ventre, pois sei que o leite prende o intestino dele…mas o importante é ver nosso filho crescendo e se desenvolvendo…bjus

  8. Thais Bessa says:

    Oi Thais, o Paul está muito gatinho, parabéns! Sobre o LA, não se martirize, LA não é veneno, tem todos os nutrientes. Óbvio que não substitui o LM, mas não é algo ruim, não, não faz mal. Eu semprei dei uma mamadeira noturna de LA para a Bebella, por várias razões que não tinham nada a ver com falta de LM ou ela não estar ganhando peso, mas para acostumá-la com mamadeira para o futuro, fazê-la dormir melhor e o pai poder participar mais da alimentação (tem um post sobre isso no meu blog).Ela sempre se beu com Nestogeno, isso vai de corpo para corpo. Agora está no Aptamil e tb deu certo. Isso é meio que no erro/acerto mesmo. Duas coisas: procure uma mamdeira beeeem boa, para evitar a rejeição do peito.Eu dou uma que é muito boa, que só vende aqui. Está no post "Mamdeirão" do mu blog. Se vc quiser posso mandar uma pra vc daqui. Outra coisa: 100 ml me parece exagerado, ainda mais como complemento. A Bebella com menos de um mês mamava 60 ml (e não como complemento) e ela é MUITO gulosa, sempre esteve no peso certinho pra idade. Hoje em dia ela mama 90ml nessa mamada noturna, as vezes, quando tem muita fome, mama 120ml.Bjos

  9. Thaís, passa o contato desse pediatra para mim??Bjos

  10. Cynthia says:

    Oi Thais, coloquei links lá no efamily sobre uma sonda que minha amiga usou para dar LA junto com LM e continuar estimulando a produção. Dá uma olhada lá no nosso topico de abril. Bjs Cy

  11. Thais says:

    obrigada, vocês me ajudam pra caramba!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s