Hora do banho.

Agora que o frio está chegando de verdade, dá um pouco de dó de dar banho no Paul, porque ele fica com os pézinhos tão gelados, awn. Então eu bolei todo um esquema para fazer isso e gostaria de compartilhar com vocês.

Em primeiro lugar, fecho todo o quarto (porta e janela) cerca de 1h antes, para evitar a corrente de ar. Deixo a tv ligada, porque ela esquenta o quarto inteiro. Separo duas seções no quarto: a do banho, propriamente dita, e a do trocador. Tenho um trocador avulso que deixo dentro do berço, e é lá que eu o troco depois do banho (mais quentinho que o trocador da banheira, e dá pra deixar mais coisas ao redor).

Na seção da banheira, deixo shampoo e sabonete líquido. Não uso nada além disso no banho dele, por enquanto. Além da banheira, fica ali o balde (para trazer a água), um avental plastificado e uma fralda grande e macia. Uma amiga minha me zoou no Orkut porque eu dou banho de avental, mas vou explicar o motivo: quando eu o tiro da banheira, já deixo a toalha-fralda aberta no meu peito, para que eu possa abraçá-lo sem que ele pegue qualquer friagem quando sai do banho. Mas toda vez que faço isso ele chega encharcado em meus braços, molhando toda a minha roupa. Com o avental, é problema resolvido.

Ainda não uso toalha normal para enxugá-lo porque a pele dele é muito fininha e sensível. Na casa da minha sogra, tentei usar e ele ficou com umas bolinhas, de agressão à pele mesmo, então agora só enxugo com fralda de algodão. Mas não vejo a hora de usar a toalha-poncho que a Cibele deu de presente, nhon-nhon. ❤

Na seção do trocador, que deixo dentro do berço, com a grade abaixada, fica o seguinte: trocador plastificado, uma segunda toalha-fralda em cima dele, aberta, a roupinha que ele vai usar depois, algodão, água quente, cotonete, hidratante, pomada para assaduras, fralda, colônia e escovinha de cabelo. Eu o coloco ali antes do banho para limpar o bumbum e garantir que ele não entre tocando o terror na água da banheira. Tiro a roupinha dele com calma e o levo para a banheira. Vale lembrar que, antes de pegá-lo para tirar a roupa etc, eu encho a banheira com água quente do chuveiro, craro.

Pode deixar, já arranquei a etiqueta do avental. (toc)

Eu deixo-o enrolado na toalha-fralda e primeiro lavo a cabecinha, para ele não ficar com frio. O que acontece é que nós perdemos a maior parte do calor do nosso corpo pela cabeça, então lavo-a primeiro, seco bonitinho, e só depois deixo ele peladão pra dar o banho em si, para ele não pegar friagem.

A banheira que nós compramos já vem com um assento de plástico dentro super útil, que é para ser usado com bebês pequenos, mas esse assento também é vendido separadamente. Uma alternativa a ele é uma redinha que também é vendida avulsa.

O importante na hora do banho é nunca deixar de jogar água no peito dele, para ele não ficar com frio. Tem gente que coloca uma fraldinha molhada quente ali, mas eu acho pouco prático.

A primeira coisa que eu faço é limpar o rostinho dele enquanto a água está limpa e sem sabão. Depois, vou descendo. Tudo tem que ser feito muito rápido porque quanto mais tempo exposto, mais friagem ele toma.

Depois de limpá-lo direitinho, abro a toalha-fralda no meu peito e o enrolo rapidamente nela, levando-o ao trocador do berço, que já tem estrategicamente a outra fralda colocada em cima, que vou usar para tampar a cabeça, os pés e o que mais puder ficar descoberto enquanto eu o enxugo. A chupeta dá um help nessa hora, porque o deixa mais calmo.

Deixo a fralda de pano sobre o seu corpo, passo a pomada e já coloco a fralda descartável. Se ele estiver ok, passo um pouco de hidratante nas pernas e barriga (nunca nas mãos, que vão direto pra boca), mas se estiver muito frio eu deixo pra lá. Em seguida, ponho as meias nos pés dele, para não ficarem geladinhos. Então cubro a parte de baixo com a fralda de pano para colocar o body. Vale lembrar da importância de enxugar direitinho cada dobrinha do bebê, para ele não ter fungos. Um lugar que fica bem úmido é a nuca dele, porque é difícil mesmo de enxugar, mas tem que lembrar sempre.

Já com o body, coloco a calça e enxugo as orelhinhas com o cotonete, só por fora. Pego-o no colo para pentear seus cabelos e, nesse meio-tempo, já tiro as toalhas úmidas do trocador e abro o macacão em cima, para colocá-lo deitado depois de penteado.

Passo os pés, as mãos, fecho e pronto, está quentinho. Daí eu passo um pouco de colônia nas minhas mãos, esfrego e passo na roupinha dele, pra ficar bem cheiroso. Nunca passo a colônia diretamente na pele dele. Nem sempre eu coloco o macacão, a não ser que esteja muito frio mesmo. Não gosto de agitá-lo muito por causa do refluxo. Geralmente coloco só o body e a calça e o enrolo na mantinha de lã durante um tempo.

Depois disso, é só esvaziar a banheira e manter a porta e a janela fechadas, para ele não pegar nenhum vento sequer. Separo a roupinha suja, guardo tudo, e enquanto isso ele fica tranquilão lá no berço, só conferindo o movimento. Eu fico trocando uma ideia com ele nesse meio-tempo, explicando o que eu estou fazendo. Ele fica mais calmo quando ouve a minha voz, porque sabe que eu estou por perto.

A melhor coisa é terminar de organizar tudo, sentar com ele tranquilamente na cama e dar de mamar. Ele curte o leitinho um pouco e capota em 3-2-1. Coloco-o no berço e deixo a sonequinha durar mais que o normal (geralmente umas 2h), porque ele descansa super bem.

Geralmente, dou o banho entre meio-dia e 14h, que é, teoricamente, o horário mais quente do dia. Nos dias mais frios, certamente vou dar mais banhos de balde nele, porque o corpo fica inteiro imerso e ele fica mais quentinho.

Quando o inverno chegar forte, não vou dar banho todos os dias. Nos países mais frios, é normal. Enquanto a criança não vai no chão, não tem necessidade de dar banho todos os dias. Claro que, se rolou um cocô explosivo, nem existe opção. Mas não compensa dar banho se ela ficou só no xixi. É só limpar direitinho a cada troca de fralda.

É isso aí! Todo esse processo leva em torno de meia hora e tem dado certo pra gente. Ele adora tomar banho!

Advertisements
This entry was posted in Banho, RN. Bookmark the permalink.

11 Responses to Hora do banho.

  1. Gostei muito das suas ideias!O seu filhote é lindo, lindo, lindo!Um beijo pra voçê e outro para ele!

  2. Din says:

    Engraçado, tenho esse mesmo encosto e nunca consegui usar, acho que ele fica meio solto, sei lá, prefiro apoiá-lo no meu braço mesmo. Parabéns, você está se saindo super bem!

  3. Ah que máximo essas dicas…o Bryan odeia a hora do banho…rsrs, quem dá é minha mãe, porque ainda não tenho coragem de segurá-lo (e minha mãe odeia o assento que veio na banheira, vê se pode, prefere segurar. Mas vou providenciar a redinha, parece mais prática). O pézinho dele chega a ficar roxo quando sai do banho, me dá uma agonia, porque ele chora o banho inteiro, só acalma quando vai pro peito..rsrsrsNo frio que está aqui no Rio tenho dado banho de gato nele dia sim e dia não…kkkkkkkQuem dera o Bryan pegar a chupetinha depois do banho, ele não pega de jeito nenhum e nem fica quietinho como o Paul…Que lindinho ele com a chupeta…bjs

  4. ღ Keka ღ says:

    Que beleza de dicas e como ele cresceu já! Linda foto dele com a chupeta realmente. Adorei suas dicas prinmcipalmente a do avental, vou providenciar a redinha, acho prática!Parabéns viu, seu pequeno rockeiro está super bem!

  5. Cibele says:

    powdeponcho.org!!!!

  6. Adoro suas dicas sempre muito úteis!!Ainda não comprei a banheira (único item que falta). No meu caso não caberá essa com trocador em cima, mas como tenho o trocador do berço, acho que não terei problemas … rsBjos

  7. Thais excelente dicas como sempre 🙂 Obrigada por compartilhar suas descobertas e experiências conosco. Abraço em vc e no Paul claro!

  8. mamaedealice says:

    Thais, vc é muito mais organizada do que eu!!! Geralmente dou banho a noite, pra ela dormir melhor. Então esquento água e o quarto, encho o balde, separo o sabonete em barra e o shampoo e tb um copão com água pra enxaguar a cabecinha. Aqui no sul faz muito frio, então o banho no balde acaba sendo mais agradável pra ela. Antes de colocar ela no banho limpo bem, tiro restos de pomadas e tal… Na hora de sair do banho é q me atrapalho, às vezes ela faz xixi enquanto estou secando ou falta uma peça de roupa que eu queria colocar… Ah, seco bem as dobrinhas dela com o secador de cabelo, pra não ficar fazendo atrito e deixar bem sequinho. Alice adora o banho, nunca chora, e tb adora o trocador, por isso a hora do banho é super tranquila. Quanto ao LA, não se estresse tanto, o NAN é otimo tem ferro e se você ainda dá o peito ele recebe os anticorpos tb. Se ele tiver muito desconforto gástrico pode passar pro NAN Confort tb. Logo logo vai estar gordinho… No meu blog tem fotos do desenvolvimento da Alice, ela era super magrinha e agora tá uma gostosinha. Bj

  9. Thais says:

    din e jakinha, minha mãe também odeia o encosto, hehe. mas eu não o deixo sentado solto ali não, fico segurando o pescoço.

  10. Thais says:

    você, mamãe da alice, qual seu nome? seu blog é muito bacana. =)

  11. Amanda says:

    Adorei o post… heheheMinha amiga comprou um aquecedor q fica no quarto, assim ela usa tb nas horas de banho, diz q é muito bom, aqui tb é bem frio, e dá muita dó né?Bjs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s