4 semanas.

Ele completa 1 mês de vida sábado, 15 de maio.

Alimentação

* Desde segunda-feira estou complementando as mamadas com NAM 1. Ele está ok. Ontem teve cólica, mas não foi uma grande crise. Fiz massagem na barriga e o deixei de bruços no meu colo. Ele foi se acalmando bem aos pouquinhos, soltando punzinhos etc, hehe. Eu preciso simplesmente aceitar essa mudança na alimentação dele e fazer o melhor que eu puder para ele ficar bem. Ontem ele fez um super cocô que pegou até as meias dele, imaginem.

* Ele mama os dois peitos antes de tomar o NAM. Deixo ele mamando em cada um até ele largar fazendo biquinho. Quando ele termina de tomar o NAM, se quiser mamar mais, eu deixo. O bom é que continua estimulando a produção de leite.

* Fato: ele demora muito mais pra conseguir pegar o peito depois de começar a tomar complemento.

* A frequência das mamadas foi para 3 a 4 horas, quando antes era de 2 a 3 horas. Isso porque o leite artificial demora mais para ser digerido, então ele fica saciado durante mais tempo. Já tentei reduzir esse tempo para ele mamar mais no peito, mas ele não consegue, porque está satisfeito e sem fome. Sinceramente, se ele está bem, eu estou bem.

Atividades

* Por conta da mudança na alimentação, nossa rotina deu uma mudada e está mais ou menos assim:

00h30: mama / troca de fralda / dorme
03h30: acorda sozinho para mamar / troca de fralda (se for cocô ou estiver úmida, senão passa) / dorme
06h30: acorda sozinho para mamar / troca de fralda / dorme
09h30: acorda sozinho para mamar / troca de fralda (se for cocô ou estiver úmida, senão passa) / dorme
12h30: acorda sozinho para mamar / troca de fralda (ou banho, dependendo do estrago) / dorme
15h30: mama / banho (se não tomou antes) / fica bastante tempo acordado / dorme
19h30: acorda sozinho para mamar / troca de fralda / dorme
22h30: mama / troca de fralda / dorme

A acordada das 03h30 é de lei. Mas a verdade é que ele é um reloginho e sempre acorda na hora certinha que precisa mamar. Tanto que, se ele acorda antes, eu já sei que tem algo errado (fralda úmida, por exemplo). O fato de termos essa rotina me permite saber o que é a hora certa de cada coisa. Foi a melhor coisa que eu já aprendi sobre cuidados com bebês. Não sei como seria se fosse tudo meio caótico.

* Mesmo cortando as unhas, ele tem mania de agarrar o rosto e sempre se arranha. Desde os primeiros dias eu tenho que colocar umas meinhas nas mãos dele. Eu até tenho luvas, mas algumas não servem e outras ele arranca rapidinho, então tem que usar as meias mesmo. Coloco por cima da manga e as mãos dele também ficam quentinhas.

* Uso uma tesourinha para cortar as unhas dele. Não dá para cortar com o trim por enquanto porque elas são muito molinhas.

* Eu tinha escrito aqui que não compraria um móbile, pois achava parafernália desnecessária e queria fazer um eu mesma. Bom, eu até comecei a fazer, mas deixei para terminar naquela semana do parto e, com a morte do meu pai, nem consegui pensar nisso. Então veio o parto, o pós-parto, a mudança repentina e o móbile ficou esquecido lá na casa da minha mãe. Como eu queria ter um atrativo para ele no berço, juntei meus trocados e fui até a Alô Bebê comprar o móbile mais baratinho que tivesse na loja. Encontrei um bem bonitinho e que, além de tudo, é musical. Gente, ele ficou hipnotizado! Adora olhar os bichinhos e entra em alfa quando escuta a musiquinha (de ninar, tipo caixinha de música). Nem lembrei do dinheiro quando vi aquela carinha dele toda fofa olhando para o treco. Como vocês podem ver pela foto abaixo, escolhi os tecidos verdes para o protetor de berço, mas estou devendo um post sobre todo o enxoval, que (prometo) farei em breve.

* Agora ele olha e presta atenção em tudo, não só no rosto de quem está perto. É um fofo.

* Tive uma péssima experiência com as fraldas Pom Pom (as do pacote amarelo): vazam toda vez que ele faz xixi e eu preciso trocar a roupa inteira (dá-lhe lavanderia). Além disso, o adesivo perde a cola, se preciso ajustar a fralda, o que me levou a comprar uma fita crepe. Pra finalizar, ele voltou a ter assaduras depois que comecei a usar essa marca. Ainda faltam umas 8 para acabar o pacote, mas já me disseram que a Pom Pom Top Confort é melhor, então vou fazer o teste e depois conto aqui. Por enquanto, de todas as fraldas que eu já experimentei, só a Pampers não vazou. Ainda não experimentei a Johnson & Johnson porque ela é muito cavada e vou deixar para usar mais pra frente.

* Desnecessário dizer, mas ele adora música.

Sono

* Parei de enrolá-lo em uma manta para dormir. Antes ele ficava com os braços e pernas frenéticos, mas agora (talvez por causa do frio), isso não acontece mais. É só chegar a hora de dormir que ele vai pegando no sono aos poucos. Claro que tem momentos do dia em que ele demora quase 2h pra pegar no sono, mas na maioria das vezes demora bem pouquinho. Não dá para enrolá-lo porque ele fica muito nervoso. A técnica do “shhhh” também foi abortada pelo mesmo motivo. Percebi que quanto mais natural forem as coisas, mais fáceis elas ficam.

* Ele dormiu alguns dias na cama com a gente, o que resultou em extremo desconforto físico depois de algumas noites. Então terça nós o colocamos para dormir no berço e ele não reclamou nadinha – é um anjo. Levantamos mais vezes para ver se ele está bem, se golfou, se o cobertor está na cara etc, mas pelo menos conseguimos dormir melhor.

* Isso não impede de, nas mamadas da manhã, eu trazê-lo para mamar na cama, comigo deitada, agarradinha à ele. É muito gostoso. Ele também adora, porque está frio e fica pertinho de mim. Eu levanto para trocá-lo enquanto o papai prepara o NAM, então ele toma o leitinho, fica no colinho até arrotar e depois dorme de novo. Eu acho bacana fazer isso e espero que ele sempre venha para a nossa cama de manhã, mesmo maiorzinho. ❤

* Ele começou a resmungar mais dormindo depois que começou a tomar o NAM, acredito que pelo desconforto dos gases etc. Sempre que dá, eu faço uma massagenzinha em sentido horário na barriga dele, ou então o coloco dormindo de bruços no meu colo, pra ele ficar com a barriga quentinha. É bom porque o acalma e ele fica junto comigo.

Eu

* Ainda estou usando a cinta pós-parto, apesar de achar que ela está mais larga no momento. Vontade de mandar ajustar: nula. Ela incomoda demais e é uma coisa puramente estética. Foi útil no começo para segurar os pontos da cesárea, mas agora ela mais atrapalha do que ajuda, porque amamentar com ela prende até a minha respiração. Bom, continuo usando diariamente, menos de madrugada (me permito um conforto maior para conseguir pegar no sono de forma mais fácil).

* Estou dormindo melhor, apesar de ainda ter aqueles dias em que não consigo dormir nada e fico de mau-humor. Geralmente durmo bem nos ciclos das 03h30 e 06h30.

* Uma vez por semana, saio sozinha para algum lugar. Faz muita diferença. Ande fica com o Paul e eu vou fazer alguma coisa na rua enquanto ele está dormindo. Nessa semana que passou eu fui até a Alô Bebê. É muito frustrante não poder sair sempre que quiser, mas sei que é só uma fase. Não que eu queira realmente sair, mas a ideia de não poder é que me dá aflição (e acho que em todas as mães).

This entry was posted in 1 mês, Semana a Semana. Bookmark the permalink.

12 Responses to 4 semanas.

  1. mamaedealice says:

    Menina, cada vez que venho aqui fico passada com a sua organização, inveja branca sabe?Eu sou a Ana, @euanitabanana no tuí, prazer! e volte sempre lá no blog!Nunca consegui fazer uma rotina pra Alice, ela mama em livre demanda agora já espaçou bastante as mamadas. Dia 24 volto a trabalhar e acho q vou ter que definir alguns horários pra ela, por exemplo a hora de dar a vitamina e o sulfato ferroso (confesso que esqueço).Como vc escreveu, eu senti muita falta de sair de casa no início, então qualquer saidinha me divertia! Depois qdo o Paul já estiver um pouco maior vc leva ele junto!E ficou muito lindo o seu protetor de berço! Adoro estampa de bolinhas…Bj

  2. Din says:

    Oi querida, fico impressionada em como você tem tempo de vir aqui e atualizar seu blog de forma tão organizada… Está tudo tão lindo! Ah… Uma dica, não cheguei a experimentar a marca Pom pom, mas todas as fraldas Johnson´s que eu usei vazaram terrivelmente, de ter que trocar tudo… Se você tiver oportunidade, troca o pacote que você disse que tem, ou deixa para usar quando vc sabe que vai logo trocar, tipo durante o dia. Meu pequeno também começou com complemento pequeno, mas pq ele não posicionava a língua corretamente no bico do peito, então não pegava o leite gordo. Agora que ele está com quatro meses e meio está largando o peito, mas eu ainda tiro meu leite com uma bomba e tomo um remedinho que estimula a produção, chama equilid.Eu lembro que no começo mesmo uma ida no supermercado já era um acontecimento na minha vida… rsrsrsrsrs, mas agora eu carrego a cria para todo lado, desde 1 mês ele já sai comigo, foi para shopping, para a Alô Bebê, para o supermercado, é um trabalhão, mas vale a pena sair um pouco e ver pessoas diferentes… Beijos!

  3. Fabiana says:

    O bom de ficar em casa foi que minha fatura do cartão de crédito diminuiu absurdamente. Rsrsrsrsrs. Não saia, não gastava ;-)Bjos.

  4. Thais says:

    meninas, não se enganem, esse post é escrito de pouco em pouco durante toda a semana, por isso tem tanta coisa. =)

  5. Bia says:

    to adorando seu blg

  6. olá thais, seu blog é um primor. ando copiando umas dicas para quando minha prima-irmã tiver bebê (com os devidos créditos!)… é que como já estou na segunda viagem já tenho as minhas manias (muitas combinam com o que você tem escrito aqui) e não tenho gana para ser tão organizada… mas você escreve de maneira tão didática que ajudará a muitas mães!abraços,mariana

  7. own, o Paul é uma lindeza de menino!! Muito gotoso…e que dedinho enormes que ele tem *_* gente, eu tinha reparado na outra foto dele segurando a chupeta…que nem o Bryan, o pai aqui fica dizendo que ele já nasceu com dedo de artista,e que vai tocar guitarra ou baixo com certeza (inclusive ele já até disse que o nosso baixo e nossa guitarra será dele)ainda não tive coragem de cortar a unha dele , sou muito medrosa, por isso luvas pra que te quero, ele não fica sem, já que adora se arranhar.BjosE que bom que o Paul tem seguido uma rotina né…aqui todo dia muda, mas hoje, pasmei quando o guri resolveu dormir 5 horas seguidas, fiquei até com medo, toda hora olhava pra ver se ele estava bem!!Tmb depois de mamar 30 minutos em cada seio ainda tomou 120 mL de LA e só depois de tanto ninar ele dormiu o sono dos anjos!!

  8. ღ Keka ღ says:

    Tudo é adaptação mesmo e você está se saindo super bem! Acho que vou comprar um móbile quando o Arthur nascer e colocar muuuito rck n´roll hehehehe

  9. says:

    aii amei as dicas do banho a Malú abre o berreiro tadinha pra tomar banhu vou tentar do seu modo pra ver o q acontece, e nos dias d mto frio q eu naum dou banho eu uso um lencinho da natura o BANHO DE GATo, é mto macio e cheirosinhu ela adora e limpa e hidrata bem ^^

  10. Michelle says:

    Oi Thais! Adorei as dicas de banho no post passado! E é bom saber sobre as fraldas Pom Pom. Tenho uma amiga que quando falo da Pampers torce o nariz e diz que só a Pom Pom deu certo pra ela. Eu ainda acho que a fralda que menos dáo problema é a Pampers TC mesmo.E tbm anotei a dica sobre a pomada. Só tinha Dermodex, mas comprei uma Hipoglos Amendoas pro caso de uma emergência.O Paul está cada vez mais lindo, parabéns!!! =)

  11. Estou chegando as 04 semanas com o Lucas! Gosto de vir aqui no seu blog e ler sobre cada semana do Paul. Você escreve muito bem!Também sinto que nem você sobre não poder sair na hora que quiser. Fico um pouco mal. E também quando saio, fico cheia de preocupações estando com ele ou não. Não vejo a hora de poder sair com ele de forma natural (sem me preocupar com a rotina dele). Uma coisa que notei neste post é que você ainda não usava o EASY né? Seguia a rotina dele né? Beijo!

  12. Thais says:

    Oi Carlinha, obrigada por sempre estar por aqui. Vamos trocando experiências, né? =)Eu já seguia o EASY com 4 semanas. Vou dar uma revisada no blog pra ver exatamente quando foi, mas foi quando chegamos em casa (passei um tempo do pós-parto na casa da minha sogra e lá o EASY não tinha como existir). Mas não dava mamada dos sonhos etc.

Leave a Reply

