5 semanas.

Dá pra acreditar que já estamos no final de maio? Esse mês voou!

Alimentação

* A grande descoberta da vez:


Mamadeira Dr. Browns (link)

Eu estava dando o NAM com uma chuquinha e o Paul estava até tendo dificuldade em pegar o peito, o que é frustrante. Então li na internet algumas pessoas recomendando essa mamadeira e ela é supimpa. Motivos: a) o bico é ortodôntico (no site a informação está errada, pois na embalagem diz que é), b) ela tem um sistema para ele não chupar ar (que diminui as cólicas e gases) e c) o furinho dela é minúsculo, o que faz com que ele tenha que sugar com mais força para tomar o leite. O resultado é que ele voltou a pegar no peito normalmente e com uma facilidade maior que antes, além de ter diminuído o número de vômitos, porque engole com menos facilidade o leite. Com a chuquinha, ele devia engolir um monte de uma vez, o que levava ao võmito, mesmo ele arrotando. Claro que ele continua golfando, mas isso é normal em bebês, ainda mais com refluxo, como ele, mas diminuiu pra caramba. Acho até que está em um nível normal de regurgitação.

* Meu leite não diminuiu. Pelo contrário: continua vazando de noite, e se passa do horário dele mamar, sinto um formigamento muito forte e começa a vazar. Quando aperto, sai bastante leite. Deixo o Paul esvaziar os dois seios e só depois dou o complemento. Tem dado certo assim. Uma coisa engraçada do “vazamento noturno de leite” é que, se eu durmo de lado, o peito que ficou pra baixo fica meio “amassadinho” pelo colchão e vaza que é uma beleza. Acordo em uma poça (gelada, no frio).

* Se dou só o leite do peito (já fiz uns testes), ele fica com fome. Fica inquieto, demora pra dormir etc. Se dorme, acorda depois de 1h chorando. Então ele precisa do complemento sim. Está bebendo cerca de 90ml já. Sempre fazemos 90ml. Às vezes ele bebe só 60ml, ou até menos. Não forço a barra e deixo ele beber o quanto ele quiser. Depois da consulta terça, estou pegando mais leve, pois sei que ele está ganhando peso normalmente agora.

* Faço ele arrotar várias vezes enquanto está mamando e tomando o leite na mamadeira. Isso evita que ele regurgite tudo de uma vez no super arroto final. Se eu vejo que ele está se contorcendo, já coloco pra arrotar, e geralmente dá certo. Ele fica todo nervosinho quando não está na hora de arrotar e eu o coloco no ombro. Então volto, dou a mamadeira e, se ele começa a se contorcer, ‘bora arrotar. Nunca pensei que ficaria tão aliviada ao ouvir um arroto. Bom, pelo menos até ele virar pré-adolescente.

Atividades

* Ele tem ficado mais tempo acordado depois das mamadas, o que é uma graça. Não vemos a hora de ele dar o primeiro sorriso. Às vezes ele esboça uma risadinha, mas ainda não aconteceu. Eu acho que vai ser logo logo.

* Depois do fracasso das fraldas Pom Pom, voltei a usar fraldas Pampers RN. Elas são para bebês de até 4,5kg e ele ainda está longe desse peso, mas já está justinha nas pernas. Por isso, compramos a Pampers XP, que é um meio-termo entre a RN e a P, e ela é a que estamos usando agora. Portanto, para servir como referência, usei a RN durante 1 mês, praticamente. Se tem algo que eu tenho birra, é de gente que diz que “quase não usa RN, perde tudo rápido”. Taí a prova de como as coisas não podem ser generalizadas.

* A frequência de lavagem das roupinhas dele é de dois em dois dias. Se deixo três, fica muita roupa acumulada. Quer dizer, essa era a frequência enquanto eu estava usando as fraldas Pom Pom. Com as fraldas da Pampers, suja menos roupa, mas mesmo assim prefiro lavar nesse período, pra ficar organizado e como hábito.

Sono

* Quando ele era menorzinho, pegava no sono mais fácil, eu acho. Não sei se é só impressão, mas parece que sim. É que quando estamos cansados, tudo parece mais difícil. Também penso que, recém-nascido, ele dormia mais. Agora ele já é um mocinho com mais de 1 mês, hihi.

* Ele dorme bastantão de manhã, o que pra gente é muito bom, porque geralmente é o horário em que estamos exaustos. Ele mama às 6h30, daí dorme, depois mama de novo lá pelas 9h30 ou 10h, e acorda umas 13 ou 14h. Esse é o horário em que todos nós dormimos melhor. Quer dizer, enquanto o Anderson estiver de férias né, porque quando ele voltar a trabalhar vai voltar a ser cansativo. Tem que ficar forçando o horário de dormir etc.

* No entanto, dormir só quando o sono bate é a melhor coisa, porque durmo rápido e melhor. Não tem nada mais chatão do que deitar e se forçar a dormir “só porque o bebê está dormindo”. Pra mim, pelo menos, é estressante, e geralmente eu pego no sono 10 minutos antes de ele acordar, o que me deixa mais cansada ainda. Vale a pena esperar a próxima mamada e dormir com ele.

* Não conseguimos colocá-lo para dormir no berço durante a noite. Dá muito medo de ele vomitar e se engasgar. Não escutamos quando ele vomita ou regurgita, a não ser que ele esteja ao nosso lado. Que se dane se ele se acostumar a dormir na nossa cama – é o nosso filho. Anderson e eu estamos de comum acordo quanto a isso. “Em vez de um berço, devíamos ter comprado uma cama king-size” – foi a conclusão. E acordar me espreguiçando junto com ele é um dos melhores momentos do dia a dia.

Eu

* Já estou pensando em como será a minha volta ao trabalho. Até o final do ano, não vou arranjar um emprego fora, porque é o meu prazo, simplesmente. Já que eu tenho a imensa sorte de poder esperar e cuidar do Paul, é o que eu vou fazer. Em dezembro, ele estará com oito meses, já estará comendo direitinho, enfim, já dá para ele ficar em uma escolinha, ao menos teoricamente. E então eu vou procurar emprego. Já conversei com o Anderson sobre isso e esse emprego tem que ser muitíssimo bem escolhido, porque eu preciso ganhar suficientemente bem para colocá-lo em um bom berçário e também para compensar a canseira de trabalhar fora. Além do que, precisa ser satisfatório e estável. A pausa pela gravidez foi ótima porque quero mudar de setor, trabalhar com marketing de moda, e é isso o que eu vou procurar.

* Voltei a estudar para o concurso! Assim, de leve, mesmo porque não dá pra fazer muita coisa. Quero terminar meu livro de Direito Administrativo, depois passo para Constitucional, depois Eleitoral. Não dá pra alternar as matérias e acho que fazer um pouco é melhor do que nada, no momento. Estudando Adm. e Const. já dá pra prestar um monte de concursos aí pelo caminho. Quero o concurso do TRE, mas tem também outros bons em 2011.

* Quero muito ir na Galeria do Rock estampar alguns bodies com frases e imagenzinhas que eu tenho em mente desde a gravidez e não consegui fazer ainda. Só não sei quando vou conseguir ir até o centro da cidade.

* Também queria ir até o Brás comprar algumas coisinhas, especialmente um negócio que eu vi quando fui comprar meu enxoval lá, mas achei desnecessário: um saco de dormir para bebês. Trata-se de um casulinho forrado, bem quentinho, para bebês que costumam dormir com os braços de fora. Quando o frio apertar, vai ser bem útil, porque o Paul cobre a cabeça com o cobertor se eu coloco os braços dele embaixo das cobertas. ¬¬

* A reforma em casa continua parada. A arrumação do quarto que era do meu pai está caminhando a passos lentos, apesar de eu ter tirado uma boa parte das coisas daqui já. Sinceramente, no meu tempo livre, eu estou fazendo o seguinte: 1) dormindo, 2) trocando lixeiras, arrumando o trocador, sacudindo a roupa do berço e coisas relacionadas ao Paul, 3) estudando, 4) tomando banho, 5) lavando roupa, 6) preparando a comida e comendo, 7) postando na internet, essas coisas

* Não tenho a menor vontade de receber visitas ainda. Enquanto a casa estiver bagunçada com as coisas que eram do meu pai, nem tem condições. E eu sigo os horários do Paul, o que me impossibilita de dizer “venha em tal horário”. Como eu disse acima, quando ele está dormindo, eu tenho sempre muita coisa pra fazer, e não dá pra receber visitas por enquanto. A rotina é heavy-metal, gente. Vou adiando. Tenho certeza que chegará um momento quando tudo estará beeem ok, mas ainda não é a hora.

This entry was posted in 1 mês, Produtinhos, Semana a Semana. Bookmark the permalink.

7 Responses to 5 semanas.

  1. Patrícia says:

    Oi ThaisTinha visto já esta marca de mamadeiras, pq estou querendo comprar uma de vidro (e só achei deles)… Parece mesmo muito boa e agora com sua dica, vou comprar ela mesmo.A questão do RN tb me alivia bastante, pq comprei bastante coisa e vivem me dizendo que não usa. Tava com medo de perder sem usar.Tb vamos colocar o Raul no nosso quarto, do lado da nossa cama… To nem aí se acostumar, o importante mesmo é a gente ver que ele está bem… Concordo plenamente com vc. Tenho medo de dormir, acontecer alguma coisa e a gente não ver.O Paul está a cada dia mais fofo, com cara de "homem", de bravo..kkkkBjs.

  2. Oie Thais …que ótima essa dica da mamadeira …tava em duvida se comprava ou naum , mas vou comprar sim…e que delicia que é essa rotina com nossos bbs neh …Bjocas fikem com Deus….

  3. Din says:

    Oi, é essa marca que eu uso e eu continuo no peito depois de quase cinco meses de complemento. Gostei muito!

  4. Oi Thais! Adoro seus posts!1) A mamadeira Dr. Browns é tuudo de bom mesmo!Nao preciso dar L.A, mas a uso com meu leite ordenhado mesmo, quando preciso sair. Sempre tive medo do Miguel lagar o peito e ela dificulta isso;2)Coisas RN: Olha, nunca segui os conselhos do povo não e comprei um bocado de roupas RN. Usei por quase 1 mes e olha que meu filho nasceu com 3,300 kg! Agora fralda RN, realmente, nunca usou;3) A melhor fralda de todas ao meu ver é a PAMPERS!Maravilhosaaaa!Super confortável, não marca a pele do bebe, não vaza…a única comparável é a Turma da Mônica Soft Touch!A Pom Pom por incrivel que pareça eu gostei,o único problema dela comigo foi o que vc disse num post anterior, da colinha…se precisar reajustar ja era, perdeu a cola;4)Tá em livre demanda agora? Olha, eu li a encantadora de bebês e gostei muito, até tentei colocar em prática, mas vi que não era bem por aí. Só hj, com 2 meses e meio é que tenho uma rotina com o Miguel e mesmo assim, se ele quiser mamar antes ou depois do horario da rotina eu deixo…é ele quem manda!5)Concordo plenamente com o que vc falou sobre ele dormir com vcs! Incialmente o Miguel dormia no carrinho, ao meu lado, mas o carrinho ficou pequeno, rs…e aí ele começou a dormir com a gente na cama…que maravilha! Sou paranóica e ficava verificando a respiração dele toda hora e agora fico bem mais tranquila, ele mama e ja deita em seguida, do meu ladinho. Te digo que ele ate passou a acordar menos depois que dorme com a gente. E há já dorme a noite inteira há duas noites. Tambem não me importo se ele ficar "mal acostumado". Ele vai crescer e vai chegar o dia que não vai mais querer viver grudado conosco, entao quero mais é aproveitar e vai dormir com a gente até quando quiser.Digo que o sling e a cama king-size estão no topo das minhas melhores aquisições! heheheBeijo no fofinho do Paul!

  5. Di says:

    Oi Thais, essa mamadeira é otima né? Uso ate hoje com a Beca, e agora com 7 pra 8 meses tem vezes que ela nem precisa arrotar, por que não engole ar e o sistema digestivo ja funciona bem o suficente pra não produzir mais tantos gases com o leite. ^^ Ta ai, ocê ta certa nessas questões que colcou, das visitas, horarios e ate do Paul dormir ou não com vocês na cama (ainda mais no frio). O importante é você e o Ande se sentirem a vontade, confiantes e felizes pra cuidsar do Paul da melhor forma pra todos vocês. 🙂

  6. Geovanna says:

    Tbm me indicaram essa mamadeira… disseram ser otima… Na verdade me indicaram esta ou da Avent q tbm é igual a esta… as mesmas funções… Depois coloca umas fotinhas dela aberta, mostrando o bico e taL…claro q se nao for imcomodo pra vc… é q no site a gente so ve ela assim, fechada né…rsrsr…Abraçao!

  7. gostei da dica da mamadeira. Aqui tmb o Bryan pegou muito melhor o peito depois que começei a dar o complemento na mamadeira (que tem o bico ortodôntico). Aqui tmb prefiro não receber visitas, mas sempre vem uma e outra sem avisar, ai é pedreira, porque sempre é na hora que o Bryan tá dormindo e a visita cisma em acordá-lo e quem sofre depois sou eu!!!Bjoos

Leave a Reply

