Um dia com Thais e Paul.

Como algumas pessoas me perguntaram, resolvi postar como é um dia normal aqui em casa, ou seja, um dia sem saídas e nenhum acontecimento extraordinário.

06h00 – Geralmente é a primeira mamada do dia. Depende de como foi a madrugada. Às vezes ele acorda mais cedo, outras vezes mais tarde, mas é sempre esse horário, em média. Ele acorda resmungando e, se eu não o pego para mamar rápido, ele começa a chorar, mas nada de escândalo. É um chorinho bem tipo “poxa vida, eu estou com fome, alguém faz alguma coisa, por favor”. Enquanto isso, papai dorme porque levanta daqui a pouco para ir trabalhar.

06h40 – Fim da mamada, é hora de arrotar. Geralmente eu o deixo de 15 a 20 minutos no colo, por causa do refluxo. Às vezes ele arrota, às vezes não. Às vezes ele engasga, às vezes não.

07h00 – Trocar fralda, se necessário. Se não, cama. Nesse momento ele ainda dorme com a gente porque, como está sonolento e talvez não tenha arrotado direito, pode ser que ele vomite ou engasgue. Geralmente ele pega no sono rapidinho. Eu durmo até às 8h40, quando o Anderson sai para trabalhar e eu acabo acordando. Aproveito o meio-tempo para arrumar a cama, trocar as lixeiras e fazer o leitinho dele. Quando o Ande está bem disposto, faz uma vitamina para nós dois, o que acaba sendo a minha única refeição até a hora da janta, muitas vezes.

09h00 – Acorda para mamar. Normalmente ele acorda super disposto e feliz, se espreguiçando e sem chorar. Nesse horário eu costumo estar mais disposta também.

09h40 – Hora de arrotar (idem a 06h40).

10h00 – Troco a fralda, se não troquei às 07h00, senão deixo para a próxima mamada. Claro que ele pode fazer cocô em qualquer momento do dia, daí eu troco na mesma hora. Nesse horário, também troco a roupinha dele, para criar o ritual de tirar o pijama e colocar a roupa “de briga”.

10h30 – Finalmente começo a trabalhar um pouco no computador! Paul fica no bebê conforto junto comigo, geralmente se distraindo com a janela. Não vejo a hora de comprar um daqueles tapetes de atividades para ele se distrair com algo realmente divertido, tadinho. Ele fica acordado durante algum tempo e daí é hora de colocá-lo para tirar uma soneca. Antes, dou o remedinho do refluxo.

11h00 – Hora da soneca! Pego-o no colo, arrumo o berço, ligo a musiquinha do móbile e o coloco lá. Na maioria das vezes, é muito tranquilo. Ele fica deitadinho, com os olhos quase fechando, e eu só preciso ficar lá até ele pegar no sono. Em dias mais agitados, ele precisa ficar com a chupeta até dormir, pois a sucção o acalma. Esse processo todo desde o primeiro bocejo até pegar no sono leva em torno de meia hora. Se eu estiver com muito sono, durmo mais um pouco com ele. Mas não gosto, porque prefiro fazer o que preciso fazer e, se eu durmo, acordo meio desorientada.

11h30 – Volto a trabalhar. Nessa primeira parte da manhã, aproveito para responder e-mails, pagar contas, resolver pendências dos sites etc. Ou seja, resolvo o que for mais urgente.

12h00 – É hora de mamar de novo! Levanto-o ainda sonolento do berço e o coloco no bebê conforto, para ir até a cozinha lavar as mamadeiras. Se tudo der certo, consigo fazer as coisas com calma e até tomar um iogurte e comer uma fruta. Se não, dá tempo de apenas lavar as mamadeiras e subir com ele, porque ele pode estar chorando com fome.

12h40 – Hora de arrotar (idem a 06h40).

13h00 – Aproveito que ele está acordado para levá-lo até a lavanderia e lavar alguma roupa, enquanto converso com ele. Aliás, enquanto ele está acordado, fico trocando ideia o tempo inteiro! Se ele não me vê, pelo menos ouve a minha voz. Também é o horário em que eu aproveito para trocar a roupa de cama e do berço, guardar as roupinhas passadas, varrer o quarto, tirar o pó e qualquer outra tarefa doméstica do dia. Eu organizo tudo o que eu preciso fazer em pequenas “missões” do dia-a-dia, daí dá tempo de limpar e organizar tudo.

14h00 – Hora da soneca! (idem a 11h00). No berço.

14h30 – Volto para o computador para trabalhar mais um pouco!

15h00 – Segunda mamada da tarde. Nessa ele geralmente está sonolento, então às vezes troco a fralda dele antes de ele mamar. Se estiver muito frio, é hora do banho. Se não, prefiro fazer isso à noite, quando o Anderson pode participar. Quando não dou banho, ele mama e fica pouquíssimo tempo acordado – geralmente, sequer arrota. Dorme na sequência.

16h00 – Já está dormindo. É só colocar no berço que já capota. Aproveito para continuar trabalhando.

17h30 – Ande chega do trabalho e vai tomar banho.

17h50 – Levanto-o do berço, ainda dormindo, e o coloco no bebê conforto para lavar as mamadeiras e colocar a roupa para secar. Se o Anderson não tiver que tirar músicas para a banda, ele fica no quarto com ele enquanto eu faço essas coisas.

18h00 – Acordo-o para mamar.

18h40 – Hora de arrotar (idem a 6h40).

19h00 – É hora do banho! Depois disso, volto a trabalhar e o Ande dá o remedinho do refluxo e fica com ele até ele pegar no sono.

20h00 – Geralmente já está dormindo. Nesse horário o Ande vai até o mercado comprar alguma coisa para prepararmos a janta, passa na farmácia para comprar uma coisinha ou outra etc. Eu aproveito para ficar no quarto lendo ou estudando.

21h00 – Hora de acordar para mamar de novo. Ande vai preparar a janta e eu fico com ele no quarto, porque aproveito para assistir a novela (he).

21h40 – Nesse horário, a não ser que ele tenha feito cocô, eu não troco a fralda, pois ele tomou banho há pouco tempo antes e ainda está limpinho.

22h00 – Hora de dormir! Ele fica mais agitado de noite, porque o Ande está aqui e acho que ele fica querendo aproveitar a presença dele, não sei. Mas não é difícil para dormir – só é mais demorado. Colocamos um monte de almofadas na cama e ele dorme bonitinho. Quando isso acontece, aproveitamos para comer. Geralmente depois é quando eu consigo atualizar o blog, participar do fórum etc, e o Ande assiste algum filme ou vê TV.

00h00 – Acorda sozinho para mamar. É o horário mais sensível e ele acorda chorando. Eu ainda acredito que seja pela presença do papai, mas sabe-se lá. Então ele acorda e mama bastante, porque está ansioso.

00h40 – Coloco para arrotar (idem a 06h40).

01h00 – Troco a fralda com muuuito cuidado, para ficar bem justinha, e passo pomada contra assaduras, porque essa fralda provavelmente ficará até de manhã, se ele não fizer cocô. Enquanto isso, Ande desce para lavar a louça, encher a garrafa térmica e lavar as mamadeiras para a madrugada. Depois, damos a vitamina. Se dermos sorte, ele dorme nesse horário (e nós também). Se não, ele dá um baile e fica acordado (sonolento, mas acordado) até a mamada das 03h00. Nesses últimos dias, que estão frios, ele tem dormido cedo, o que acontece nesse horário, mais ou menos. Se estamos com sono, já o colocamos para dormir na cama com a gente.

03h00 – Normalmente, ele acorda para mamar, como um reloginho. Nas noites mais frias, se ele dormiu depois da 01h30, ele pula esse horário e acorda lá pelas 05h00, para mamar. Isso já é um sinal de que logo logo ele dormirá a noite inteira, o que é ótimo, mas por enquanto acho normal ele acordar no meio da noite, porque precisa se alimentar. Anderson acorda comigo para preparar o leitinho e dar o remédio do refluxo. Se dermos sorte, ele mama, arrota e dorme fácil. O que pode acontecer é ele se engasgar, vomitar, chorar etc, o que adia a dormida por mais 1h30, pelo menos.

04h00 – Geralmente, já está dormindo (na cama). Se for uma noite difícil, pode ir até 04h30 ou 05h00.

06h00 – O dia recomeça! Se ele acordou às 05h00 para mamar, geralmente acorda só às 08h00, mas no geral é às 06h00 mesmo.

E a sua rotina, como é?

This entry was posted in 1 mês, Rotina. Bookmark the permalink.

8 Responses to Um dia com Thais e Paul.

  1. Thais Bessa says:

    Vixe, Thais, cada casa tem uma rotina mesmo, e no seu post anterior, várias coisas que vc não usou eu usei e vice-versa! Mas se me permite uma dica, vc colocou que o aquecedor de mamadeira não é útil, mas quando vc começar a sair mais com ele e for em lugar que não dá para amamentar (recomendo sempre levar um pouco de fórmula, pelo sim pelo não), o aquecedor portátil é uma mão na roda, pois é aquecedor e garrafinha térmica ao mesmo tempo.Sobre rotina, a Bebella e eu tivemos tantos tropeços, pela mudança de país, mas agora acho que ela já se acostumou aqui. Ela tira 3 sonecas durante o dia, que duram de 40 minutos a 2 horas, em geral mais longas de manhã. De tarde, de umas 3,4 às 6,7 ela fica super acordada, quer brincar demaaaais, e é hora do passeio. Daí ela vai dormir as 7 religiosamente e vai até 7 da manhã do outro dia. Ela ainda "acorda" 2 vezes nesse intervalo de 12 horas para mamar, mas sinto que está espaçando mais e mais. Ah, e dou 2 banhos por dia, as 9:30 da manhã e as 6:30 da tade. Olha, se prepara, porque cada vez eles dormem menos e exigem mais atenção, o tempo de concentração é curto e vc tem que mudar de atividade constantemente. Ela bricna sozinha no tapetinho, mas no máximo 20 minutos. Por isso tive que parar de aceitar consultorias para fazer. :(Ah, lembrei de outra coisa, ela fica com a fralda Pampers 12 horas seguidas, de 7 da noite a 7 da manhã e não a incomoda, nem vaza, dura as 12 horas prometidas mesmo. Só uma coisa que a health visitor daqui me disse: antes de colocar a fralda que vai ficar a noite toda, não coloca pomada. Isso porque assim que vc coloca, a fralda absorve a pomada e isso bloqueia um pouco a camada de absorção e o efeito é contrário, em vez de evitar o contato da pele com o xixi, faz aumentar. Se for passar, ela me disse pra passar só nas dobrinhas, onde não tem contato com a fralda.Bjos

  2. Cacau says:

    Oi Thais realmente as rptinas de cada casa é diferente, o Gui fica muito tempo acordado durante o dia e ás vezes dorme a noite inteira..bom vamos lá. acorda ás 8hs ou 9hs apenas para mamar se tiver de cocô ou xixi troco caso contrário somente ás 11h que é quando acorda deste horário até ás 13:30 tira sonequinhas ás 13:30 banho depois que dou a vitamina meu Deus virá um leão e dá-le mamar depois dorme até 16hs ás vezes até ás 17hs, daí em diante fica acordão ( com este frio rola umas sonequinhas) até o pai chegar ás 23hs pode? Continua acordado até ás 01hs daí dorme até ás 05hs quando acorda para mamar e trocar a fralda daí a rotina começa, ah troco a fralda do Gui a cada 3h d´´a 8 fraldas por dia em média ás vezes menos pois ele faz muito cocô o que acho ótemo pois nunca teve cólica. Viu como ele fica acordadão, no início fiquei sem comer agora a minha tia cozinha para mim e também estou deixando ele mais tempo no berço já que ele ama o móbile e no carrrinho-berço que ele também gosta daí tenho mais tempo para casa, ele tá muito esperto e adora que ficam conversando com ele, e é isto que faço os momentos dos sonos eu vou arrumar a casa e lavar a roupinha do lindinho.Tô bem cansadinha viu mas o sorriso do meu filho compensa qualquer cansaço. Bjs. Cacau

  3. Adoro acompanhar seu blog…. pego todas as dicas, assim quando chegar a minha vez vou estar craque!!Bjux.

  4. ღ Keka ღ says:

    Menina nem conseui ler tudo sem ficar cansada kkk A partir da semana que vem posso postar sobre min ha rotina pois o Arthur nascerá na quarta hehe

  5. Di says:

    Ehehehe, acho que fiz um post sobre nossa rotina aqui tambem… Se bem que ela mudou bastante no ultimo mes, preciso atualizar :)E, pelo jeito logo logo ele vai estar dormindo a noite toda mesmo Thais, vai ser bem gostoso. Tomara que esse refluxo passe logo pra vc poder ficar mais tranquila e poder descansar melhor nesses periodos de sono de vcs dois. Bjs!

  6. Fabiana says:

    Laurinha tem dormido quase a noite toda. E durante o dia dorme várias vezes sonecas de uns 40 minutos.Qdo mamava no peito, as mamadas demoravam mais. Mas agora só com mamadeira, ficaram mais rápidas.O banho só à noite, com aquecedor. Uma delícia.Bjos.

  7. Alex e Carla says:

    Mas sua rotina tá ótima! Eu dormia bem mais quando a Li era pequena e tudo era mais atrapalhado por causa do refluxo do que vc é com Paul. Parabéns! Beijão!

  8. Thais says:

    thais, olha, não sei se é sorte ou o que, mas o paul adora leite em temperatura ambiente! já fiz o teste com o leite quente, morno, ambiente e frio, e ele toma muito mais quando o leite está em temperatura ambiente. o quente ele sempre enrola pra tomar ou deixa bastante. /// que coisa maravilhosa ela dormir das 7 às 7! e obrigada pela dica da pomada + fraldas. faz todo o sentido do mundo. não vou mais usar.cacau, compensa mesmo, é isso aí.alessandra, fico feliz!keka, quero só ver hein! bom começo!di, obrigada!fabiana, que bom! dormir a noite toda é bom demais.carla, obrigada pelas palavras de incentivo, rsrsrs.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s