Como foi a "mamada dos sonhos" ontem.

Essa noite eu fiquei contente porque consegui dar a mamadeira às 22h45 com ele dormindo! Coloquei no berço logo depois e achei que ele dormiria até de manhã, porque estava capotadaço. Mas acordou às 2h50 com fome, então dei o leitinho e ele tinha dormido tão bem que queria brincar etc. Agitei o menos possível, enrolei na manta e o coloquei de novo no berço, quando ele estava mais calmo. Daí já eram umas 4h da manhã, e 15 minutos depois o Ande chegou (teve show da banda). Graças a deos ele não acordou, e então dormiu até 6h45 (acho pouco – só 2h30, praticamente). Fiquei super cansada, sem dormir direito, e não coloquei a fralda nele do jeito certo, daí ela vazou e ele acordou nervoso.

Hoje ele não está dormindo fácil nas sonecas. Tenho a impressão que enrolá-lo na manta às vezes dá muito certo e às vezes dá muito errado, daí sempre fico me perguntando se devo continuar enrolando etc. Mas estou decidida a fazer a rotina da Encantadora por pelo menos uma semana, para ver se ele dorme de 5 a 6h durante a noite, que é a meta. Não espero que ele durma 8 ou 10h. Agora na soneca das 14h30 ele dormiu e acordou 20 minutos depois. Eu sempre penso: “estou colocando-o para dormir errado, não é possível”, mas eu fico com ele até que ele adormeça. Não sei porque esse distúrbio do sono agora, porque ele não era assim. Era só colocar no berço, sem enrolar nem nada, e em pouco tempo ele dormia. Um anjinho mesmo. Daí agora parece que quer ser baterista e ficar chacoalhando as pernas e os braços, uma loucura. Ele sempre fez isso, mas agora não suporta ficar enrolado e faz de tudo até se desenrolar. Antes ele ficava enrolado.

Mas enfim, continuemos aqui com a rotina. Para quem não sabe, vou explicar o que é a “mamada dos sonhos” da Encantadora de Bebês: basicamente, você dá a última mamadeira para o bebê entre 22 e 23h, com ele dormindo. Isso mesmo: sem acordar o bebê. Como ele mamou há mais de 3h, estará com fome e sugará. Ontem o Paul tinha mamado às 18h, depois tomou banho, teve massagem, mamou de novo quase 20h e então dormiu. Ele acordou pouco tempo de novo depois e acabou dormindo definitivamente lá pelas 21h. Às 22h45, peguei-o no berço, coloquei no meu colo e encostei a mamadeira na boca dele. Ele tomou quase tudo! O objetivo é fazer o bebê aguentar mais algumas horas sem perturbar o seu sono. Bom, deu certo. Se formos analisar, ele dormiu das 21 às 3h = 6 horas. Mas não é assim né. A ideia é ele acordar depois das 5h. Não sei o que estou fazendo de errado, mas vou continuar seguindo com a rotina, para ver se, com o passar dos dias, ele vai se ajustando. Aceito sugestões!

This entry was posted in 2 meses, Alimentação, Encantadora de bebês, Sono. Bookmark the permalink.

5 Responses to Como foi a "mamada dos sonhos" ontem.

  1. Thais, Acho que você deve relaxar! Quanto maior a sua ansiedade de conseguir a noite perfeita, de fazer tudo certo (e vc está fazendo tudo "nos conformes", sim!), menor a possibilidade de sair tudo "by the book". Será que ele não está num pico de desenvolvimento? Ele é tão pequeno ainda, vai mudar tanto. Uma noite bem-dormida não quer dizer que a será sempre assim. O meu bebê tem 5 meses. Dormiu a noite toda com pouco mais de dois meses: a noite toda mesmo – de 20h as 5h e foi assim até ele fazer quatro meses e meio, agora está acordando 02h30, mama e dorme! Até prefiro assim acho que 10 horas é muito tempo sem mamar, mesmo assim nunca acordei ele, nem dei de mamar dormindo – foi a orientação da pediatra e funcionou para mim.Já com minha filha de cinco anos, quando era bebê obedecia rigorosamente uma rotina de sono (banho, massagem, silêncio, ninar no colo) e com um mês e meio ela dormia 19h, acordava 00h e 3h00, mamava, dormia e despertava às 07h30… Com uns cinco meses eliminou a mamada de 00h e com 07 meses a mamada de 03h sozinha. Aí dormia de 21h às 07h30…Escrevi um post hoje sobre cólica em que descrevo como era minha rotina da noite e os procedimentos e as teorias (minhas!) para ter paz na noite.Hoje, com o segundo filho, confesso, estou muito mais relaxada: os dilemas são outros. Tendemos a saber que TUDO ISSO vai passar MESMO então os cuidados são menores…Acompanho rigorosamente o seu blog, acho que você é bastante didática e metódica para escrever e aproveito muitas dicas suas, apesar de não comentar sempre.Só dei este pitacão porque você pediu (rsrsrs) e espero que te traga alguma ideia!Abraços e boa noite hoje!Mariana

  2. Thais Bessa says:

    Oi Thais, acho que a questão é paciência mesmo. Eu sei que a Encantadora diz que um bebê livro-texto em geral dorme a noite toda mais ou menos com 8 semanas, mas confesso que já ouvi falar e poucos bebês que de fato dormiram (talvez os bebês anjo, hehe). A Isabella agoooora que está começando a dormir a noite inteira, mas no caso dela foi mais complexo pela mudança de país. Mas olha, ela vai dormir mesmo as 7, 7:30 (era 7 e ela empurrou sozinha pras 8, agora estamos forçando um meio-termo). As 11:30 Ben dá a mamada dos sonhos com ela dormindo. Depois disso ela dorme até as 7. Antes ela acordava as 3 +- pra mamar, mas agora dorme mais horas e acorda pra mamar só as 5:30, 6 horas. Só que aí ela acorda MESMO, achando que o dia já começou. Então estamos pensando se não é melhor colcoar para dormir mais tarde, mas por enquanto vamos insitir mais umas semanas assim e ver se ela passa aos poucos a aguentar até as 7. Mas no geral já está bom, dormindo as 11 ou 12 horas da noite, mas com a mamada dos sonhos no meio e as vezes mais uma na madrugada.Mas veja, essa dormida mais longa sem mamar de madrugada começa aos poucos, 2x na semana, daí 3, e vai aumentando. Mas tem dias que volta atrás. Segundo o Ben é um passo pra frente e 2 pra trás, rs. Daqui a pouco, com 4 meses tb muda a rotina do dia, passa a ser ciclo de 4 horas, daí acho que o bebê acostuma o estômago a ficar mais tempo sem comer. Vou fazer um post sobre isso depois, está no livro novo sobre sono da Encatadora que eu comprei.No seu caso por enquanto eu sugiro insistir mesmo na rotina. Eu só daria a mamada dos sonhos um pouco mais tarde, talvez passando as mamadas anteriores tb um pouco pra mais tarde, o banho, etc. No começo eu dava a mamada dos sonhos a meia-noite, aí fomos retraindo e fixamos em 11:30 por enquanto. No futuro quero que seja as 11, mas é aos poucos. Ah sobre enrolar, já li, que com uns 3 meses o bebê já não aceita mais ser enrolado. A Isabella nunca aceitou enrolar as mãos e as pernas tb parou de aceitar com uns 2 meses.Bjos

  3. Thais,Vou dar meu testemunho/sugestão.Mas eu acho que é sorte o bebê dormir a noite inteira (06-08h)nessa idade.Por que você tá fazendo tudo certinho mesmo. Não sei se você já faz, mas talvez cansar ele mais durante o dia,pra ele dormir um sono profundo a noite, não sei.(passeios no sling por mais que eles durmam, eu acho que cansa!, banho cansa!, tomar solzinho de 15 minutos cansa!) A sequência de segunda a sexta aqui a noite é: banho entre 19 e 20h (só com o chá) aí ela fica molinha e mama bastante e dorme,umas 21h.Aí acorda umas 22h30, fica um tempo acordada, eu troco a fralda, dou de mamar, se ela não dorme depois de mamar, nino e coloco no berço, isso dá geralmente umas 23h30…ás vezes meia noite.Na maioria dos sábados a rotina muda totalmente.Ela vai na feira com a gente(umas 11h) no sling, eu visito minha mãe no final da tarde e voltamos pra casa quase meia noite.Ela toma 1 banho apenas, as 14h.E hoje lá na minha mãe, com todo mundo tomando cerveja e conversando ela capotou as 23h um pouco depois de mamar. (PS: ela já está acostumada desde as 3 semanas de ficar lá minha mãe de sábado, então não é uma coisa muiiiito estranha pra ela)Sobre o que você disse das sonecas, eles começa am a ficar mais tempo acordados agora, eu acho.Querendo ver,prestando mais atenção nas coisas.Notei isso aqui, que de uns tempos pra cá que as vezes a Nina só dorme quando a gente fica ninando, e mesmo assim eu vejo na carinha dela quando que o sono é leve, pq ela franze um pouco a testa.E o sono profundo é aquele que vc vê que o rostinho tá relaxado e geralmente os bracinhos estão pra cima, e é desse jeito que ela dorme até as 07h sempre.(se eu conseguir vou tirar foto dos 2 jeitos que eu vejo ela dormir).Mas eu acho que a gente tem que seguir firme nos instintos, sem forçar a barra e equilibrando/filtrando as leituras e experiências alheias.Paul fofo na pose. :)beijoca

  4. Thais says:

    mari, não é impulso de crescimento porque ele está até mamando menos. por isso não sustenta o sono também, mamando menos durante o dia. =/(obrigada pelas dicas – comentei lá no seu blog)thais, obrigada por estar sempre por aqui. eu imagino que com 2 meses realmente seja cedo, porque ele acorda com fome mesmo, não por hábito. postei hoje a minha experiência de dar a mamada dos sonhos mais tarde, dê uma olhada.marcela, obrigada por comentar! então, no geral, tento fazer do dia-a-dia dele algo tranquilo. saio dia sim, dia não, mas nos períodos de atividade dele eu interajo bastante, toco violão (hihi), brinco, converso. ele fica cansado sim, tanto que é até mais difícil acalmá-lo para dormir em alguns momentos.

  5. Fabiana says:

    Thais, a Laura acabou de completar 4 meses e agora que começou a dormir a noite toda.Primeiro mês ela acordava 1 vez. Segundo mês, acordava 2 vezes.Terceiro mês 1.E agora há 1 semana estpá dormindo direto.Calma, paciência, que logo, logo Paul irá dormir a noite toda.E não sei, tente relaxar um pouco qto ao livro. Cada mãe e filo tem a sua rotina e pelo que pude perceber, vc é tão atenciosa que logo, logo encontrara o ritmo ai na sua casa.Bjokas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s