O sono de um bebê entre 6 semanas e 4 meses.

Paul está com 2 meses e 1 semana e eu tenho lido bastante coisa a respeito desta época e da seguinte, como sempre. As características do sono de um bebê nessa idade são:

– as mamadas durante o dia estão estáveis de 3x3h;
– provavelmente o bebê já consegue manter de 5 a 6h de sono ininterruptas;
– a principal diferença se refere aos pais: todo mundo já está mais tranquilo e sabendo o que fazer!

Os principais problemas, no entanto, são:

1. o bebê não dorme mais de 3 ou 4h durante a noite. pode ser que ele não esteja sendo alimentado suficientemente durante o dia. aumente as mamadas para compensar o período noturno.

2. o bebê dormia super bem, mas de repente começou a acordar mais de uma vez durante a madrugada. pode ser que ele esteja passando por um impulso do crescimento, o que lhe dá mais fome. alimente o bebê nessa noite, mas no dia seguinte aumente a quantidade de leite ingerida. provavelmente esse impulso durará somente alguns dias e depois seu bebê voltará a se alimentar dentro do que já era padrão.

3. o bebê não consegue dormir mais de 30 ou 40 minutos nas sonecas da tarde. pode significar um ritual do sono inadequado, ou que você esteja perdendo os sinais do sono dele. é necessário prestar atenção – quando ele der o primeiro bocejo, fique esperta. já comece a diminuir a luz, a atividade, e vá preparando o ambiente (cada mãe tem seu ritual para colocar o filho para dormir). se ele passar desse nível de sono acordado, pode ficar muito nervoso e aí será difícil não só adormecer como manter o sono.

4. o bebê acorda no mesmo horário todas as noites, como um reloginho, mas mama super pouco. seu bebê adquiriu um hábito. se ele acorda sempre na mesma hora, quase nunca tem a ver com fome. pegue-o no colo, enrole-o novamente na manta e o coloque para dormir de novo. talvez você não consiga no primeiro dia, nem no segundo… mas seja persistente. no máximo, você atrasará em algum tempo a mamada, até chegar ao horário de acordar e mamar mesmo. é necessário ter paciência e ser persistente.

This entry was posted in 2 meses, Alimentação, Encantadora de bebês, Sono. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s