Rotina, bizarrices na rua e papos afins.

Sobre a transição para a rotina 4x4h, estou seguindo a sugestão da Encantadora e primeiramente observando (e anotando!) toda a rotina durante 3 dias (estou no terceiro) para verificar se há mesmo a necessidade. Hoje foi um dia fora do comum, pois ele mamou bem menos que o normal, o que me reforça a ideia de estar com pouca fome depois de apenas 3h.

 “o manual”.

* * *

Para quem gosta da rotina EASY, encontrei este site, que tem uma planilha de acordo com as fases de cada bebê. Bem útil! Aliás, o site inteiro é pautado pelas ideias da Encantadora. Recomendadíssimo!

Outro site que encontrei há pouco tempo e é super bom é o fórum oficial da Tracy Hogg! Ela já morreu mas tem um montão de gente competente administrando. (em inglês)

 * * *

Continuo saindo com o Paul no sling. Agora ele só dorme depois de bastante tempo. Fica girando a cabeça pra lá e pra cá, querendo ver tudo. Amo demais! Ele já está adorando o sling. Demorei para perceber que ficar deitado sem ver nada era o que o estava irritando, haha. Agora ele só quer ir sentado, balançando as perninhas, conquistando senhorinhas no supermercado.

Essa semana fui até o Dia, um supermercado barato que tem aqui em São Paulo, e a moça do caixa simplesmente cheirou o Paul. Achei tão bizarro que não tive reação. Daí, na saída, uma senhorinha veio:

Senhorinha: Aaaah, que lindinho… é menino ou menina?
Eu: Menino.
Senhorinha: Quanto tempo?
Eu: Vai completar 3 meses.
Senhorinha: Qual o nome?
Eu: Paul.
Senhorinha: Como?
Eu: Paul.
Senhorinha: … Aaaah… todo Paul que eu conheço é sapeca, hein?

Resumindo, ela não conhece nenhum Paul.

Essa semana também precisei ir até o shopping (detalhe para o precisei, haha), e não quis levá-lo no sling, para ter mais mobilidade. Bem, é mais difícil de equilibrar tudo ao mesmo tempo, mas ele ficou bem. Olhava todo mundo super curioso, recebeu aqueles elogios de sempre e dormiu em determinado momento. Demorei pouco mais de 1h para ir e para voltar, então acho que isso fez diferença. Aos poucos vamos pegando o ritmo.

* * *

Incrível ver a paternidade acidental se manifestando. Por exemplo: minha mãe veio aqui nos últimos dias e estava com o Paul no colo. De repente, ela sentou e, um pouquinho depois, ele começou a choramingar. Ela imediatamente disse: “ele quer que eu fique andando!”. haha, como assim? Claro que não precisa ficar andando – às vezes não é isso o que ele quer. Mas daí acaba condicionando um comportamento quando ele estiver com ela. E aí toda vez ela vai realmente ter que ficar andando com ele no colo, porque ele percebeu que é a resposta para o chorinho.

Eu fico abismada com relatos e tópicos desesperados no fórum de mães que não sabem mais o que fazer porque o filho só quer ficar no colo. Gente, isso começou muito provavelmente porque algum dia, lá no início, alguém fez uma suposição como essa da minha mãe, e aí é claro que o bebê só vai querer colo. Uma das coisas que eu me orgulho é que o Paul sabe ser independente. Ele adora ficar comigo, eu o agarro o dia inteiro, ando pra lá e pra cá no sling, mas ele nunca foi dependente de colo. Pra dormir, muitas vezes é só colocar no berço que – pum – ele dorme. Brincando, ele fica sozinho conversando com o lustre, o móbile e até a parede numa boa. Eu acho tão fofo! Muitas vezes eu fico conversando com ele e paro, me policiando, porque tenho que deixá-lo quieto também, e ele continua lá, se divertindo.

O que eu tenho a dizer para essas pessoas é: em primeiro lugar, comece como deseja manter. Você quer, pelo menos durante os próximos meses, ficar com seu filho no colo, pra lá e pra cá, às 4h da manhã, porque só assim ele dorme? Então não faça nem pela primeira vez! Em segundo lugar, tenha força de vontade para cortar o hábito! Demora, não vai ser na primeira tentativa. Mas vá fazendo aos poucos.

* * *

Claro que eu não sigo tudo perfeitamente. Aqui o meu clássico da paternidade acidental é a chupeta, que virou um acessório. Na maioria das vezes, quando ele se acalma e a cospe dormindo, fica tudo bem. Porém, tem aquelas vezes (várias vezes) em que ele cospe a chupeta e acorda chorando, porque precisa do acessório. Daí lá vou eu e coloco a chupeta de novo na boca dele.

Em minha defesa, gostaria de dizer que, quando ele pegou a chupeta, em sua primeira semana de vida, eu disse: “vamos dar somente quando ele estiver nervoso e precisando dormir, ou depois de mamar, e não toda hora”. Ok. Comigo, tudo certo. Mas todo o resto do mundo ia lá e colocava a chupeta na boca do menino, mesmo quando ele não manifestava qualquer vontade de sugar. Pra não bancar a chata, não falei nada. Mas taí o resultado. Portanto, mamães, não permitam que isso aconteça com o bebê de vocês!

Mas tudo bem, já até me acostumei a ser seguradora de chupeta nas horas vagas.

* * *

Erros crassos que vejo por aí, de acordo com o que a Encantadora ensina:

“Meu filho só dorme no peito.”
“Por enquanto, meu filho só segue uma rotina dele mesmo.”
“Ele não gosta de rotina!”
“É impossível estabelecer uma rotina, ela mama de hora em hora.”
“Meu bebê detesta rotinas.”
“Eu detesto rotinas.”
“Acho que o certo é seguir o ritmo do bebê, e não estabelecer uma rotina.”

* * *

Estou contente porque a esposa de um grande amigo nosso está grávida de uma menina! A DPP é em novembro.

Outro motivo para sorrir é que duas grandes amigas de infância voltarão a ser minhas vizinhas!❤ Como é bom restaurar essas amizades antigas! Quer dizer, não que tenham se perdido, mas morando perto tudo fica mais fácil, né?

* * *

Não sei se vocês já sabem, mas eu tenho alguns outros blogs:

Vida Organizada – Um blog com dicas de organização que tenho há anos.
Casa Fofa – Comprei esse domínio para fazer uma coisa que acabou não acontecendo, então o uso para escrever sobre as mudanças que fazemos aqui em casa. Afinal, mulher adora brincar de casinha! Falo sobre decoração, reforma, essas coisas.
Rocker Hall – Blog sobre moda rocker, onde falo sobre tendências, produtinhos e posto algumas roupas que escolho para vestir no dia-a-dia.
Mamãe Testou – Esse é novíssimo… Tanto que nem saí divulgando por aí (vocês estão recebendo em primeira mão, hoho). Trata-se de um blog onde eu estou postando a minha opinião sobre produtos diversos para bebês, enxoval, guia de compras, o que é bom e o que não é, fotos etc. Todas as mamães estão convidadíssimas para dar a sua opinião também.

E claro, sempre tem o meu Twitter.

Por hoje é só, he.

This entry was posted in 2 meses, Encantadora de bebês, Eu, Maternidade, Rotina, Saindo com o bebê. Bookmark the permalink.

8 Responses to Rotina, bizarrices na rua e papos afins.

  1. Thais Bessa says:

    A transicao dele acho que ja esta quase na hora, porque ele faz 3 meses e entra no quarto daqui a menos de 10 dias. Mas eu recomendo fazer aos poucos, atrasa a mamada em 15 minutos por 3 dias, depoismais 15 e etc ate chegar nas 4 horas.Nem me fale em accidental parenting, essa semaninha na minha sogra fodeu com muita coisa, hoje chegamos em casa e la vai a otaria aqui consertar o estrago. E obvio que bebes pegam habitos ruins (que sao mais comodos) muito facil, mas pra perder, vao ser dias ou semanas! Ai. :(Sobre chupeta, pra evitar isso, a chupeta da Isabella nao sai do berco, ela so chupa mesmo se estiver com sono e pra acalmar pra dormir. Cara, eu tb tenho ODIO daquele forum tem horas, o EF. Mas sabe qual a minha conclusao (e a Tracy menciona isso por cima)? Essas maes tem ORGULHO do bebe ser assim. Elas acham que o bebe nao querer sair do peito e do colo eh porque as ama demais. Nota-se pela linguagem que elas usam: "mas meu filho so fica comigo, chora ate com o pai", "mas meu filho so quer saber do peitao da mamae aqui", etc etc etc. Eu acho que o buraco eh mais embaixo e essas maes gostam do filho ser dependente assim porque as faz se sentirem importantes, realmente o centro da vida de alguem. Eu nao acho saudavel e meu orgulho eh a Isabella ser independente, brincar sozinha, nunca dormir no colo, etc.Bjos

  2. Di says:

    Nossa Thais, essa da chupeta e classica. Aqui em casa eu consegui evitar. Não dava chupeta pra Rebeca nem entre as mamadas. Acho que por termos entrado rapido na rotina de 3h em 3h, mesmo sem ela pedir. (A Rebeca nunca foi de chorar, nem de fome. Foi no fim da 2 semana, com ela tendo inclusive perdido peso pois eu quase não tinha leite, que ela começou a chorar. Assim que introduzi a mamadeira (ainda usando errado, coitada) introduzi a rotina. Minha mãe queria dar chupeta pra ela de qualquer jeito, ai deixei claro: "não sou contra chupeta, mas se você der e ela não quiser, não insiste, nada de colocar chupeta pra faze vc se sentir melhor, e não ela." funcionou, Rebeca não chupa chupeta, tem uma rotina certinha, dorme a noite toda, come de tudo, e quem ve pergunta "nossa Di, como você faz pra ter uma nenem tão boazinha?"Ta certa, segue seu caminho, estabeleça sua rotina, que quaando vocês dois estivrem bem confortaveis nela, vão saber que tem algo errado com facilidade, e sair da rotina vai ser festa, pois a exceção é o que torna gostoso.bjs

  3. Camila says:

    Ai ai eu odeio aqueles posts do EF! Sério! As mulheres lá têm orgulho de dizer que o filho só quer o peito o dia inteiro! E ainda contam que chegaram a ficar tantas horas dando o peito direito!!! Eu fico passada!!! MAS, eu não me sinto no direito de opinar ainda! Meu conhecimento é todo teórico baseado nos livros da Tracy que li e leio ainda, MAS minha filha ainda não nasceu! Se eu for falar qualquer coisa lá vão dizer que nao posso opinar pq ainda não sou mãe. Por enquanto fico na minha! hehe

  4. Alinne says:

    Acompanho o blog todo dia…Amei as dicas, vc tem me ajudado muito…bjs

  5. Amanda says:

    Oi Thais… nossa agora me dei conta q já te conhecia hehehe… sigo seu blog vida organizada (eu tb vários blogs tb – o meu Oficial – As coisas mais simples da vida – que está totalmente abandonado coitado rs – este sobre a gravidez, um sobre minha casa em construção, outro de meu artesanato e outro ainda para falar das cachorrinhas hehehe) Concordo plenamente com vc sobre a administração da boa maternidade! aliás sou fã de suas dicas !! estou aqui religiosamente todos os post (as vezes comento, as vezes não pela falta de tempo) Acho q vou comprar o livro da encantadora só por sua causa heheheSó não vou comprar o sling mesmo achando lindo, pq me vejo totalmente desengonçada no assunto… preciso fazer um test já! hahahaE sobre a chupeta… eu fui em vários cursos, e li muito sobre o assunto… a necessidade de sucção existe – istó é um fato – se não for chupeta, ele sugará os dedos, o seios …. mas esta fase passa são só nos primeiros meses a chupeta só tem funcionalidade até no máx. 1 ano e meio a 2 de idade… depois disto é dependencia… como administrar isto q é fogo!! rsrs Bjs

  6. Thaaaaaaaaa….Vc tá um show de mamis hein?HAHAHHAHAHOlha, sobre a rotina…aqueles comentários são engraçados, pq todas nós acabmos ouvindo.Sou favorável sim a rotina. JP tem a dele,que impus conforme nossa necessidade(minha e dele). E desde os 3 meses , durmo a noite toda, conforme as necessidades básicas do bb!!!!A transição, acho relativo, de bb pra bb. EU mantive um olhar ao intervalo de 3 em 3 horas, e até hj mantemos isso. Por orientação da pedi e até de uma nutricionista conhecida minha.Se para nós adultos faz bem, comer de 3 em 3 horas. Manter o organismo alimentado e ativo, imagina pras crianças!Claro q nao entupo o JP de comida,mas é uma fruta, um suco e por aí vai!Com isso meu JP está crescendo bem, tudo dentro do esperado. E ainda fui elogiada pela pedi na última consulta, pela minha disciplina e com o baixinho! Fiquei feliz! ;))))

  7. Fabiana says:

    Menina, isso que é organização. Com um bebê de 3 meses em casa vc consegue administrar mais todo esse tanto de blog?? Putz, parabéns!Qto à chupeta, tb rola das pessoas colocar qdo ela não quer. Ainda bem que ela cospe na hora dai eu solto: ela não quer sugar agora. Quer conversar. He-he-he.E Laura agora ta entrando na fase de 3hX3h. Antes ela mamama de 2h em 2h mas faço a mamadeira e ela não toma nem metade. Estou aumentando o tempo aos poucos. Agora estamos em 2h30 mas mesmo assim ela continua mamando pouco perto do que era.

  8. jupadi says:

    oláMinha bb tem 2 meses e, aos poucos estamos tentando colocar uma rotina. Li o livro Nana Nene (Gary Ezzo) que uma amiga indicou. O livro tb orienta a uma rotina e a colocar o bb ainda acordado no berço para que aprenda a dormir sozinho (mesmo que fique 30,40min chorando). Tentei colocar a rotina logo que a Lu nasceu. Mas como fiquei 15 dias na casa da minha mãe (devido ao parto ter sido cesárea e na minha casa tem escada), foi difícil conseguir evitar que quizessem fazê-la dormir no colo. Hj ela dorme das 23;30 às 5:30, 6:00. O que complicou a rotina foram as cólicas. Ela teve (e ainda tem) muitas cólicas…ao ponto de eu achar que todo e qq choro são as cólicas se manifestando…agora já sei lidar melhor com isso, mas às vezes ainda me vejo meio perdida com minha bb berrando de dor e eu tentando fazê-la dormir sozinha…fica difícil né? Nesse caso, não tem outro jeito…a não ser segurar e fazer dormir no colo. Outra coisa que estou trabalhando na rotina é tentar deixá-la acordada após a mamada. Mas o complicado é que a Lu "briga" com o sono. Ela demora um pouco para dormir e já chegou a ficar acordada o tempo entre uma mamada e outra. Mesmo pegando no colo…na hora de colocar no berço ela abria os olhinhos e não queria dormir. Qdo ela termina a mamada dormindo eu dou graças, porque aí posso descansar um pouco…senão não consigo fazer nada! :)Alguém passou por algo parecido?Já adicionei o blog nos "meus favoritos"!Bjos

Leave a Reply

