Soninho, colo e leituras.

Ontem o Paul tinha mamado menos durante o dia, mas na rotina noturna mamou normal (o “novo normal”, 180ml) e acordou às 6h. Sabia que ele ia acordar mais cedo, pois dei a mamada dos sonhos às 22h30, em vez das 23h30. Ele dormiu no berço, em vez de dormir com a gente, mas yey! Já dorme a noite inteira. Mal posso acreditar nisso. Eu era tão sem esperanças quando ele era recém-nascido… era tudo tão cansativo, e daí eu lia aquelas pessoas super com tato do E-Family dizendo que o bebê dormia 8h seguidas desde o primeiro mês, enquanto o Paul acordava em horários variados durante a madrugada, com fome. Difícil, mas passou. Fica aqui a minha promessa de que dias melhores virão a todas as mães de RNs. Talvez você dê sorte e seu filho realmente já durma bem desde o começo, mas sabemos que o padrão não é esse. Acredito que, agora que ajustei as mamadas (quantidade e frequência), isso só vá melhorando com o tempo. Ficar 7h sem mamar é coisa que muito bebê de 5 meses ainda não faz, então fico contente.

Uma coisa engraçada da rotina dele é que ele não fica muito tempo acordado, ainda. Não sei se é o frio ou o que, mas ele sempre fica cerca de 1h15 ou 1h30 (no máximo), e daí já quer dormir. Daí tira uma soneca de meia hora ou 40 minutos e acorda sorrindo, super bem. Acho que é ok. Taí o exemplo de como a rotina da Encantadora não precisa ser literal (zzzzz, tenho tédio desses comentários).

Falando nisso, ontem refiz o teste do livro azul para saber que tipo de bebê é, e continuou dando Livro-Texto, mas praticamente empatado com Anjo. (8×7). Depois veio o Enérgico, Sensível e Irritável (não assinalei nenhuma resposta do Irritável). Ele está bem mais tranquilo mesmo. Sei que ele não é um bebê Anjo, porque ele tem seus chiliques normais. A madrinha dele sim teve um bebê Anjo e o menino foi chorar pela primeira vez com uns 7 meses. Pensa bem.

Muitas mães me perguntam como consigo encontrar tempo para ler (a velha história do tempo). Não vou entrar naquela ladainha sobre priorizar, se organizar, ter uma rotina com o bebê etc, porque já falo disso quase que diariamente e acabo enchendo a paçoca de vocês a respeito, mas gostaria de dar uma dica boa e simples. Eu sempre deixo o livro que estou lendo no momento (ou os livros, porque gosto de ler vários ao mesmo tempo) nos lugares em que costumo parar um pouco durante o dia. Isso inclui o banheiro (claro), o criado-mudo ao lado da cama, a mesinha ao lado da poltrona onde dou a mamadeira do Paul, a cozinha. Sempre que estou por ali, dou uma lida. Coloco alguma meta boboca, tipo “vou ler essas duas páginas enquanto ele arrota” ou “vou terminar esse capítulo enquanto espero aqui quietinha ele dormir no berço”. Eu adoro ler, então fica fácil. E eu ainda adoro rabiscar, fazer anotações, sublinhar, marcar com asteriscos o que considero importante, resumir conceitos-chave no topo da página. Meu marcador de páginas é uma lapiseira. Mas a dica realmente é: leia nem que seja uma página por oportunidade. Aos poucos você vai lendo tudo. Se bem que eu duvido que exista alguma mãe que acredite que seja possível sentar e ler um livro inteiro durante horas e horas sem interrupções, hehe.

This entry was posted in 3 meses, Atividades, Encantadora de bebês, Eu, Sono. Bookmark the permalink.

13 Responses to Soninho, colo e leituras.

  1. que maravilha hein? que ele ta dormindo a noite toda…sempre sonhei isso quando o Lennon tinha meses de vida…só fui conseguir quando ele tinha 1 ano de idade…tentava de tudo pra tirar as mamadas noturnas, mas nem a Remoção Gentil deu certo…rs Na maioria dos casos só conseguem isso bebês que tomam LA, pois sustenta a fome por muuuuuito mais tempo, e os que mamam tb procuram o tetê por dengo, além da fominha.Ai como queria ter o hábito de ler…é até feio eu dizer isso né, mas preciso mesmo ler…é que me entrego tanto às tarefas domésticas que sobra pouco tempo pra mim (coisa mais antiga..rs)..mas vou incluir isso na minha vida! Admiro vc conseguir fazer tanta coisa!ahh, acho o máximo tb o Paul conseguir dormir sozinho…o Lennon tb dorme facilmente sozinho, se acostumou a ser assim desde os 2 meses…estou tentando tirar a TV, pois sinto que ta atrapalhando as noites dele…vou postar detalhes no meu blog, quem sabe sirva um pouco de exemplo pras outras mães.bjuuss nos dois!

  2. Kel says:

    Nossa amiga é um sonho mesmo um bb que dorme a noite inteirinha, tomara que eu consiga implantar a rotina com o meu bb tb……Acredito que mais nunca vamos conseguir fazer algo por horas e horas sem interrupções kkkkkkkkkkkkkkkkkbjs doces

  3. Amanda says:

    Ai que amor… mas leitura é um hábito e quem possue nunca ve a falta de tempo para realizar … agora quem nunca leu muito na vida, e deseja ler depois da maternidade realmente vai sofrer… rsrs… Eu li a gravidez toda, espero manter o pique…Bjs

  4. Julia says:

    Nossa, que bom q seu amorzinho tá dormindo bem, espero que o meu quando nscer entre nos eixos logo tbm, e se não entrar nos meus eixos eu entro no dele né … A leitura é um hábito que tenho desde q me conheço por pessoa q aprendeu a ler, e não desejo parar nunca, afinal, conhecimento não ocupa espaço e é gratuito. Gostei das suas dicas de onde deixar o livro pra sempre estar na mão … provavelmente farei isso tbm. Viciei aqui, não consigo deixar de passar sempre pra ver se tem alguma nova. Seu blog vicia. Bjo

  5. ღ Keka ღ says:

    Aiii que máximo que ele dorme a noite toda! Arthur dormia no começo, quer dizer, un s dois dias kk Acho que drogam os bebês no Hospital e quando eles chegam em casa eles se transformam porque lá ele dormia bem kk Na verdade é porque nascem com o suprimento de alimento que acaba coincidentemente quando chegamos em casa!Ain da não funcina das a mamada dos sonhos mas logo consigo, mesmo ele mamando só 10 minutos as 3 da manhã não adianta dar chupeta que ele faz escandalo e como amo amamentar eu acabo dando.Tbem leio assim como vc, deixo o livro sempre perto e leio enquanto ele arrota ou mama. Tbem deixo um marca texto para marcar o que acho interessante e leio e releio as mesmas páginas quando tenhgo duvidas.Amo a Encantadora e faço tbem como vc, coloco tudo dentro da minha realidade (tbem odeio os comentarios que dizem que somos radicais e bla bla bla)Um dia Arthur dormirá a noite toda kkkAh amei o jeitinho dele dormir!!! Qu fofinho!!! E que legal que você conseguiu colocá-lo pra dormir no berço é tão bom né? Beijinhos!!! Amei as novidades!!!

  6. Di says:

    Gente Thais, como o Paul esta lindo!!! Que coisa mais fofa esse cabelinho comb over dele! Ta muito fofo!Olha Thais, acho que essa questão de rotina bla bla bla uma hora ou outra você cria a sua, nem que a sua seja de fora uma falta de rotina. Venho aqui no seu blog e fico lembrando de um filme que tenho visto com frequencia, que chama "Os seus, os meus e os nossos", que basicamnete fala dessa diferença e choque entre duas familias, uma totalmente sem regras e outra muito radical, onde os pais decidem se casar. O filme é divertidissimo e coloca bem essa coisa de que cada lado tem suas vantagen esuas desvantagens, e que o mais importante é ser coerente. No filme, o maior problema que o casal encontra são os filhos, que usam essas diferenças de como pensar e agir contra os pais na tentativa de mante-los separados. Ou seja, tenha rotina, nao tennha rotina, cada um com o que é melhor para si em sua casa, mas não deixe que isso se vire contra você no final! Deu pra entender a mensagem?A rotina vem com o tempo e a segurança que cada mãe vai adquirindo né?

  7. Lais says:

    Eu ri da foto dele no berço porque é bem assim meeeeesmo! No colo tá quase dormindo, ai coloca no berço… ZOIÃO! Passei por isso várias vezes, inclusive de madrugada. Delícia.

  8. Seu filho é um fofo Thais!!! me acabei de rir aqui com esse post pois essa foi a minha madrugada! Lucas acordou 00h e 03h para mamar. Em ambas, ele mamou, dormiu no meu colo e quando coloquei no berço, abria os olhos e chorava… Nossa que sufoco! As 03h acordei meu marido e disse: "sua vez, não consigo mais..preciso dormir rsrsrs".Beijo!

  9. Fabiana says:

    Eu tb adoro ler, mas sempre gostei de ler na cama, antes de dormir.Mas, "não sei por que, há 5 meses não consigo ler nenhum parágrafo inteiro e já durmo. Rsrsrsrsrssr.Paul está muito fofo.Ahh.. adorei a cor do esmalte ;-)Bjos.

  10. Janynne says:

    Ola, sempre leio o seu blog.So uma perguntinha, o Paul pegou fácil a chupeta?Meu bebe naum pega de jeito nenhum. Sabe o que posso fazer?

  11. Oi Thais,ontem li no livro da Encantadora de Bebês que a chupeta pode virar um acessório se deixamos o bebê dormir com ela. Assim, o bebê fica acordando no meio da noite porque a chupeta caiu.. Isso acontece com vocês? Lucas só dorme com a chupeta.. Ele larga logo quando dorme, mas fico imaginando se ele acorda porque a chupeta caiu. Durante as sonecas sim, ele chora aí só pára quando coloco a chupeta. Queria tanto evitar isso…Beijo!

  12. Thais says:

    Pois é, por aqui também é assim. Já tentei tirar uma vez, mas ele chora demais, não tenho coragem. Ele se acalma tanto com a chupeta que acho que vale o esforço.

  13. Thais says:

    Janynne, ele pegou fácil sim… mas a dica é: insista! Posicione direito na boca dele e vá insistindo. Uma hora ele pega…

Leave a Reply

