02.08.10.

Estamos resfriados. Paul e eu. Culpa desse tempo maluco de São Paulo. Entrou uma frente fria do nada, em questão de minutos, ontem à noite, e ficamos assim. Estou aqui só de olho na temperatura dele, que está todo manhosinho e fazendo beicinho.

Ontem ele dormiu no mesmo horário de sempre, depois do banho, mas teve uma noite muito agitada! Não sei se ficou ruim do estômago, ou se foi do começo de resfriado, mas fungou a noite toda e, hoje de manhã, engasgou daquele jeito horroroso de sair leite pelo nariz etc. Pelo menos agora ele já sabe do que se trata e não fica tão desesperado, mas deve doer, então ele ainda chora bastante. Fico abraçada com ele de pé no meu colo até ele se acalmar.

Na primeira mamada da manhã, às 6h30, mamou 170ml (tinha feito 210ml, o recorde dele, e sempre faço nessa primeira da manhã e na mamada dos sonhos, à noite) e dormiu em seguida. Talvez isso tenha feito com que ele engasgasse depois, mas ele arrotou antes. Bom, enfim. Às 8h30 foi o engasgo, então ele ficou brincando até umas 9h40, quando começou a ficar manhoso de sono, mas ao mesmo tempo agitado, com fome. Consegui segurá-lo mais uns 15 minutos acordado e dei o leite, que ele não tomou inteiro (só 90ml, metade) porque estava morrendo de sono. Acho que ele fica mais sonolento no frio mesmo, tadinho.

Quando ele acordou, fomos até o posto do SUS porque eu tive ótimas recomendações de pediatras do governo, então resolvi tentar a sorte. Marcamos uma consulta já para o dia 4, quarta-feira. Eu gosto de lá, é limpinho, o pessoal é simpático. Só é meio contramão, porque apesar de ser perto, são subidas e descidas enormes até lá e não tem ônibus direto. Tem que descer no ponto lá em cima e depois subir tudo de novo, ou então ir de táxi.

Depois, perto de casa, dei uma passada na loja de 1,99 para ver se eles tinham potinhos de vidro e, para a minha surpresa, tinham sim! E por R$1 cada! Sério, eu estava considerando comprar as papinhas da Nestlé só por causa dos vidrinhos, mas essa foi a_solução. Vamos só ver se não quebram no freezer né. Mas tudo bem. Levei quase todos da loja e o dono ainda me disse que vai comprar mais – não só dos pequenos, mas dos médios também. Voilá!

Só sobraram dois com tampa rosa na loja.

Hoje a tarde também vieram trocar a babá eletrônica pelos outros produtos. Uma pena que não tenha funcionado. Nós simplesmente nos esquecemos desse detalhe das antenas aqui perto, mas paciência. Troquei por outros itens necessários também e assim o presente foi útil igualmente: aquecedor de mamadeiras e papinhas (que também descongela – funciona como uma panelinha de banho-maria, mas ligado na tomada), um pratinho com tampa e ventosas embaixo e um copo de transição. Ainda estou me entendendo com o aquecedor mas ele é ótimo, super rápido e prático. Está no quarto, para facilitar a nossa vida. Vai ser uma boa levá-lo na bolsa quando sair com o Paul, pois daí é só usar água mineral e esquentar ali. Fora depois, com as papinhas. Achei bem útil.

Como ele está resfriadinho, hoje dei um banho de esponja* nele. Fiquei com medo de deixá-lo peladão e ele tomar mais friagem. Já está lá dormindo. Vamos ver como será de madrugada, com essa tossinha, os espirros e o nariz entupido. Espero que ele fique bem. Amanhã o Anderson estará de folga e eu preciso trabalhar, gente.

Ah, ele pegou emprestado o livro “Soluções para noites sem choro” (só que o segundo, para crianças acima de 1 ano, mas também é bom, porque explica bastante coisa). Estava muito a fim de ler. Depois posto a respeito aqui. Parece que o primeiro está se esgotando. Quero ver se encontro antes disso acontecer… dizem que é um ótimo livro.

* * *

Nossa rotina hoje – 3 meses e meio (postada na comunidade do Orkut):

Intervalo das mamadas: 3h30 a 3h45.

Acorda entre 6h e 7h. Toma a mamadeira, troca a fralda e dorme de novo. De 40m a 1h depois de acordar já está dormindo (dorme mais 1h30 a 2h).

Depois de 1h30 acordado (em média), fica com sono e tira uma soneca rápida. Ele dorme bem menos durante o dia. Não me importo porque de noite ele dorme bem. Geralmente é uma soneca mais longa de manhã e outra de tarde, além das sonequinhas rápidas no decorrer do dia.

Quando escurece, ele já está com os olhinhos vermelhos de sono. Se passamos do horário de dormir, ele chora. Depois das 16h, nada de atividades estimulantes. Não saio, não coloco no tapetinho etc.

Entre 16h e 17h, dou uma mamadeira, não importa o horário que ele mamou antes (geralmente foi entre 13h30 e 14h30). Ele sempre mama tudo – é o horário que tem mais fome. Às 18h, eu tomo banho e, na sequência, dou banho nele. Às 19h, dou outra mamadeira (ele mama menos, mas é essencial para aguentar mais – a EdB chama de “refeição robusta”) e ele dorme na sequência.

Entre 22h e 23h, dou a mamada dos sonhos e ele segue dormindo até 6h ou 7h novamente.

Se dorme mais tarde, acorda várias vezes durante a madrugada. Fica com o sono perturbado.

Se acorda na mamada dos sonhos, fica agitado e acorda às 5h chorando de fome.

Se acorda resmungando durante a madrugada, ou só fica agitado, a chupeta resolve.

* * *

* banho de esponja – molhar uma fralda macia em água morna e ir limpando cada parte do corpo do bebê, secando e vestindo na sequência, para não tomar friagem. Se não me engano, em alguns países os bebês só tomam banho assim até cair o cordão umbilical. Imagino que em países frios deva ser uma prática comum, igualmente.

This entry was posted in 3 meses. Bookmark the permalink.

6 Responses to 02.08.10.

  1. ღ Keka ღ says:

    Que máximo eses potinhos! Nossa amiga que coisa esse tempo né? Eu de banho de imersão hj para ele ficar mais tempo quentinho. Ele estava nanando e o pai já foi agitá-lo (kkk) rotina é tudo mas tadinhos eles não tem tempo de ficar com os filhos aí já viu né! Sua rotina está ótima amiga, um dia eu chego lá kkk

  2. Oi Thais,Cheguei aqui pelo e-family, conversamos sobre creches em Perdizes…Meninas, como o teu bebê dorme, que maravilha! Os meus teus 5 meses e acordam 2 vezes de noite…Bjs

  3. Kah says:

    Também uso a técnica do potinho. Vivo quebrando sem querer, sou super atrapalhada, mas dá super certo!Aqui existe uma rotina completamente desorganizada, mas quem disse que não é rotina? hahahahahahaBeijos

  4. Nat says:

    tenho lido sempre os seus posts, mas as vezes não tenho o que comentar. Achei ótima a idéia dos potinhos..(já tinha lido no livro 'A vida do bebê' que quando o aleitamento é com LA a introdução das comidinhas pode vir antes..)Esses dias estava revendo suas listas pra ver o que falta pra mim, e o mais bacana de acompanhar o seu blog é ver como tudo isso vai se atualizando com a sua experiência e o dia-a-dia com o Paul.Beijinhos

  5. Mariana says:

    Melhoras para vocês! Boa compra a dos potinhos!

  6. Thais Bessa says:

    Tadinhos de vcs! Espero que hoje já estejam melhor.E Paul tomando banho de gato, hehe, que gatinho!Bota foto do aquecedor de mamadeiras depois, please? Estou pensando se compro… é muito grande?Bjos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s