Nossa rotina hoje.

Nossa rotina hoje em dia, com pequenas variações:

07h00 – acorda, toma o leitinho (de 140ml a 180ml, ou menos, se fizer cocô), troca a fralda.
07h30 – muito sonolento, já dorme. aproveito para dormir mais também, mas às vezes eu levanto e aproveito para estudar, se já estiver descansada.
08h00 – ande acorda, toma banho, lava as mamadeiras e prepara um café-da-manhã rápido. se eu estiver acordada às 09h00, eu tomo junto com ele, senão ele deixa para eu fazer quando acordar.
09h30 – paul acorda (às vezes ele acorda às 09h00 mesmo). arrumo a cama, troco de roupa, dou uma geral no banheiro, tomo meu café-da-manhã, vejo meus e-mails, revejo minhas listas de tarefas e compromissos e organizo o meu dia. enquanto isso, ele fica brincando no tapetinho.
10h20 – desço com ele para fazer a papinha.
10h45 – dou a papinha sem pressa.
11h00 – toma o leitinho (de 60ml a 150ml, dependendo do quanto ele comeu antes de papinha).
11h15 – sonolento, coloco-o para tirar uma soneca rápida. aproveito para estudar.
12h00 – acorda felicíssimo e não há nada que o faça dormir. já tentei o PU/PD, porém não com tanta insistência, confesso. mas daí ele fica acordado um tempinho comigo, enquanto continuo trabalhando.  mas então depois de um tempo ele começa a fazer manha, e eu acredito que seja sono, então o levo para o quarto para continuar a soneca.
12h30 – dormindo de novo.
13h00 – acorda de vez (quando está frio, às vezes ele prolonga até 13h30, mas é sempre por aí que ele acorda: 13h00, 13h15). aproveito para fazer coisas barulhentas, como trocar as lixeiras, varrer os quartos, abrir pacotes novos de fraldas, lavar a louça com ele ao lado, colocar a roupa para lavar, almoçar. vale dizer que eu fico brincando com ele o tempo todo enquanto ele está acordado, fazendo pausas para fazer cócegas, dar beijinhos etc. eu não o deixo lá largado.
14h00 – toma o leitinho (de 150ml a 180ml). brinca pela última vez no tapetinho, depois troca a fralda. quando fica sonolento, já o preparo para a segunda sonequinha do dia. se eu tiver que ir ao mercado, à farmácia, ou a qualquer outro lugar, geralmente vou nesse horário.
15h00 – dorme. eu continuo trabalhando.
16h00 – acorda. a partir desse momento, ele sabe que é final de tarde e a noite já vai chegar, porque eu não faço nada muito frenético com ele. quando precisamos sair, eu o faço depois da mamada das 11h ou das 14h. depois das 16h, ficamos em casa e converso com ele até com a voz mais baixa, para ir diminuindo o ritmo.
17h00 – primeira parte da “refeição robusta”. toma cerca de 180ml. acho engraçado como ele tem mais fome no final da tarde mesmo, e às 17h nunca é depois de um intervalo de 4h (geralmente é de 3h).
17h30 – brincadeiras mais leves. já guardei o tapetinho para não superestimulá-lo, então fico brincando com ele na cama, no colo, ou ele fica na cadeirinha enquanto eu faço qualquer outra coisa.
18h00 – ande chega em casa e brinca com ele. eu aproveito meu tempo realmente livre para tomar um banho.
18h30 – hora do banho do paul, dado pelo papai. enquanto isso, preparo o quarto para o sono noturno. separo as roupas que ele vai colocar, o óleo para massagem, fralda, pente e já preparo o leitinho das 19h00. ande cuida de toda essa parte: banho, massagem, troca. é o momento dos dois juntos.
19h00 – segunda parte da “refeição robusta”. toma cerca de 120ml e o coloco para dormir. dar essa segunda parte da refeição robusta foi uma coisa essencial para ele dormir a noite toda, pois fica super bem alimentado (afinal, foram cerca de 300ml em 2h). às vezes ele dorme e acorda meia hora depois, mas estou tentando consertar isso. por volta das 20h ele já está definitivamente dormindo. tem vezes que dorme às 19h00 e vai direto sem acordar, especialmente em dias que saímos a tarde toda. nesses casos, ele também toma menos leite esse horário (já chegou a capotar tomando menos de 40ml). eu aproveito que preciso ficar no quarto para ler meus livros. a ideia é ler um capítulo por dia, de cada, e até o final da noite eu sempre consigo (são 7 livros). essa é a hora que o ande aproveita para descansar um pouco também.
20h00 – ande faz a janta e lava as mamadeiras, enquanto eu descanso um pouco. aproveito para escrever no blog, ver bobagens na internet, ler alguma revista. dependendo do dia, sou eu que faço a janta. o bom aqui em casa é que nós dois gostamos de cozinhar, então sempre fazemos novidades apetitosas. também aproveito para guardar as roupinhas dele e arrumar o que está fora do lugar pelos quartos.
21h00 – fico no quarto vendo a novela e lendo. aproveito também para organizar as minhas listas e preparar o dia de amanhã. esse horário é ótimo, porque eu realmente descanso com aquela sensação de missão cumprida. ande fica vendo as coisas dele na internet, tirando músicas etc.
22h00 – geralmente vemos algum filme ou fazemos qualquer coisa juntos.
23h00 – “mamada dos sonhos”. normalmente ele toma uns 140ml. difícil tomar mais do que isso, mas às vezes acontece. eu o coloco de pé para arrotar. a encantadora diz que não precisa, mas ele não acorda quando faço isso, então prefiro. ele já se acostumou a dormir bem de noite.
23h30 – hora de dormir. eu escovo meus dentes, leio mais um pouco ou vejo alguma última coisa na tv, mas geralmente ela já está desligada. se estivermos vendo algum filme, esperamos terminar, obviamente. paul está conosco na cama. durante o dia inteiro, ele dorme no berço (inclusive quando dorme às 19h00). ele só vem para a cama por insistência do ande, e essa batalha eu já perdi. não me importo porque ele dorme bem e está frio. vamos ver mais para a frente como ele vai ficar.
00h00 – hora oficial de dormir.

Quanto ele mama, mais ou menos, por dia: cerca de 900ml.
Quanto ele come, por enquanto, de papinha: quase duas colheres de sopa.
Quantas fraldas ele troca, em média: quando acorda, de manhã e de tarde (depois das sonecas), quando faz cocô e depois do banho. dá umas 5 fraldas por dia.
Quantas vezes ele faz cocô: duas, mas às vezes faz só uma.

Eu achava que o tempo que ele dorme de manhã (depois de mamar às 07h00) influenciaria no horário noturno, mas não. Ele é bom de sono mesmo. Quando eu conto para as pessoas, elas não acreditam. Daí eu já aproveito para fazer propaganda da Encantadora de Bebês, hehe. Também atribuo isso tudo ao frio. Foi a coisa certa na época certa.

Sobre dormir com a gente, sinceramente, não era o que eu queria, mas fico bem mais tranquila (confesso). Como a minha mãe disse, o importante é dar a ele muito amor, e o resto é resto. É tudo tão mutável na maternidade, que pode ser que amanhã ele não queira mais dormir conosco, ou simplesmente fique numa boa no bercinho (como ele fica nas outras sonecas). Não vou mais me preocupar com isso. Se ele está bem, eu estou bem. Daqui a pouco começam a nascer os dentinhos e ele vai ficar com dor, acordando a noite toda, e se ele estiver com a gente acredito que seja mais tranquilo para todos nós.

Acordadas na madrugada: às vezes ele acorda e não consegue voltar a dormir sozinho, mas a chupeta basta. Essa noite ele acordou às 02h00 sem motivo. Dei a chupeta, o Ande passou o braço em volta dele e ele dormiu de novo. Geralmente, por volta das 05h00 ele dá uma acordada mais punk. Antes achávamos que fosse fome, mas ele não tomava nem metade da mamadeira. Agora sabemos que é o horário que ele fica com mais gases. Então eu fico com ele dando tapinhas no bumbum (para ele saber onde concentrar a força), então ele solta uns três puns e volta a dormir. O importante é conhecer o seu bebê. Se ele tivesse fome, eu daria a mamadeira e o colocaria para dormir na sequência. Às vezes, muito raramente, ainda acontece. Então dou o leite, troco a fralda e o coloco na cama. A última vez que isso aconteceu foi há uma semana, e antes disso nem me recordo.

Essa rotina vive sofrendo variações, obviamente. Hoje mesmo o Ande tem dentista às 17h30 e vai chegar aqui depois das 19h00, então eu que darei o banho etc. Sábado nós fomos em uma festa de aniversário e chegamos aqui às 18h30, daí foi banho, mamadeira e berço. Não é uma estrutura rígida, mas procuramos manter sempre uma ordem previsível de acontecimentos, para facilitar a nossa vida e a compreensão dele. Ter uma rotina dá tranquilidade a todos nós. No começo foi difícil, mas para quem segue os ensinamentos da Tracy Hogg, eu aconselho: insistam! Porque uma hora vai. Hoje, às vésperas de completar 4 meses, ele dorme super bem assim. Claro que os bebês enérgicos, sensíveis e irritáveis devem ser mais difíceis, mas a persistência deve ser a mesma.

A única coisa da EdB que eu tenho dificuldade de fazer é o PU/PD (tirar do berço, acalmar e colocar de volta). Primeiro, porque dificilmente o Paul acorda chorando. Quando ele dorme e acorda rápido, ele acorda sorrindo, querendo ficar com a gente, sem sinal de sono. Já tentei fazê-lo voltar a dormir, mas ele não quer mesmo. Quer ficar acordado nem que seja somente durante 20 minutos, então respeito o ritmo dele. Segundo, porque quando ele acorda chorando, geralmente é por causa da chupeta. Ele nem abre os olhos. Vou lá, recoloco a chupeta e ele dorme instantaneamente.

Agora a dúvida é com relação aos horários de mamadas e papinhas. Nessa introdução, quando ele come papinha somente uma vez por dia, acho ok dar na mamada das 11h00 e depois o leite normalmente. Quando tudo estiver estabilizado, a ideia é ele mamar de manhã, de tarde e antes de dormir, e as papinhas serem nos intervalos, como se fossem café-da-manhã, almoço e jantar. Mas é difícil programar isso. Vamos ver como as coisas vão acontecendo com o passar dos dias. Uma ideia que eu tenho, e não sei se é válida, é a seguinte:

07h00 – leite
09h00 – suco
11h00 – leite
13h00 – papinha salgada
15h00 – leite
17h00 – fruta
19h00 – leite

O que vocês acham? Ainda está em estudo, haha.

This entry was posted in 3 meses, Alimentação, Encantadora de bebês, Rotina. Bookmark the permalink.

9 Responses to Nossa rotina hoje.

  1. Realmente a rotina fica sofrendo alterações, por causa de nós e do próprio bebê, que passa a diminuir sonecas, aumentar as atividades, pois eles vão crescendo e não querem parar quietos e nem sempre aceitam fazer o que propomos, como dormir ou comer naquela hora…estou passando por isso, mais especificamente desde que o Lennon fez 1 aninho…mas tento seguir sempre à risca pelo menos na alimentação….agora, a soneca é mais complicado, ele só quer dormir quando realmente está cansado.quanto a rotina da alimentação quando for introduzida a papinha salgada e frutas, conversa com a pediatra, ela vai te instruir melhor, pois a maioria delas indica refeições com intervalos de 3 ou até 4 horas, pois a papinha salgada é bastante pesada pra eles, então não deixa eles ter fome com frequência…até mesmo as frutinhas por serem sólidas, deixam eles mais satisfeitos…mas conversa com a pediatra direitinho que ela vai te passar um cronograma legal…aí vc vê se o Paul se adapta…caso não, vc faz a sua rotina!bjus!

  2. Olá,Sua rotina está ótima! Super racional e traquila! Sobre as refeições a melhor coisa é combinar com a PED…Sobre sua provocação, lá no blog está mais detalhado, mas a partir da orientação da pediatra e da nutricionista do berçário, a alimentação está assim:06h00 a 07h00 – mama no peito (casa)10h00 – papa de fruta (berçário)11h00 – água de côco (no intervalo) (b)12h00 a 12h30 – papa salgada, suco e sobremesa (pasme!) (b)15h30 – leite materno ordenhado (140 ml) (b)18h00 – LM se tiver sobrado ou Nan (90 ml – só para chegar em casa tranquilo) (b)19h30 – mama no peito e dorme (c)00h00 – mama no peito e dorme (c)03h00 às vezes – mama no peito e dormeQuando ele está em casa, a rotina só vale até o almoço, depois é peito em livre-demanda – meu lema: abriu-a-boca-peito!!! enquanto posso, sinto que já está acabando…Quando ele fizer sete meses, entramos com a sopa no final da tarde…Se quiser dar uma olhada no cardápio do berçário, eu posso te mandar…Nunca vi um esquema de intercalar os sólidos com leite, nem de dar a fruta à noite…Espero ter ajudado…Abraços,

  3. Ah, vale dizer que ele é muito guloso!

  4. Oi Thais,Mais uma vez vc me dando idéias!!!http://gabykmara.blogspot.com/ olha o meu blog para entender o que eu to falando!!!Beijos!Gaby

  5. Adelaide says:

    O meu bebé ainda não tem rotina e a sua me pareceu super tranquila mas, como disseste sofre alteraçoes e não tem como evitar isto ne? afinal vida de adulto está sempre indo e vindo.Outra coisa, achei que ele se alimenta super bem.Thais, por favor, preciso de sua dica: já usei bepantol, hipoglos amêndoa, dermil, uso algodão e água quente e mesmo assim o meu menino de apenas um mês e 3 dias está com uma assadura horrível (ele faz coco várias vezes durante o dia). Tens alguma dica para me ajudar?

  6. Di says:

    Ixi Thais, quando eu conto pra pessoas tambem que a Rebeca dorme a noite toda ninguem acredita.Aqui em casa mesmo ainda e uma briga com meus pais, aogra que o Taz não esta mais de ferias quem da o banho é miha mãe, e eles tem uma dificuldaaaade de entender esse negocio de horarios rigidos de dormir… MAs não são eles que passam a noite em claro por que ela dorme mal por perder o horario e ficar hiper estimulada.AI, me perguntam: nossa, como você consegue? Que sorte né! E ate o TAz ja diz: não é sorte não, foi insistencia da mi9nha mulher em dar uma rotina certinha pra ela, deixando ela segura, calma, e sem estimmulos excessivos.

  7. O Dudu começou com a papinha salgada ha uns 20 dias e está assim:entre 7 e 8 da manhã: leite (150~180ml)entre 10 e 10:30: frutinha OU leite (60ml)12:00: papinha salgada + leite (120~150ml)entre 15:30 e 16:00: leite (90~120ml) + frutinha19:00 leite (150~180ml)22:00 leite (150~180ml)Depois ele dorme a noite toda e começa tudo de novo. Tem dado muito certo. Semana que vem a Pediatra introduz a papinha salgada tb a noite.Estou dando menos suco pq percebi que com o suco ele queria pular uma mamada, então as vezes bato o leite com a fruta e ele toma tudo.

  8. Thais says:

    Obrigada, Thata. A rotina de vocês é boa porque já acostuma aos horários "normais" de almoço, lanche etc. Vou anotar.

  9. Thais says:

    Adelaide, você enxuga o bumbum dele com uma fralda de pano depois de limpar com algodão e água? Pode ser isso. Umidade gera assaduras.. tem que ficar bem sequinho.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s