O maior erro de estimulação: atividades à noite

Anoiteceu, é hora de dormir. Simples assim!

Comece o ritual do sono às 18h (banho, massagem, mamar). O objetivo é o bebê estar dormindo até às 19h. Bebês maiores de 1 ano talvez fiquem bem até às 20h.

Se o bebê acordar com fome, ou porque a fralda está suja, resolva o problema na penumbra (sem acender a luz, no máximo um abajour fraco) e coloque-o de novo para dormir. Sem atividade nenhuma!

Não fazer atividade durante a noite significa que de noite é hora de dormir e de dia é hora de acordar. É assim que se diferencia o dia da noite para um bebê. Se você continuar acordando-o às 21h para dar banho, ou às 23h para brincar com o papai, certamente ele vai achar que tanto faz! E um bebê não sabe se são 20h, 23h ou 3h! Se você ensiná-lo a não fazer nada de noite, somente dormir, será muito mais fácil acostumá-lo a dormir a noite inteira.

Dicas gerais, então:

Coloque-o para dormir cedo! Acredite em mim: ele não vai “acordar mais cedo”. Seu bebê vai acordar por volta das 6h durante muito tempo, então simplesmente se conforme! Isso vai acontecer se ele dormir às 18h ou às 23h. A diferença é que, se ele ficar acordado até às 23h, ficará superestimulado e resmungará a noite toda, quando não acordando de 3 em 3h.

Não faça qualquer atividade de noite! Se ele acordar com fome, dê de mamar no escuro. Se a fralda estiver molhada, troque e coloque-o de novo no berço.

Não seja divertida quando ele acordar por alguma necessidade, durante a noite. Brincar quando ele acorda significa que é super divertido acordar de noite, então ele fará outras vezes. Seja amável, dê beijinhos e carinhos, mas não brinque, faça cócegas, aquelas coisas.

Não acenda a luz ou leve-o para um ambiente claro. Enquanto estiver de noite, mantenha-o no escuro. Alguns bebês despertam mesmo com a luz do abajour, bem fraquinha. Conheça o seu bebê e tome as providências necessárias. Jamais, JAMAIS, acenda a luz do quarto ou leve-o para um ambiente iluminado. Isso dará a sensação de que já está de dia, o que acaba despertando-o.

Eu fiz tudo isso com o meu filho e hoje, com 5 meses, mesmo que ele acorde para mamar às 23h, ele mama e dorme. Ele só conseguiu dormir bem (e, na sequência, a noite toda) quando eu comecei a colocá-lo para dormir cedo (por volta das 18h30). Antes eu dava banho às 22h achando que assim ele dormiria mais. É um erro comum! Portanto, ensine seu filho a diferenciar o dia da noite com essas dicas e colha os resultados com o passar das semanas!

This entry was posted in Atividade, Sono. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s