Ritual do sono

Ritual do sono significa fazer todos os dias a mesma coisa na hora de colocar o bebê para dormir. A mamãe é a responsável por fazer a transição da atividade para o sono tranquilo do bebê, pois ele não tem maturidade para fazer isso sozinho.

Para bebês RNs e até 3 meses de idade, a EdB recomenda o “ritual dos 4 Ss”, que é: preparar a situação, agasalhar (enrolar o bebê na manta), sentar-se (silenciosamente, sem estimulação física) e, quando necessário, silenciar e dar tapinhas. Conheça as etapas:

Preparar a situação: Seja na hora de dormir ou na soneca, você prepara o lugar onde o bebê irá dormir. Você pode fechar as janelas, deixar somente uma luz bem fraquinha no abajour (ou tudo escuro) e, o principal: tirar o bebê de um lugar agitado e levá-lo a um mais calmo, como o quarto dele FECHADO (se outras pessoas estiverem na casa). Eu também recomendo que você converse baixinho com ele, quase sussurrando, que é para ele ir sentindo o ambiente mesmo. Valorize a calma, não faça nada com pressa e tenha tranquilidade. Uma boa forma de transição é trocar a fralda, de modo que ele durma sequinho, mas deixe para lá se ele estiver sonolento e com a fralda limpa!

Agasalhar (enrolar na manta):
Os antigos, as enfermeiras, todo mundo enrola o bebê na manta. E tem um motivo: eles ficam seguros, quentinhos e não despertam com os reflexos que os RNs têm, de balançar os braços e pernas sem querer e acabar acordando. Alguns bebês detestam ser enrolados na manta (como os enérgicos), mas vale a pena tentar algumas vezes para ver se o seu gosta.

Sentar-se silenciosamente, sem estimulação física: Coloque o bebê no colo e sente-sa na cama ou na poltrona DENTRO DO QUARTO DO BEBÊ. Nunca faça o bebê dormir em um cômodo e depois o leve para outro. Isso irá estimulá-lo. Faça o ritual do sono já dentro do quartinho dele. Sente-se com ele sem ninar, cantar, nada. Deixe-o de pé no seu colo, no ombro, e dê tapinhas leves nas costas ou no bumbum. Se ele estiver chorando, faça ao mesmo tempo o “shhhhhhhh”, como uma torneira aberta, de modo que ele tenha duas coisas para se distrair do choro (tapinhas e barulho). É necessário ter confiança no que está fazendo e insistir, pois o bebê para de chorar com essa técnica. Uma chupeta pode ajudar. Quando ele se acalmar e estiver molinho, quase adormecendo, coloque-o no berço. Tente, na medida do possível, colocá-lo antes de dormir, para ele não se acostumar a dormir no colo. Porém, naqueles dias mais “graves”, não tem o menor problema se você deixá-lo adormecer no seu colo e só depois colocá-lo no berço. Pois bem, fique sentada com ele durante 5 minutos e o coloque no berço.

Silenciar e dar tapinhas: Se ele acordar ao ser colocado no berço, tente silenciá-lo fazendo o “shhhhhhhh” e dando tapinhas novamente. Se ele não parar de chorar, repita o ritual do sono. Vai ser necessário acalmá-lo. Se ele estiver chorando MUITO, considere a possibilidade de fome ou dor. Porém, às vezes o bebê chora simplesmente porque não consegue se acalmar sozinho e dormir. Se você sabe que ele mamou direitinho, está bem alimentado e não está com dor (não se contorce), coloque-o para dormir.

Para bebês com mais de 3 meses, as coisas começam a mudar. Em primeiro lugar, verifique se ele continua gostando de ser enrolado na manta. Talvez enrolá-lo deixando os braços de fora seja uma boa. Tente! Alguns bebês gostam de ser enrolados até uns 7 meses de idade. O ritual do sono deve ser mantido, porém com algumas ressalvas. A essa altura, você já sabe o que funciona com o seu bebê. Depois dos 3 meses, muita coisa muda porque eles ficam mais ativos, interagindo cada vez mais, e é mais difícil acalmá-los. Verifique quanto tempo seu bebê aguenta acordado e, na metade desse tempo, tire-o das atividades frenéticas e deixe-o fazendo coisas calmas, sem muitos estímulos. Faltando uns 20 ou 15m para o tempo limite, comece o ritual do sono.

É importante saber que os bebês dormem cada vez menos à medida que crescem. Veja esta tabela:

Agora, importantíssimo: o sono da noite. O que é isso? Significa então que um bebê de 1 mês dorme 8h30 ininterruptas? Claro que não! Especialmente os bebês alimentados com LM, que aguentam muito pouco tempo sem mamar porque o leite é de fácil digestão. Sendo assim, é normal acordar para mamar. O que deve acontecer é que, de noite (a partir do momento que escurece), se ele estiver com fome, deve mamar e dormir na sequência. A mamada deve ser dada no quartinho escuro ou na penumbra, e nunca acender a luz, tirá-lo do quarto etc. Dormir 8h30 significa acordar pelo menos uma vez nesse meio-tempo para mamar. Não tem jeito. A EdB diz que muitos bebês com 6 semanas já “dormem a noite inteira”, e ela quer dizer justamente isso. Não é que eles não acordem, é que eles não despertam. E isso é ensinado pela mãe. Por isso é importante não fazer atividades durante o período da noite.

Seja realista! O bebê não vai dormir às 19h e despertar às 8h sem acordar uma vez sequer! Há casos? Sim, mas são raríssimos, super exceções. Não tome como padrão. O normal é acordar, então tenha essa perspectiva para não ficar frustrada, e tome as providências para ele sempre mamar e dormir na sequência.

Para o sono da noite, o ritual pode incluir banho, massagem e uma última mamada. Antes de completar 4 meses, a edB sugere que o bebê mame, tome banho, tenha a massagem e depois mame novamente para dormir, mesmo que pouquinho – apenas para dar uma “calibrada”. Isso pode ser feito em um intervalo assim: 17h mamar, 18h banho e 18h30 mamar novamente.

This entry was posted in Sono. Bookmark the permalink.

3 Responses to Ritual do sono

  1. Simone says:

    Oi Thais,Acompanhava seu outro blog justamente pesquisando sobre o sono. Já coloquei meu e-mail para poder continuar seguindo. Minha filha tem seis meses. Gostaria de alguma dica de como fazer a transição de três para duas sonecas. Como vc tirou a terceira soneca da tarde?

  2. Ericka says:

    Olá, tenho um bebe de 25 dias e nao sei por onde começar a fazer essa rotina. ele mama pouco, no máximo 10 minutos e de 2h em 2h. dorme muito durante o dia e à noite fica acordado, tem muitas cólicas e se contorce muito ao mamar. preciso de ajuda.meu e-mail é lima.ericka@gmail.com

  3. Oi Thais,Minha filha mama as 18h(lm) toma banho as 19h30 e mama de novo(la) dorme as 20h. Esse foi o horario que consegui adaptar a ela pq é a hora q eu e meu marido estamos em casa. Só q tenho percebido q ela ta ficando dependente da mamadeira pra poder dormir. Como eu faço p/ mudar isso? gabicrivelarogmail.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s