Saltos, picos e a influência na rotina

Sabemos que os bebês passam por picos de crescimento e saltos de desenvolvimento que deixam o dia-a-dia uma loucura. Mas como identificar? Seguem algumas referências:

Picos de crescimento – Os bebês ficam mais famintos durante 2 ou 3 dias (em alguns casos, até 1 semana). A Tracy Hogg recomenda dar de mamar naquela noite em que ele acordar esfomeado (nunca deixar chorar ou passar fome!) e, no dia seguinte, aumentar as mamadas. Se dá LM, deixe mais tempo no seio, ou mesmo aumente a frequência (o que é mais arriscado, pois pode gerar um hábito, mas eu acho que é melhor correr esse risco!). Se dá LA, aumente 30ml em cada mamada.

Saltos de desenvolvimento – Dias em que o bebê fica “terrível”, resumidamente. Faz manha, fica irritado facilmente, demora para dormir. Ele está crescendo, aprendendo habilidades novas. Seja flexível, mas mantenha a rotina o quanto puder! Tem que ter paciência e consciência dessa fase, essa pequena crise que passa, para não dar espaço para a paternidade acidental.

Observação importante: Vejam que, com 26 semanas (6 meses) um pico de crescimento encontra um salto de desenvolvimento! Isso significa que é uma mudança enorme no organismo do bebê – é quando os médicos recomendam a introdução dos alimentos sólidos, pois o bebê sente mais fome e precisa de mais energia para se movimentar. O mesmo ocorre lá entre 8 meses e meio e 9 meses, quando começa a ansiedade da separação.

O que ajuda a passar por essas fases? Rotina! Porque, tendo uma rotina, você sabe que algo está diferente e que necessidade do seu bebê precisa ser suprida. Preste atenção ao ritmo do seu bebê – alguns são mais adiantadinhos, outros mais atrasados nos picos e saltos. Porém, sabendo mais ou menos em que época ocorrem, fica mais fácil de identificar.

This entry was posted in Exterminadores de rotina. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s