O que a palmada realmente ensina é…

… a temer o maior, o mais forte ou o mais poderoso.

… a perda de interesse pela atividade que estava desenvolvendo no momento em que apanhou.

… que o comportamento agressivo é válido.

… que a agressão física é uma atitude normal e praticável (afinal, se mamãe e papai estão fazendo..).

… que a força bruta é mais importante que a razão e o diálogo.

… que os pais, figuras de quem a criança espera proteção e amparo, não são confiáveis.

… que ocultar ou omitir fatos pode dar bons resultados e evitar umas “boas palmadas” – afinal, quando os pais não ficam sabendo dos erros ou faltas dos filhos, não batem.

… que de quem se espera amor podem vir pancada e agressão.

Do livro: “Limites Sem Trauma – Construindo Cidadãos” (Tânia Zagury)
This entry was posted in Educação. Bookmark the permalink.

5 Responses to O que a palmada realmente ensina é…

  1. Magna says:

    é isso aí..NO PALMADAS! heheh

  2. Concordo em número, gênero e grau.

  3. Viviane says:

    É isso mesmo…concordo plenamente.

  4. não é a toa que tem uma lei contra palmadas…acho que a lei mais certa e justa que ja criaram até os dias de hoje…

  5. Di says:

    Oi Thais!Primeiro – meus pais tinham inicialmente uma politica de não nos bater. Nos conversavamos, eles explicavam. Minha irmã mais velha nunca apanhou na vida. Eu, ja não. Apanhei sim, e de forma injusta. Apanhei da minha mãe durante crises que ela teve de nervoso durante a sindrome do panico, e do meu pai mais pra frente, qd ele reagiu a propria falta de paciencia frente a uma situação inesperada. Nunca aprendi nada. Mesmo com toda a racionalidade do mundo, sobraram o rancor, a magoa, a dor, a confusão e a sensação de inadequação. Digo aindahoje para o Taz que se ele bater na Rebeca e como se batesse em mim, e que ele so vai fazer isso uma vez.Sobre o livro, de fato, queria muito ler! Tenho o Inteligencia Emocional em casa, comprado no lançamento ans e anos atras, mas não lembro de nada dele… A Chris, do Inventando com a mamãe, uns tempos pra ca tambem deu uma dica otima de livro.bjs

Leave a Reply

