Consulta na pediatra.

Ontem tivemos consulta na pediatra do SUS. Levei uma listinha de perguntas e vou postar aqui.

Informações básicas:

– Paul está bem, sem qualquer problema.
– Altura: 63cm.
– Peso: 6750g.
– Precisa fazer o teste da orelhinha, que não foi feito na maternidade.

Perguntas que eu fiz:

Como organizar a rotina mamadas X papinhas?
Minha dúvida era se eu devia dar no intervalo das mamadas ou antes de mamar, quando ele estivesse com fome. Ela recomendou que eu desse no intervalo, para não prejudicar as mamadas. Perguntei se podia dar suco de manhã e fruta à tarde, e ela disse que está bom desse jeito.

Contei sobre as assaduras e falei que ele começou a fazer mais cocô depois da introdução das frutas, e que suspendi durante alguns dias até sarar.
Ela me disse que “não tem nada a ver” (oi? você é o que você come?) e que ele ficou com assaduras porque eu uso lenços umedecidos. Tenho certeza que não foi culpa dos lencinhos e sim uma consequência natural da mudança da alimentação dele (veja mais abaixo).

Posso engrossar o leite com Mucilon? Precisa?
Não e não (veja abaixo).

Vacina contra meningite. Quando dar? Vai ter no posto, gratuita?
O ideal é dar entre 3 e 5 meses. Vai estar disponível gratuitamente nos postos de saúde a partir de novembro (para bebês menroes de 1 ano). Perguntei se era garantido, e ela disse que sim, mas vocês sabem como são essas coisas do governo. Perguntei também se tinha problema ele tomar depois e ela disse que não, mas por que então é ideal tomar entre 3 e 5 meses? Suspeito.

Ele ainda engasga, especialmente dormindo. O que fazer?
A recomendação dela é deixá-lo de pé no meu colo durante meia hora e depois 1h30 (!!!) na cadeirinha, antes de colocar para dormir. Se meu filho fica acordado entre 1h15 e 2h, como isso pode ser possível? Não, obrigada. Continuo mantendo-o de pé por uns 15 minutos e ele fica bem na maioria das vezes. Os engasgos estão bem raros. Ela também disse para voltar a dar o Bromoprida se ele estiver vomitando muito.

É verdade que o cabelo dele não nasce porque a gente usa condicionador?
Na verdade, a gente usa o shampoo 2 em 1 da Turma da Mônica, mas eu já desconfiava que isso não tinha nada a ver porque ele só não tem cabelos em cima, mas tem em toda a cabeça, e bastante. Ela disse que é lenda mesma, mas que não é necessário usar condicionador, se não quiser. Falei do 2 em 1 e ela disse que não tem problema. Anderson está me enchendo o saco por causa disso, como se fosse de importância vital o Paul ter cabelo. Ontem dei banho nele só com o shampoo novo da Johnson que ele comprou e achei mais oleoso que o 2 em 1 da Mônica. A pediatra disse que é absolutamente normal e tem bebês com mais de 1 ano que ainda são carecas.

Falei da viagem em outubro e perguntei se tinha algo importante para levar em conta, e o que fazer com relação às papinhas.
Ela disse para eu levar o máximo possível de coisas com o cheiro de casa, especialmente para ele dormir bem no hotel. Com relação às papinhas, ela disse para dar as papinhas doces da Nestlé, que “não têm problema”, mas só as de frutas. Estou flexível com relação a isso e um mês antes farei um teste para ver como ele reage, porque sem dúvida é mais prático, durante apenas 5 dias. Ela só disse para não dar exclusivamente isso, mas eu nem tinha cogitado essa possibilidade.

Perguntei se eu poderia ter o telefone dela para qualquer emergência.
Não, porque os médicos do SUS sequer estão autorizados a fazer isso, mas eu posso ligar para o posto e ela atenderá, se estiver no horário dela. Sinceramente, já esperava algo assim mesmo.

Recomendações que eu questiono:

Papinhas salgadas, somente depois de completar 6 meses.
Dei papinha de cenoura (só cenoura, sem sal, óbvio) e foi a que ele mais gostou. Eu acho que, se eu deixar para introduzir os legumes e verduras só com 6 meses, ele pode rejeitar, pois estará acostumado com o doce das frutas. Como agora ele não tem noção do que é doce e do que é salgado, fica mais fácil (e natural) comer de tudo aos poucos. Claro que não vou dar nada salgado para ele, mas beterraba, mandioquinha, batata, cenoura, claro que dá para dar!

O leite deve ser dado puro, sem engrossar.
Eu concordo com ela. Porém, contudo, entretanto, acho que, uma vez por dia, dar uma mamadeira com Mucilon, por exemplo, não faria mal algum, além de ser um gostinho diferente para ele.

Usar algodão e água nas trocas, e não lenços umedecidos.
Eu sempre usei lenços umedecidos (desde que ele completou 1 mês) e escolho boas marcas, suaves, justamente para não machucar a pele dele. Nunca deram assaduras. Aliás, a única vez que ele tinha tido assaduras foi quando eu limpava com algodão e água, porque fica mais úmida a região.

Sopinhas são proibidas. Quando for comer algo salgado, que seja para mastigar.
Discordo totalmente. Meu filho vai mastigar quando tiver com o que mastigar (dentes). Antes disso, vou processar tudo mesmo. Nem falei que dei as frutinhas batidas. Ela disse que tem que dar só amassadas (engasgo mandou um abraço).

Voltar a dar pera, porque “é estranho ele ter tido reação” e “deve ter sido por outra coisa”.
Pelo que eu li outras mães falando, é normal a pera dar reação, isso sim. Depois que ele completar 5 meses tentarei dar de novo. Para mim, é simples: se ele comeu pera e, de noite, teve cólica, óbvio que foi a pera. Se no dia seguinte eu suspendi e ele ficou bem, nem preciso questionar.

Opinião final: pediatra serve para orientar, não para mandar. Quem é a mãe, quem conhece o meu filho, sou eu. Em poucos minutos nenhum médico, por mais esforçado que seja, conhece o suficiente do histórico de qualquer bebê para falar com mais competência que a mãe. O papel deve ser o de esclarecer dúvidas com relação ao que a mãe sabe que aconteceu ou não. Recomendar qualquer coisa que diga respeito à maneira da mãe cuidar do filho me soa até absurdo. Não é o caso dela, mas vivo lendo por aí que o pediatra mandou desmamar abruptamente, ou para cortar sem dó a mamada da madrugada, sem conhecer o histórico da criança. E tem muita mãe confusa que vai na onda, no desespero. Minha dica é: pesquisem, informem-se e sigam a sua intuição! Só quem conhece o filho é a mãe que fica com ele 24h! Se tiver dúvidas, consulte um pediatra. Ele é o  profissional da vez, mas não é deus. Ter isso em mente é fundamental.

This entry was posted in 4 meses, Pediatra. Bookmark the permalink.

8 Responses to Consulta na pediatra.

  1. Lais says:

    Coloco Mucilon no leite do meu filho desde 1 mês de vida. Ele morreu? Óbvio que não. Se depender desses pediatras malucos a gente não faz mais NADA da vida, só cuida do bebê 24h por dia. Quanto a papinhas, ele come salgada e de frutas desde os 4 meses. Adora todas, come super bem. Comecei dando as da Nestlé. Ele morreu? Não. Agora comecei a fazer eu mesma e, na boa, bato tudo no liquidificador MESMO. Porque, senão, aí sim ele morre. Engasgado.Médicos, no geral, tem mania de se acharem deuses, ou "eu que fiz faculdade e sei mais que vc". Ninguém conhece melhor nossos filhos do que nós mesmas. Fato.

  2. Concordo plenamente que pediatras são para orientar, e não para mandar.quanto ao Mucilon, nunca dei pro Lennon…já dei neston 3 cereais batido com leite e frutas, mas fui dar somente agora, depois de 1 ano, e de vez enquando.Eu acredito muito no que já li sobre Mucilon ser prejudicial ao bebê novinho não agora, mas no futuro (pois podem facilitar para que a criança desenvolva obesidade). Engrossantes não são bons para bebês pequenos.VACINA meningo- Não sei pq ela falou que não é bom dar agora, pois são 3 doses, a primeira é nessa faixa de idade, o Lennon tomou com 2 meses, a segunda dose com 4 meses. (orientado pela pediatra). e a última dose é com 1 ano e 6 meses (não dei ainda por falta de $$)Claro que o bebê só pode comer algo de mastigar quando tiver os dentinhos…essa pediatra viajou..rsPapinhas salgadas, como ele já não mama LM exclusivo, eu não vejo mal em vc colocar já papinhas salgadas (gradualmente é claro) como fez com a de cenoura. Ele vai pegando gosto por cada alimento devagar.quanto à pera, se ele teve reação e vc acredita que foi dela, melhor não dar agora mesmo. Mas a reação pode ter sido somente pq foi o primeiro alimento que ele ingeriu diferente do leite, e não por ter sido "pêra"Bom, essas são minhas opiniões.bjos nos dois!

  3. Nat says:

    Oi Thais,a pediatra que eu fui é aqui em Osasco. Fica no Centro Clínico Osasco I – dra. Ana Lucia. O ruim é que não fica perto do trem ou coisa assim.E o dermato que vc falou que era superbom?! Onde fica?bjs

  4. Nossa, cada dia que passa vejo que tenho tanto a aprender ainda. Mas no fim de tudo, mãe é mãe e sempre sabe o ue é melhor pro seu filho.Beijooo

  5. Clarinha says:

    Thais, quanto a assaduras, o Joao, que faz pelo coco toda hora (mesmo!), só usa algodão e água. Pra não ficar úmido demais, sempre deixamos uma fronha limpa no trocador e apenas tiramos a umidade do bumbum, sem esfregar a fronha. Deixamos os lenços (johnsons) para as saídas. Teve uma vez em que saímos várias vezes durante uns 3 dias seguidos e ele teve assaduras. Aqui em casa, achamos que foi por causa do uso constante dos lenços. Voltamos a usar algodão e água, além de bepantol sempre, mesmo quando não está com assaduras e ficou tudo bem de novo. Essa pomada é muito boa, não gruda e sai super fácil, então não tem problema usar sempre.Bjo

  6. Clarinha says:

    Puxa, não sabia sobre essa vacina contra meningite. Bom saber porque precisamos vacinar o Joao antes de ir pra Jacarta, ne? Vou perguntar pro nosso pediatra, um senhor que me parece super sensato (até agora!) e te falo.

  7. Pris e Flá says:

    As recomendações que você questiona são justamente as recomendações da Organização Mundial da Saúde!!! Tome muito cuidado para o seu blog não ajudar a desmamar os bebês de mães desinformadas e inseguras, porque amamentação é padrão ouro na alimentação infantil e recomendar chupetas, leite artificial, mucilon, introdução de alimentos sólidos antes do fim do 6º mês de vida contribue para o desmame, sim!A intenção do seu blog é a melhor possível, eu imagino, mas ele peca quando você posta suas opiniões que não têm bases científicas. O que, pra quem está lendo, é mais ou menos assim: "ah, se ela faz, eu também posso fazer". E não é bem assim, né?

  8. Thais says:

    com certeza não! por isso é importante saber o contexto antes de questionar. quem acompanha meu blog sabe tudo o que se passou aqui em casa sobre amamentação etc etc, e que eu só faço qualquer coisa com o aval da pediatra (inclusive a introdução de sólidos aos 4 meses!).se você se der o trabalho de ler outros posts, verá que o que eu mais faço é incentivar a amamentação! falo do meu histórico, aponto meus erros e o que deveria ter feito para ter sido melhor!eu não estou recomendando n-a-d-a aqui! estou contando o que acontece comigo e com o meu filho. acho que foi falta de sensibilidade e informação sua, pois tudo isso está retratado aqui no blog com o passar dos meses.poderia discutir cada ponto com você, mas acho desnecessário, visto o que falei acima. de qualquer forma, agradeço pela visita e pelo comentário.

Leave a Reply

