5 meses.

Paul completa 5 meses hoje. Ele está realmente naquela fase que todo mundo acha “uma delícia”, pois passou o terror do começo e ainda não chegou a época dos dentes!

De acordo com o padrão, uma criança com 5 meses já deve estar fazendo as seguintes coisas:

  • manter a cabeça firme quando colocado de pé – ok
  • levantar o peito com o apoio dos braços quando estiver de bruços – ok
  • girar o corpo para um lado – ok
  • concentrar sua atenção em objetos pequenos – ok
  • dar gritinhos de alegria – ok
  • sorrir espontaneamente – ok
  • tentar alcançar um objeto – ok
  • pegar um chocalho com os dedos ou com as pontas dos dedos – ok

Coming soon:

  • dentição
  • menos sonecas durante o dia
  • sentar sozinho

Nos últimos três dias ele tem estado choroso e eu suspeito pela primeira vez (de verdade) que sejam os dentes, porque ao dar papinha, ontem, ele deu uma mordida mais forte na colherzinha de plástico e chorou. Tentei ver a gengiva mas ele simplesmente não deixa, mas acho que a vi meio esbranquiçada sim.

Por aqui, nós decidimos assumir de vez a cama compartilhada. Onde isso vai dar, eu não sei, mas o Anderson insiste tanto que eu nem tenho mais argumentos. Farei um post a respeito, por isso não entrarei em detalhes agora. No final das contas, balanceei os prós e os contras e achei que valia a pena.

Ele tem acordado ultimamente antes da mamada dos sonhos, porque o Anderson fica brincando com ele quando ele acorda. Simples assim. Estou tentando mudar isso porque ontem, por exemplo, ele ficou acordado brincando e agitando demais. Se acordar, mamar e dormir, tudo bem, mas brincar é complicado. A conclusão é que a Encantadora de Bebês só funciona se pai e mãe estiverem de acordo com o método. É difícil você fazer tudo certinho e o papai fazer diferente. Não é uma crítica – é como as coisas funcionam. Preciso respeitar o direito dele também, não é? Então não posso esperar que seja sempre perfeito. Mas tudo bem, nós três estamos ótimos. É questão de adaptação.

This entry was posted in 5 meses. Bookmark the permalink.

13 Responses to 5 meses.

  1. Alethéa says:

    É uma fase deliciosa mesmo… o meu fez 5 meses dia 11. Parabéns pelo Paul! Abraços!

  2. Cris Bomfim says:

    Parabéns pelo mesversário. Paul está um fofo. Adorei a camiseta dele.Aqui em casa o pai do Rafael não é muito diferente, e o pior é que ele quer brincar quando o bb acorda de madrugada… difícil. Muito difícil. Haja paciência para acalmar a agitação.

  3. Thais Bessa says:

    Uai, vc tinha escrito uns tempos atras que era o dente, ele estava chorao com a bochecha vermelha, achei que Paul ja tinha dente! Me perdi! Nao nasceu ainda nao? Na segunda a pediatra olhou e disse que o da Bebella ainda neeem sinal, gracas a dios.Vc vai ver a primeira doencinha (tomara que demore): rotina? Non exciste! Nem alimentar, nem de sono. Espero que o estrago seja consertavel…Bjos

  4. Carla says:

    Oi Thais! Pois sim, deve ser o dentinho, ou melhor os dentinhos! A minha filha fez 4 meses dia 08 de setembro e no mesmo dia, quando eu estava fazendo higiene na boca dela, percebi um afiadinho embaixo! Agora já aparecem todas as serrinhas dos dois dentes de baixo! E umas semanas antes ela estava bem nervosa, queria colocar tudo na boca, e quando pegava, por exemplo, a minha mão, mordia com força e sacudia a cabeça como quem dizia "peguei!! grr" era muito engraçado, agora deu uma melhorada!

  5. Débora says:

    Parabéns Paul!!Tá tão lindo!Eu acho que a cama compartilhada não é ruim não… Só que aqui em casa o Willian não quer de jeito nenhum. Aí… Como vc disse, o pai tem direitos né?Beijos!

  6. Di says:

    Gente, ja falei que acho um charme o paul ter so um pouquinho de cabeloem cima? eu acho! Da uma identidade só dele, uma fofura caracteristicas do Paul :PE, os dentes aqui sairam com 11 meses sõ mesmo, so que um atras do outro (ja são 4, e contando…)Isso que você disse não tem discussão mesmo: qualquer coisa relacionada a rotina, educação, alimentação, so funciona quando os pais concordam. Tive uma ituação pesada aqui no ultimo fds por causa de disso. O negocio é conversar, e aceitar (os dois) que em algumas coisas a gente tem que ceder.Parabens pelo menino lindo de vcs!PS: to combinando com a Mari de ir no cinematerna nas sessões de sabado, e fazer disso um encontro mensal. Vamos? bjs

  7. Cacau says:

    Pai é tudo igual, o meu MARIDO adora fazer o pequeno brincar nas horas erradas, tipo aquela acordadinha rápida de madrugada então ele olha pro Gui e os dois caem na risada é engraçado mas depois o maridão dorme e euzinha tenho que desacelerar a cria, pode.BJS

  8. Cacau says:

    Ah e Parabéns para o Paul, tá lindo e esperto.

  9. Que delícia, essa fase realmente é tudo de bom…tudo muda a cada dia!E olha Thais, não é querendo aterrorizar, vc sempre fez tudo direitinho, sua rotina é ótima, mas NÃO dá mesmo pra seguir a rotina quando eles vão crescendo, ainda mais meninos, que ficam muito apegados aos pais, pelas brincadeiras e tal, eu sempre quis seguir uma rotina legal, no começo era tudo bem, depois se tornou impossível, eles sempre querem brincar, brincar e brincar…é incrível a energia…tenho CERTEZA que com o Anderson tb vai ser igual, pois ele tem o jeito pra brincadeiras, é palhaço, assim como o Du, por isso sempre se deram bem, então o Paul vai ser cada vez mais apaixonado por ele, e vai chegar uma fase que o Paul só vai se entregar ao sono quando estiver exausto.Eu consigo manter a rotina do dia do Lennon, mas à noite é difícil! O Dú chega, ele pega a bola, pede o video game, corre pra brincar de se esconder….e assim vai ser o Paul, pela carinha de sapequinha fofo..hahabjuuss

  10. Fernanda says:

    Como passa rápido né, 5 meses já, acho que cama compartilhada é uma delícia,mas eu não consigo dormir direito quando a Letícia está na nossa cama, tenho medo de rolar pra cima dela ,sei lá, acho muito gostoso vcs conseguirem curtir esse momento.bjussss

  11. An@ Paul@ says:

    Parabéns ao Paul…. tudo de melhor nos meses que virãooo!Adorei os posts anteriores, sobre os livros… mas preciso entender todo esse assunto de sno…rotina, rsrs..to perdida!Bjsss

  12. Kel says:

    Muito bacana amiga ver a evolução do Paul, está cada dia mais fofo……..Vc falou da Encantadora que deve estar de acordo com os pais, tava pensando nisso essa semana antes de dormir, e cheguei a conclusão de que pra mim vai ser complicado estabelecer uma rotinha, não só pelo papai, mas como eu moro em cima da casa de meus pais, tenho certeza que sempre na hora do soninho vai aparecer alguém pra brincar com ele e lá se vai rotina….Então decidi deixar o barco andar e ver como vai ser até lábjs doces

Leave a Reply

