Rotina é rotina.

Estava relendo uma matéria da revista Crescer do início do ano de uma mãe que teve três filhos em três anos (tem online aqui!). Ela conta como faz no dia-a-dia, a importância da rotina e da ajuda do esposo, já que não tem família, babá, amigos, nada (ela foi morar nos Estados Unidos quando ficou grávida). Cada dia é importante relembrar como ter uma rotina é fundamental para todo mundo, senão a coisa desanda. Um dos pontos fundamentais da matéria, para mim, é quando ela diz que você tem que aprender que tipo de batalha deve comprar, porque tem coisas que não valem a discussão. Vale a pena! Leiam!

Vocês vêem né, a gente aqui com a questão dos dentes. Ele não está com a gengiva inchada, mas ela está esbranquiçada e ele morde meu dedo desesperadamente quando eu passo a mão para ver. Ele está tendo umas crises de dor que me deixam sem chão. Então hoje, na hora de dormir, de noite, ele abriu um berreiro absurdo. Anderson primeiro disse: “ele não quer dormir agora, deixa ele acordado”. Se eu fizesse isso, o que aconteceria? Ele sairia totalmente da rotina que vem dando certo desde que ele nasceu. Acho a rotina da noite fundamental e sagrada, então podem me chamar de general, se quiserem. Depois ele voltou (Paul ainda chorando e eu no PU/PD forte): “deixa ele chorando no berço uma vez, vamos ver o que acontece”. Jamais! E lá fui eu, mais uma vez pegando no colo, fica até parar de chorar, deita de novo… até que ele dormiu, lá pela 12ª vez…

O problema foi que, além da dorzinha, ele vai ficando estimulado chorando. Ele não sabe o que está acontecendo. É tipo “mãããããe, pelamordedels, o que eu faaaaaço?”. Então o que eu acho fundamental nesses casos é: 1) não quebrar a rotina, 2) não cair na paternidade acidental se você sabe o que fazer, 3) nunca deixar chorando e 4) fazer somente UMA coisa, não várias ao mesmo tempo, que só vão estimular e confundir o bebê ainda mais.

A lição que eu tiro é: crises existem, exterminadores de rotina também, mas a criança precisa da segurança dos pais nessas horas. A gente precisa estar ali firme fazendo a coisa certa, esperada, mas sempre junto, dando amor e carinho, para os nossos filhos se sentirem seguros. Daqui a pouco entra escola, trabalho, tudo ao mesmo tempo agora, e se não tiver uma rotina fica tudo muito caótico e sei que muitas famílias vivem assim, porque é consequência natural da falta de organização. Acho sacanagem com as crianças.

Já contei que gosto de ler sobre a rotina de mães de gêmeos? Aprendo horrores.

This entry was posted in 5 meses, Dentes, Rotina. Bookmark the permalink.

13 Responses to Rotina é rotina.

  1. Thais Bessa says:

    Concordo, Bebella esta dando trabalho horrores aqui (desanimei de viajar com ela por um boooom tempo), mas mesmo assim eu insisto. So quebrei o galho dela quando estava doente, porque ai realmente eh situacao de excecao.Sobre o dente e a dor, vc acredita em chas? Se sim, tenta dar um pouco de camomila ou erva-cidreira antes de dormir, ajuda a acalmar mesmo… Minha bisavo era india e eu sou toda dos chas medicinais.Sidentifiquei com a materia, la nao tenho ninguem nunca, sou eu e Ben todo dia, o tempo todo, nao tem ninguem nem pra quebrar um galho de vez em quando. Por isso mesmo nao teria 3 filhos em 3 anos NUNCA. Sou bem menos macho que essa mulher.Bjos

  2. Thais,Concordo: imagina se a gente senta no chão e chora junto? Muitas vezes é isso que quero fazer, juro! Mas passar esta segurança é fundamental… É um exercício para nós também: deixar que nossos filhos vivam suas dores, simplesmente porque não podemos fazer nada além de pegá-los no colo ou ficar de mãos dadas…Abraços

  3. Juh** says:

    Acho super importante essa rotina que vc tanto preza. As pessoas não valorizam agora porque ele é bebÊ, mas com certeza vc vai colher os frutos quando ele estiver maior. Organização e horarios são imprescindiveis para as crianças.Eu li a matéria e cheguei a conclusão que eu jamais teria coragem de ter tantos filhso em tão pouco tempo! Palmas para essa mulher!!beijos

  4. Camila says:

    Estou passando por uma dessas situaçoes hoje! Olívia está com gases e não conseguiu dormir o dia inteiro! Insisti na rotina dela e coloquei para dormir no mesmo horário. O ruim é que o sono dela está SUPER HIPER MEGA perturbado e leve, mas nao saí da rotina! Qdo ela acorda eu deixo ela lá quietinha e ela dorme de novo!

  5. Di says:

    Todas, mas assim, TODAS as vezes, sem exceção, que eu tirei a Rebeca da rotina noturna dela (depois que ja se estabeleceu as necessidades de sono novas dela) foi muito muito pior. Mas incontavelmente pior. E é bem nessas de "olha como ela esta bem, ela não esta com sono, deixa ela acordada ais um tempinho" e coisas do genero.Essa de deixar chorando, ai, ja tive que deixar. Não por que ia funcionar e ela ia dormir bla bla bla que nem quero entrar nesse merito. Mas nesses dias que da vontade de chorar junto por que ela não consegue aodrmecer e quer continuar brincando, quando eu vejo que não tem jeito mesmo, eu vou la, deixo ela no berço, explico que vou sair e tomar um agua, e que esta na hora de dormir e quando eu voltar nos vamos dormir, e assim o faço. Ai, ela acalma, e adormece mais facil. E essa agua, esses minutinhos, são fundamentais pra nossa sanidade mental em dias que ela chora muito na hora de dormir.A melhor que eu ouvi de mãe de gemeos, e multiplos N, é que não da pra não ter uma rotina, afinal, não tem condições de ficar com 2 ou mais bebes pendurados no braço o tempo todo.

  6. O que mais ouvi até hoje sobre sono foi "Deixa ele acordado até bem mais tarde, aí ele vai acordar mais tarde amanhã, e vc descansa"…não minto que fiz isso algumas poucas vezes, e o que aconteceu? acordou mais cedo que o habitual..rsDe uns dias pra cá está uma beleza, apesar dele acordar cedo, por volta das 7:45, mas tb vai dormir cedo, no máximo 21:30…e o mais lindo é que ele me chama dizendo "mamãe, mimi" e vai pro quarto, pede pra subir na cama, me pede pra colocar Michael Jackson, e dorme antes da primeira música acabar…=)

  7. Desculpe minha ignorancia, é que ainda não li o livro da Encantadora de Bebes, o que significa PU/PD? Poderia me explicar? Beijo

  8. Di says:

    Thais, entra no site da ong, http://www.cinematerna.org.br, se cadastra, ai vc pode votar nos filmes nos dias que quiser ir. Eu combinei com a mari da gente ir todas as sessões de sabado, assim fica sendo nosso encontro mensal oficial com os bebes ^^ aos sabados as sessões são no frei caneca… Ai, iriamos, veriamos o filme, almoçariamos por la, e dariamos o programa como terminado. (antes das 16h, hehe coisas da rotina não sair demais)Eu costumo ir em sessões de quinta no vila lobos, ou terça no frei caneca ou augusta, mas ai depende se o filme me interessa. Entra la, e qq coisa, escreve pra elas que todas as meninas são super atenciosas (e mães!)bjs

  9. Eu acho importantíssimo ter rotina! Tanto que desde agora aviso ao Lorenzo quando é hora de dormir e canto sempre a mesma musiquinha de ninar (estou com 18 semanas de gravidez)! Mas agora que percebo os movimentos dele notei o quanto ele é notivago! Ele pode passar o dia quietinho, a noite é um samba doido!

  10. ôlouco meu como diriam os paulistas.Tá doijchu 3 filhos em 3 anos.Engraçado que eu sempre falava que teria um filho atras do outro,mas num guento não!!rsrs, Bryan consome todo meu ser!!heheheAcho rotina FUNDAMENTAL na vida de uma criança e porque não na vida de um bebe? é cedo que eles aprendem né!!Tem mães que são totalmente,radicalmente contra rotina,ai eu pergunto: e quando seu filho estiver na escola,você vai deixar ele brincar antes de fazer o dever? vai deixar comer a sobremesa antes do jantar? vai deixar ele dormir a hora que bem entender?? quando ouço as respostas todas negativas já falo logo que a pessoa não é tão contra a rotina como pensa!!!Aqui em casa sou sargentona mesmo!!Não deixo marido ficar superestimulando Bryan quando já é hora de dormir (apesar dele ter feito isso sempre por minhas costas,pois sempre que pego Bryan com ele a noite eles estão com altas brincadeiras e papos) e tmb não tenho coragem de deixar chorando no berço.Pego,embalo,dou colo mesmo até a paciência estourar,se vejo que ele não quer dormir deixo ele na cama com a chupeta que logo logo o sono vem!!!bjoos

  11. tô com dificuldades na rotina noturna do Guilherme, desde q passei ele pro quarto dele. Minhas madrugas são terríveis, mas tô insistindo, daqui a pouco supero essa fase, espero!Beijos

  12. Milla Muglia says:

    Tem gente me chamando de neorotica mas to nem aí!!! Também sou adepta a rotina, tem dias que nao tem como seguir mas 90% dos dias meu filho de 2 meses está no e.a.s.y.Bjokas!

  13. says:

    Aii a Malú tbm ta começanco com os dentinhos dá uma dóo, hehe tbm estamos com a cama compartilhada, amo! hehehe por enquanto nehum problema quanto a isso ^^ o Paul ta Lindooo parabenss bjbj

Leave a Reply

