Colo.

Hoje estou muito cansada.
Fiz muita coisa de manhã, porque minha mãe nos buscaria às 11h – sabe quando você faz tanta coisa que nem lembra direito o que fez? Tipo quando bebe e acorda de ressaca? Assim. Fui para a casa da minha mãe e foi ótimo porque ela ficou com o Paul à tarde enquanto eu trabalhava um pouco. Não é coisa para se fazer todos os dias porque é cansativo para todo mundo. Ficar fora de casa significa que não faço nada por aqui (as tarefas de casa mesmo, varrer, lavar louça etc.), além de bagunçar o atelier da minha mãe e deixar o Paul com as sonecas diurnas irregulares. Hoje à noite ele berrou demais antes de dormir e isso significa somente uma coisa = superestimulação.

Só umas palavrinhas a respeito do sono dele. Foi maravilhoso tê-lo acostumado a dormir de noite, pois agora, mesmo que ele tenha tirado uma soneca das 16h às 17h, por exemplo, às 18h ele toma banho, toma o leite e já tem sono. Dorme direto até às 23h (não está mais acordando na mamada dos sonhos) e vai até de manhã. Um fato curioso é que ele acorda todos os dias às 7h, mas não estava mais tomando a mamadeira inteira. Estranhei porque ele tomava só metade, sem fazer cocô, e logo depois ficava com sono. Hoje ele acordou de novo nesse horário e resolvi fazer um teste – não levantei para fazer a mamadeira e fiquei abraçada com ele para ele pegar no sono novamente. E deu certo! Ele não chorou nem nada – pegou no sono e foi até às 08h20, quando eu o acordei chamando o Anderson para acordar, porque ele já estava atrasado! Então o Paul acordou sorrindo, se espreguiçando, fiz a mamadeira e ele tomou inteira, sem se desesperar. O resumo da ópera é que talvez ele estivesse acordando às 7h só por hábito! Vou fazer o teste nos próximos dias e ver se confirmo essa teoria. Juro: 8h é o horário ideal para mim. É o horário em que o Anderson levanta para ir trabalhar e eu sei que dormi bem (ontem fui dormir tarde porque fiquei assistindo “A Fazenda”, haha, mas geralmente vou para a cama às 23h e à meia-noite já estou dormindo).

As sonecas, então, estão esquisitas. Por acordar mais tarde, ele não fica com sono depois de 2h acordado. Quando começa a apresentar sinais de sono, tento colocá-lo para dormir e às vezes é tranquilo, mas outras vezes ele não quer de jeito nenhum! Estou encarando como fase – a Encantadora diz que existe mesmo uma fase em que os bebês ficam terríveis, quando descobrem o mundo todo que os cerca, querem pegar, se mexer. Tomara que seja só isso mesmo. Afinal, ele está com 5 meses e meio e se aproximando do grande salto de desenvolvimento dos 6 meses. E bom, a soneca da tarde acontece na exaustão. Geralmente as sonecas são: do meio-dia às 13h e das 16h às 17h. Hoje ele dormiu no limite da exaustão nas duas vezes, porque estava fora de casa. Tudo é questão de adaptação, também, porque ele precisa se acostumar a ficar na casa da vovó para eu trabalhar no atelier um pouco.

Temos também os dentes. Minha mãe falou que as gengivas dele estão duras, e eu já tinha reparado nisso ontem também. Nada de dentes apontando ainda. Segunda temos pediatra e eu vou perguntar da camomilina-c.

Outro assunto importante: papinhas. Hoje a minha mãe fez papinha de mamão-formosa e ele comeu dois pratos (morri). Aqui em casa ele nunca come essa quantidade e sempre odiou mamão (eu fazia o papaya). Vai ver é por isso. Não vejo a hora de ele poder comer outras coisas, porque aí é mais fácil de fazer coisas gostosas.

Chegamos enfim ao assunto do título: colo. Sei que bebês não fazem manha, mas ele está muito a fim de um colinho o tempo todo. Acho engraçado porque, desde pequeno, eu o acostumei a ficar na cadeirinha e a brincar sozinho, mas à medida que ele foi crescendo, todo mundo foi pegando-o no colo e ele se acostumou. Paciência, uma hora passa, mas é difícil algumas vezes. Uma coisa que tem ajudado MUITO é o cercadinho. Tive uma sorte tremenda e tanto a minha prima quanto a madrinha do Paul emprestaram seus cercadinhos, então deixei um aqui e o outro na casa da minha mãe. Dá um alívio enorme poder deixá-lo ali, sabendo que ele não vai bater a cabeça se rolar. Enquanto ele está brincando, desço, coloco as roupas para lavar, lavo a louça etc. Hoje, na casa da minha mãe, ele ficou no quintal e amou olhar as plantas e ficar ao ar livre. Faz diferença! Se alguém por acaso está na dúvida sobre comprar ou não, eu recomendo.

Ah, só para registrar: Paul gosta de gato e não está nem aí para cachorro.

This entry was posted in 5 meses, Alimentação, Ansiedade da separação, Saindo com o bebê, Sono. Bookmark the permalink.

9 Responses to Colo.

  1. Amanda Lima says:

    Oi! Já estou seguindo o blog a um tempo, mas acho que nunca tinha comentado! também sou 'seguidora' da encantadora de bebês, acho o máximo as dicas dela!O cercadinho é o máximo, ajuda um monte, e a galinha pintadinha então, diverte por horas!O paul é lindo e já estou seguindo vocês! beijosAmandawww.para-gabriela.blogspot.com

  2. Thais, o Paul começou a comer papinhas com qts meses? Sempre ouvi dizer que ate os 6 meses o aleitamento materno é exclusivo. Perceo que isso não é fato e nem faz mal pro bb né? Beijooo

  3. Ai amiga descobri que o Arthur acordava às 6h por habito, agora faço-o dormir de novo e vamos até as 8hs. Tem dormido bem de noite e dou a mamada dos sonhos aí ele vai até as 5hs. Arthur ainda não viu a galinha ointadinha, baixei ontem, vou mostrar p ele mais tarde. Ele estás lindo e eu correndo comos sempre! Fiz um blog de test drive vc não quer unir suas postagens do seu com o nosso? Estamos juntando varias mães de filhos de varias idades e adoraria que vc participasse que tal?

  4. Thais Bessa says:

    Bebella agoooora que a gente vai embora amanha, parece que se acostumou aqui e esta dormindo praticamente normalmente. Ela tb tira a soneca curta (catnap) que a Tracy menciona das 17-17:30 ou 17:30-18 e mesmo assim tem sono e dorme normalmente as 19. As vezes ela acorda da catnap e eh so banho, mamadeira e cama. Ela acordava mais tarde, mas com uns meses mudou, passou pra 6 e eh isso mesmo, nao eh haito acorda ligadona e cheia de fome. Entao adaptamos nossa hora de ir dormir e adiantamos a mamada dos sonhos.Sobre os dentes, pede pra pedi examinar mesmo, so o profissional para saber se a gengiva ja esta inchada, etc. A pedi da Bebella disse que ainda demora. Nao satisfeita, rs, pedi pra minha irma que eh odontopediatra examinar ontem e ela disse que esta comecaaaaando a inchar, ainda vai bem uns 2 meses. As vezes a gente acha inchado, mas o profissional vem e joga um balde de agua fria.Sobre papinhas, vc vai, as salgadas sao mais divertidas, hehe. Falta pouco! Sobre o colo: vaipassarvaipassarvaipassar.Bebella se amarra na galinha pintadinha, mas so 2 clipes de uma vez, ai ela perde o interesse. Mas essa porcaria de musica gruda na cabeca.Bjos

  5. Aline says:

    Olá Thais, A alguns dias descobri e tenho acompanhado seu blog. Tenho aprendido um monte contigo e com o Poul! Estou adorando!Minha Angelina está com 4 meses e meio, e como o Poul está com 5 e meio é ótimo pra mim ir comparando o que já aconteceu e o que ainda me espera pela frente!Sou doida pra conseguir o livro da Encantadora, já me recomendaram um monte, mas moro fora do Brasil, e a pouco de mudei de novo, e acabou que o tempo está passando e não consegui comprar ainda. Por enquanto sigo apenas os conelhos das mães que já seguem o método, mas tenho que admitir que não é fácil fazer essas tentativas de criar uma rotina meio no escuro, por isso adoro vir aqui no seu blog ou visitar outros sites com comentários de mães que seguem o método.Parabéns pelo blog, e obrigada pelo seu tempo e paciência em vir dividir com a gente a sua experiência! Espero que continue por muito tempo, com certeza voltarei aqui muito mais vezes para visitar e aprender com suas experiências.P.S. Descobri a galinha pintadinha no youtube a pouco, a Angelina fica fascinada assistindo… adorei! Só tenho que arrumar um jeito de fazer ela assistir sem eu ter que ficar segurando ela em frente do computador, o dia que conseguir isso acho que vou conseguir entrete-la por horas a fio! rssAbraços,Aline

  6. O bebê tem realmente essa fase difícil de colo, mas acedito que não seja manha, é pq ele sabe que no colo pode alcançar certas coisas, pode ver melhor tudo que quer, pois tá numa fase de muita curiosidade…acredito nisso…eu tb descobri a galinha pintadinha no youtube, o Lennon AMA!! aí o papai comprou o dvd e ele sempre pede pra colocar, dança todas as músicas, é uma graça! quando coloco o dvd consigo fazer várias coisas, pois ele fica super entretido e não fica me chamando.Bjo

  7. Lucas também adora a galinha pintadinha!!! E essas músicas fazem uma lavagem na nossa cabeça né? Ontem fui dormir pensando em "fli, fli, fli flai… fli flai flu! tumba" rsrsrsssMenina, hoje aconteceu algo parecido comigo. Lucas tem acordado as 06h. Eu estava cansada e peguei ele e ficamos na cama. Dormimos até as 08h! Isso pq eu despertei e acordei ele. Fiz a mamadeira e ele tomou pouco (apenas 80ml)… Lendo o seu post, acho que ele queria dormir mais tb…Beijo!

  8. Também faço isso com Bryan.Quando ele acorda muito cedo,tipo 8:00 (pois ele dorme tarde,pois eu prefiro assim,já que eu NUNCA consigo pegar no sono antes das 1:00h) eu fico com ele na cama,dou chupetinha e ele fecha os olhinhos e vai até as 11:00.Mas já notei que se ele fica muito tempo sem mamar (tipo,ontem a última mamada dos sonhos dele foi as 1:40 da manhã, ele resmungou as 4:00, mas não acordou.Depois acordou as 8:30 e eu crente que era fome fui fazer a mamadeira e ele não quis.Sò aceitou mamar as 11:00) ele fica sem fome.Fico com a maior pena de acordá-lo de madrugada pra mamar e acabo não fazendo.Vejo várias mães querendo dicas de como tirar a mamada da madrugada, e aqui Bryan simplismente decidiu não mamar mais depois da mamada dos sonhos e eu estou desesperada.Pois são mais de 6h sem mamar,fico com medo dele não ganhar peso por causa disso!!ui ui dilema!!!E tô louca pra ver se a galinha pintadinha vai funcionar por aqui,já que Bryan prefere os canais de clip e jornalismo do que os desenhos da discovery kids!!Paul tá lindão *_*

  9. Thais says:

    Jéssica, começamos bem de leve com 4 meses porque ele não mama mais no peito e foi orientação da pediatra.

Leave a Reply

