O que estamos fazendo e usando – 5 meses e meio.

Faz tempo que eu não faço um tópico desses e fiquei com vontade.

Alimentação

– Temos duas mamadeiras da MAM com bico para 4 meses ou mais. Ele toma leite puro ou com uma medida de Mucilon nelas. Estou querendo mudar para a de 6 meses já, pois ele parece irritado com o fluxo, especialmente quando tem Mucilon.
– Tenho uma mamadeira menor da Nuk para água, com o bico ortodôntico. Ele parece não gostar muito, então vou comprar uma com bico normal (e provavelmente da MAM, para manter o padrão) menor, de até uns 120ml. Sempre deixo essa mamadeira cheia e carrego toda vez que eu saio com ele, na bolsa.
– Não comprei mais nenhum apetrecho específico para alimentação – continuamos usando um pratinho comum e as colheres de plástico da Kuka, que vêm em um estojo super prático.
– Frequência da alimentação: leite de 4 em 4 horas e papinhas nos intervalos (de manhã e de tarde). Creio que a partir dos seis meses ele já comece a jantar às 17h.
– Quantidade de leite: 180ml em média (de 120ml a 240ml).

Atividades

– Ele fica de bruços o tempo todo e tem ficado cada vez mais tempo sem reclamar. Como ele já levanta bem a cabeça, dá para pegar nos brinquedos sem muito estresse. Eu o deixo bastante tempo no cercadinho sozinho para ele se acostumar e ficam todos aqueles brinquedinhos ao redor dele. Ele já tateia o chão e levanta o bumbum, fazendo um giro de 360º. Acho que daqui a um tempo ele já começará a engatinhar, porque ele não paaaara quieto.
– O tapete da Tiny Love está aposentado porque não cabe dentro do cercadinho. Quando comprarmos o tapete de EVA e instalarmos portãozinho etc, voltarei a colocá-lo lá. Os penduricalhos, no entanto, transferi para o cercadinho.
– Tenho saído mais com ele, porque ele adora ficar ao ar livre.
– Ainda uso bastante o bebê conforto, especialmente para dar papinhas. Mês que vem provavelmente teremos que comprar a cadeirinha de carro maior (acima de 8kg).
– Ele é apaixonado pelo patinho de borracha. Não pode nem ver.
– Minha mãe comprou uns livrinhos de plástico para ele morder e ele adorou também.
– Ele adora violão! Preciso gravar alguns vídeos tocando para ele.
– Tempo acordado: cerca de 2h30! Foi de um dia para o outro, mas agora ele fica super bem nesse tempo e reclama demais se o coloco para dormir antes do horário dele (ariano).
– Continua amando tomar banho. A hora da massagem é a preferida: ele começa a dar risada enquanto espalho o óleo pelas mãos.
– Odeia trocar de roupa! Engraçado porque antes ele ficava numa boa. Agora, basta começar a colocar a camiseta que ele abre o berreiro. Tenho que ficar distraindo o tempo todo, mas muitas vezes isso não adianta.

Sono

– O ritual do sono continua às 18h, com ele dormindo até às 19h, mamando dormindo às 23h e acordando entre 7h e 8h. Às vezes ele acorda antes da mamada dos sonhos, mas às vezes vai direto. Não tem um padrão associado ao número de atividades – varia mesmo. De qualquer forma, quando ele acorda, ele mama e volta a dormir num instante, até sem chupeta.
– De manhã, ele acorda entre 6h e 7h sem fome, pois nunca toma a mamadeira inteira (toma metade, deixando um montão). Então, quando ele acorda, tento fazê-lo dormir mais um pouco e ele vai até 7h30 ou 8h, daí toma todo o leitinho. O bom é que ele não acorda mais berrando de fome – ele tem aguentado bem a noite toda. Mesmo quando faço o leite às 8h ele está sorrindo e brincando. Um amorzinho.
– Geralmente, faz de duas a três sonecas durante o dia. Ele está indo dormir mais ou menos 2h30 depois que acordou pela última vez – geralmente depois da papinha. O sono dele está bem mais definido. Quando ele acorda sem conseguir voltar a dormir sozinho, chora com os olhos fechados, então faço o PU/PD (se só a chupeta não adiantar, mas muitas vezes ela basta). Se ele acorda sorrindo ou com os olhos bem abertos, é porque acabou o sono mesmo. Dá para ver nitidamente pelo humor dele.
– Ele gosta de dormir de lado.
– Ele dorme com a gente (cama compartilhada) à noite, depois da mamada dos sonhos. Durante o dia e depois do banho (das 19h às 23h) ele dorme no berço.
– Ele está demorando mais para dormir à noite, depois do ritual do sono. Ainda não sei qual é a causa da resistência, mas associo ao salto de desenvolvimento. Sei que não deveria fazer isso, mas muitas vezes, quando ele está super nervoso, eu o embalo para dormir. Tudo bem, eu sei, mas fazendo isso ele dorme em 5 segundos. Faço só em último caso.


Eu

– Estou bem, trabalhando e produzindo bastante, chegando até a ficar meio cansada, às vezes.
– Fazendo dieta. Parei com carboidratos, doces, refrigerantes etc. Só como frutas, verduras, legumes e proteínas, além de beber muita água e me alimentar de 2 em 2h.
– Vou voltar a tocar bateria quando voltarmos de viagem. Nem acredito. É melhor que academia.

Rotina no geral

– A rotina já não é mais na sequência EASY desde os 3 meses e meio, mais ou menos. Ele acorda muitas vezes sem fome, por exemplo. O que faço agora é respeitar o horário de mamadas e papinhas, observar os sinais de sono durante o dia e continuar com o ritual noturno quando escurece. Não sei que impacto terá o horário de verão na rotina dele, mas acho que será bom! Afinal, ele está mais ativo e é melhor ficar acordado uma horinha a mais porque ainda está claro.
– A Encantadora diz que é para tirar a mamada dos sonhos por volta dos sete meses, pois teoricamente os sólidos já estão bem estabelecidos. Paul sente cada vez menos fome à noite. Ontem mesmo tomou metade da mamadeira muito a contragosto e dormiu na sequência (isso porque tinha tomado pouco também às 18h30). Acordou às 5h30 brincando e foi mamar só às 8h. Quando ele já estiver jantando, vou começar a diminuir aos poucos a quantidade de leite da mamada dos sonhos, então. A ideia (não sei se vai dar certo, mas o que eu penso) é diminuir 30ml por semana, até ele não ter mais vontade. Outra técnica boa que eu lia pelos fóruns da vida é a de colocar menos leite e mais água, até ficar só água, com o pasar do tempo, e ele perder o interesse pela mamada. Vamos ver. Fico com um pouco de medo de ele se alimentar pouco. Não me importo com a mamada das 23h, porque sempre estou acordada. Tudo vai depender do ritmo dele e a verdade é que ele sempre me surpreende.

Enxoval e produtinhos

– Ele está usando roupas G e 1 em sua maioria, apesar de algumas Ms ainda servirem (calças e camisetas, bodies e macacões nem pensar). Já comprei algumas roupinhas 2 também e acho que ele usará durante todo o verão. Os casaquinhos de lã RNs continuam servindo. Já usei shorts e regatas, mas bem pouco. Ainda não está super calor em SP. Hoje mesmo está chovendo e ele está de calça de soft e camiseta de manga comprida.
– Fraldas, todas M, apesar de as G já servirem (fiz uns testes e não vazaram). Uso a Pampers Superséc e a Turma da Mônica Conforto Noturno durante o dia e a Pampers Total Confort durante a noite e quando saímos.
– Sapatinhos: tamanho 17.
– No trocador: fraldas, lenços umedecidos Joe Baby (baldão com 450), pomada para assaduras bepantol, gel antisséptico, colônia Johnson’s e lenços umedecidos York Baby (para limpar o trocador).
– No banho: toalha com capuz, shampoo Johnson’s, sabonete glicerinado Johnson’s e o patinho de borracha ou o livrinho que a minha mãe deu.
– No ritual noturno: massagem com óleo Johnson’s Hora do Sono, escovinha para pentear o cabelo, cotonete para limpar orelhas etc e ad-til.
– Na bolsa de passeio: varia enormemente de acordo com o lugar. Estou aprendendo a selecionar melhor e a levar somente o necessário.

Advertisements
This entry was posted in 5 meses, Enxoval. Bookmark the permalink.

7 Responses to O que estamos fazendo e usando – 5 meses e meio.

  1. Uhu mudou visu de novo, adorei mas gostava do logo anterior kkkAdorei saber da rotina do Paul, tbem não faço mais o EASY em sua ordem pois estou com problemas na amamentação e nem aptamil ele gosta! Tô amamentando conforme tem foem mas faço todos os testes pra ver se é isso mesmo antes de fazer LD porque senão já viu né? Ninguem aguenta. Então teno seguir o EASY ao máximo mas dentro da rotina dele.Logo Paul janta hein? Que legakl!

  2. Thais says:

    Também gostava do layout anterior, mas ele era muito poluído visualmente e eu estava querendo algo mais clean.Sobre a janta, está um espaço enorme entre a mamada da tarde e a mamada do sono, então acho que ele mesmo já está "pedindo" algo nesse horário.

  3. Kalidja says:

    nossa, tava pensando hoje mesmo que vc há vários dias não postava o que estava usando rsrsrsrsSabe, minha bebê está com 2 meses, mas eu sempre gosto de ler o que vem pela frente, é uma "preparação" rsrs

  4. Thais ADORO esses post assim.Eles são de imensa ajuda para nós mamães que estão com suas bençãos ainda no forno rs,rs…Qnto ao post anterior adorei as fotinhas e que pé mais gostoso é aquele hein?Vi a cachorrinha e lembrei do meu que morreu em maio com 18 anos acredita???Bjs nossos!!!

  5. Kel says:

    Thaís eu adoro esses post que vc faz sobre o que e como vc's estão usando…….bjs doces

  6. Aline says:

    Oi Thais,Adorei o post! Acho que todas as mães tem a mesma dúvida, quantidade de leite, produtos, o que usar, quando, quantidade, etc… Ajuda muito!Você mencionou as fraldas que usa, e eu gostaria de uma ajuda nessa questão. Qual é o último horário da noite que você troca fralda e qual o primeiro horário da manhã? (Fraldas de xixi).Tenho tido que trocar a fralda da Angelina no meio da noite e isso tem influenciado muito a rotina do sono, ela tem acordado e aí vai de uma a uma hora e meia para dormir de novo, isso as vezes as 4 da manhã…zzzzzz(Bom, sem mencionar que ela já resmunga de qualquer jeito porque está com fome no meio da noite, ainda não consegui tirar as mamadeiras da madrugada, mas quando é só fome, ela mama e volta a dormir em seguida).Já procurei fraldas noturnas aqui e não acho (impressionante!). Aqui consigo a pampers normal (tipo baby dry) e uma Pampers que chama Active fit, mas já testei as duas e não funcionam para a noite toda… chega uma hora que elas estão duras e pesadas, o dia que resolvi deixar mais um pouco, vazou…Então a rotina tem sido trocar a fralda na hora do banho, por volta das 19:30 ~ 20:00 e depois mais uma vez durante a madrugada. Mas estou sem idéias do que devo testar primeiro; se incluo uma troca de fraldas próxima da mamadeira dos sonhos ou se vou tentando tirar as mamadas da madrugada (reduzindo o que ela bebe durante a madrugada, provavelmente deverá reduzir os xixis também…). O problema é que para esse caso da retirada da mamadeira da madrugada estou totalmente no escuro, não sei o que fazer ou por onde começar…Bom, qualquer conselho/ajuda/palpite é bem vindo, de você ou dos seus leitores aqui!Bjos bom final de semana!Aline

  7. Oi Thais, queria saber onde vc encontra esses lençõs Joe Baby, pq eu não acho em lugar nenhum.Se puder me responder por e-mail, agradeço muito. semfirulas@gmail.comBj.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s