Horário de verão, alimentação e passeios.

Graças ao horário de verão, Paul tem dormido mais tarde naturalmente – 19h virou o horário oficial. Damos banho às 18h30, ele toma o leitinho e, no meio da mamada, recusa e fica querendo a chupeta. É só dar que em três segundos ele dorme, agarradinho em mim ou no pai dele. Colocamos no berço e ele vai bem até a hora da mamada dos sonhos.

Desnecessário dizer que o fato de dormir mais tarde não faz com que ele acorde mais tarde. Ele tem acordado às 6h, porque já está claro, mas esse horário é cedo demais. O que temos feito é trocar a fralda, dar o leitinho e colocá-lo para dormir de novo. Às vezes dá certo, às vezes não. A ideia é acostumá-lo a acordar um pouco mais tarde, nem que seja às 8h. E ele nem toma muito leite quando acorda. Não é fome, mas hábito mesmo.
Anderson e eu conversamos e temos um prazo para colocá-lo na escolinha: completar 1 ano de idade. Eu comecei agora a procurar emprego com mais efetividade e vou conseguir antes de ele completar 1 ano. O Ande está querendo mudar de trabalho também, então se eu conseguir, ele vai usar esse meio tempo para ir atrás de outra coisa sem se preocupar com o emprego atual. Ele vai ficar cuidando do Paul se isso acontecer – uma coisa meio John/Yoko nos anos 1970. Sinceramente? Achei um ótimo plano. Vai ser bom trabalhar fora novamente, ter dinheiro para investir na pós-graduação e ficar um pouco mais segura com relação ao nosso futuro. Porque, afinal, não posso jogar fora a minha carreira e depender do marido nunca combinou comigo. Apesar de eu me virar legal com os trabalhos que faço em casa, nem se compara com o salário certinho que eu ganhava antes de engravidar. Então farei isso pelo Paul (segurança), por mim (independência, sair de casa, investir na carreira) e pelo Ande (que procurará outro trabalho).
Sobre a questão especialização X mestrado, eu acho impossível me dedicar a uma dissertação se eu estiver trabalhando na minha área. Publicidade é coisa de maluco, tem hora extra e precisa de muito tempo empregado. Portanto, se eu conseguir um bom emprego, meu prazo é de dois anos – tempo que usarei para fazer a especialização. As aulas são às sextas e sábados e fazer esse curso me dará o link que eu tanto preciso entre a faculdade o mestrado, além de nortear melhor o tema a ser trabalhado. Esse link é o que vai me dar força na hora de pleitear uma bolsa e, se tudo der certo, então poderei me dedicar exclusivamente ao mestrado, voltando somente depois a trabalhar, possivelmente dando aulas ou escrevendo artigos. Claro que isso é só o planejamento – sei bem que a vida dá mil voltas, então vamos ver.
* * *
Momento saco cheio do dia: andar pelas calçadas do bairro com o Paul no carrinho. A gente só percebe como as calçadas são ruins quando passa por esse tipo de situação. Imagino quem anda sozinho de cadeira de rodas, por exemplo. Agora estou começando a bancar a mãe maluca e ir para cima das pessoas com o carrinho, haha. Estou brincando, mas às vezes dá vontade. Você precisa passar pelo ponto de ônibus, por exemplo, e fica aquele monte de árvore plantada na sua frente. E no supermercado? Os corredores já não são tão amplos e o povo deixa o carrinho (de compras) no meio ou então de atravessado, enquanto pegam algum produto. Fora que comandar o carrinho é um capítulo a parte. Nosso carrinho é supimpa, todo cheio de frufrus, mas de qualquer forma é complicado. E sei que nem aqueles carrinhos de passeio, mais leves e compactos, são melhores. A coisa toda está nas rodinhas mesmo. Quando será que inventarão carrinhos flutuantes? Bom, só sei que, até lá, não estaremos mais usando.
* * *
Minha avó disse que eu preciso ir eliminando mamadas gradualmente. Será? Estou confusa com relação a isso. Estou fazendo assim:
7h – leite
9h – fruta (come super pouco)
11h – leite
13h – papinha salgada
15h – leite
17h – sopinha ou fruta
19h – leite
23h – leite
Minha vó sugere que eu faça assim:
7h – leite
9h – fruta
11h – almoço (papinha salgada)
13h – leite (ou mesmo mais papinha)
15h – fruta
17h – sopinha ou fruta
19h – leite
23h – leite
Ela diz que ele precisa começar a comer nos horários certos de comer (café-da-manhã, almoço e janta) e tomar leite somente quando acorda, antes de dormir e às 23h. O que vocês acham? Realmente não sei.
This entry was posted in 6 meses, Alimentação, Eu, Saindo com o bebê. Bookmark the permalink.

14 Responses to Horário de verão, alimentação e passeios.

  1. maeperua says:

    assino embaixo das tuas reclamações sobre as dificuldades de andar com carrinho.a melhor rua que conheço – pasme – para passear com a pequena é a Avenida Paulista!!! (calçadas largas, regulares, com rampas em todas as esquinas e faixas de pedestre).o resto é uma dificuldade só. por isso que a gente não vê cadeirante na rua, nunca. é impossível.

  2. Di says:

    Oi Thais. Sobre o trabalho e a escolinha, acho otimo. Venho sentindo aqui o quanto é ruim depender de outras pessoas quando esse não é meu ideal de vida. Se voce e o Ande estão de acordo, façam o que é melhor pra voces tres. Aqui, quero colocar a Rebeca na escolinha no fim de Janeiro, fevereiro, pois em março quero tentar um cursinho de novo.Sobre a alimentação, pode parecer estranho, mas quando eu tinha, tenho, muita duvida sobre quanto leite dar, eu olho a relação na lata de leite.😛 E venho adaptando…O pediatra da Rebeca diz que com 1 ano a alimentação dela ja tem que estar bem proximo a minha. E a recomendação dos nutricionistas e sempre de comer de 3 em 3 horas.Como a Rebeca associou o leite a dormir, ela toma 3 mamadeiras por dia, 1 de 180ml a 220ml de manhã quando acorda, as 8h, depois a mesma coisa na soneca as 15h e quando vai dormir, as 20h45.Eu fui retirando conforme via que ela não tinha mais necessidade. E com relação ao horarios das refeições, esse eu faço e ja li de ser o ideal, ele fazer as refeições com voce, na mesa. Cria bons habitos a mesa, bons habitos alimentares e ajuda a entender os horarios.boa sorte

  3. dani says:

    oi thaís, tenho acompanhado seu blog a pouco tempo e estou curtindo! aqui tb estamos entre fralda/guitarras/baixos!pitaco sobre alimentação: tb usei o método da tracy hogg, mas adaptando uma coisa ou outra. qdo tito começou a 'comer' eu dava leite só de manhã/almoço/noite/mamada dos sonhos. os lanches da manhã e tarde eram suco e fruta. 15 dias depois a mamada do almoço foi substituida pela papinha salgada, e não lembro mais qto tempo depois, a mamada da noite tb. com 1 ano tirei a mamada dos sonhos. agora leitinho só de café-da-manhã. deu super certo!! bjos

  4. Puxa, quisera eu ter uma avó que pudesse me aconselhar….me deu saudades !

  5. Alinne says:

    Oi Thais…amo o blog. Como meu filho tem 4 meses é sempre bom saber o que me espera…hehe. Qnt a alimentação o gastropediatra do Henrique recomendou igual sua avó. Leite no café da manhã-papinha de fruta no lanche da manhã-almoço~papinha fruta lanche a tarde~jantar e leitinho antes de dormir e eu acrescento a mamada dos sonhos. Tento dar de 3 em 3 hs p ele se alimentar melhor. Depois q coloquei caldo de feijão ele táamando. Bjs

  6. Mariana says:

    Eh ouvi falar que fica assim depois que o bebê acostuma com a papinha. Tenho consulta essa semana e parece que vamso começar a salgada. Esto tendo problemas com a papinha da manhã, pois tem vezes que ele sente sono antes e não come a papinha toda. Acho que vou dar a papinha um pouco antes. Adorei o site da loja Trenzinho. Aqui tbm tá um estoque de brinquedos, tenteo rearrumar o quarto dele pra ver se cabe um tapete de eva mas ainda não achei uma posição boa. Por enquanto os brinquedos vão ficando na sala. Bjs

  7. Thais Bessa says:

    Oie, então eu tinha comentado, acho, que pensava que ele ainda estava com muitas mamadas aos 6 meses, ainda mais que já janta. Foi o recomendado pela pediatra, está no livro da Tracy… Enfim, estou com sua avó, rs, a criança precisa ter os horearios normais de café, lanche, almoço e janta. A única coisa que eu mudaria é tentar dar a fruta da manhã 9:30 (talvez ele coma mais), daí o almoço mais tarde tb, 11:30 ou 12. Eu não faria 2 refeições 11 e 13, fica confusa, ninguém almoça 2 x. Eu juntaria em uma só no meio desse período, dá o almoço e se ele ainda tive fome, dá um pouco de leite depois (oàs vezes faço isso quando ela fica enjoadinha pra dormir, ainda é fominha). Aí o lanche às 15 e a jantinha às 17, normal.Gostei dos planos pro futuro, muito sensato e uma boa pro Ande crescer também. Às vezes eu fico pensando que pro homem é um peso enorme ser "pai de família", e eles acabam abrindo mão de muita coisa com medo de faltar algo em casa. Acontece com o Ben, ele mudou os planos de carreira depois da Bebella…Bjos

  8. Thais Bessa says:

    Ah, PS: Postei sobre a alimentação da Bebella ontem no blog, a rotina alimentar é tipo essa que sua avó sugeriu.

  9. Thais o ped do Pablo falou isso mesmo que sua vó disse, que quando ele fizer todas refeições o ideal é tomar leite pela manhã e a noite antes de dormir….

  10. Alethéa says:

    Olá!Concordo com vc, andar de carrinho por aí é o fim!Sobre o leite, acho que ele é muito novinho para ter uma rotina só de refeições; meu pediatra disse que os bebês podem ser mantidos com mais leite até pelo menos um aninho.Abraços!

  11. Lena Argolo says:

    Thaís, o Heitor com seis meses era assim: mamada às 07, fruta às 09, soneca, mamada às 10 ou 11 (qdo acordava), almoço às 12,12:30, mamada às 14:30, 15 (seio, qdo eu volto do trabalho), soneca da tarde, fruta às 16 h, jantar às 18, mama às 19, 20, dorme às 20, 20:30. Acho que depende muito da fome dele, mesmo. Parei de usar a mamada dos sonhos depois que ele fez 6 meses pq ele já dormia bem. Acho que sua avó está certa… Você vai ver que ele se sente feliz de ser "grande", comendo como vocês… Vai indo no ritmo dele, tem muito disso tb.EI, toda razão qto às calçadas, acho o Ó, em Porto Alegre sofri demais com entradas de Supermercados gradeadas e passagens de pedrestres minúsculas!! Que absurdo, a passagem para cadeiras era do outro lado, longe e única! Fiquei revoltada…

  12. Decor Mania says:

    flor aqui é a mariqueria divulgar o blog da minha lojaum beijo!www.decormania.com.brBoa Tarde!Somos da Decor Mania, uma empresa de Adesivos Decorativos! Nossa loja on-line tem centenas de modelos, um mais lindo que o outro e a nossa qualidade está no nosso atendimento e material!Não perca a oportunidade de ter os mais belos adesivos decorativos na sua casa e nós asseguramos PELO MELHOR PREÇO DO MERCADO!Nossa loja virtual conta com o pague seguro da UOL, a entrega é rápida e parcelamos em até 12 vezes!Todo tipo de adesivos:- Criança e bebê, florais, árvores decorativas, adesivos para box, todo tipo de superfície…Também personalizamos seu adesivo!Visite nosso site e surpreenda-se!www.decormania.com.brSiga nosso blog e concorra a desivos GRÁTIS!VEJA A PROMOÇÃO!

  13. Paula says:

    Thais, sua avó está certa. Hoje em dia, após a introdução da papinha de frutas e da sopinha, os pediatras não recomendam mais o leite durante o dia. Eles devem tomar o leite de manhã e à noite, mas não durante o dia. Quando a pediatra da Maria Clara (ela fez 5 meses) pediu que fosse assim, estranhei. Mas li bastante e conversei com uma amiga pediatra e todos os lugares me recomedaram que fosse assim. Isso porque o leite é muito gorduroso (mesmo os de soro ou de soja) e isso faz com que o valor calórico ingerido por eles seja muito alto. Nos primeiros meses eles precisam disso, mas depois não! Hoje em dia a preocupação com a obesidade é enorme e essa é uma recomendação de todas as sociedades de pediatria, tanto a brasileira quantos de outros países.Fica aqui a dica!Beijos,Paula

  14. Renatinha says:

    Oi Thaís, leio sempre seu blog mas raramente comento, agora minha bebê tem uma rotina bem mais definida e tira duas sonequinhas por dia, o que me dá um tempinho pra ler os blogs, atualizar o meu e até mesmo comentar.Bom, a rotina da minha bebê está muito parecida com a que a sua vó sugere, ela só não janta ainda, mas em breve passará a comer a tarde tbm, então acredito que ficará quase a mesma coisa que foi sugerida.Já ouvi falar muito nesse tipo de rotina tbm e eu acho legal até mesmo para facilitar a adaptação à escolinha, que também pretendo colocar quando ela tiver um ano mais ou menos.Bjus e adoro ler tudo que vc escreve!!!

Leave a Reply

