Mitos a respeito dos dentes.

Desde o terceiro mês, ouvimos que os dentes do Paul estão nascendo. Agora, na véspera de completar 7 meses, ele continua banguela. Quis então fazer este post sobre todos os sintomas que ele já teve e as pessoas diziam “é dente hein, amiga?”, mas que na verdade não eram nada disso.

Bebê babando muito – Campeão dos campeões, este sintoma mobiliza toda a família. Basta o bebê começar a babar que já vem dente! Não sei se foi culpa do refluxo do Paul, mas ele sempre babou demais, desde os dois meses. Pra vocês terem uma ideia, não era uma babinha qualquer. Ele molhava a camiseta inteira, sendo que nem babador segurava (escorria para a calça). Até hoje ele é assim. Por quê? Não sei, mas com certeza não eram os dentes.

Bebê querendo morder qualquer coisa – Segundo sintoma mais comentado, na verdade coincide com a fase oral do bebê, quando ele quer colocar as mãos na boca e morder o que encontra pela frente. Não porque a gengiva dele está coçando, mas porque ele está acostumando a descobrir o mundo pelo paladar. Então a vovó coloca o dedo na boca, o bebê mastiga com fúria e lá vem a famosa frase: “é dente hein!”. Com o Paul, até hoje ele ter uma mordida forte de pit-bull, mas sem os dentes.

Bebê com o sono agitado – Levante a mão quem nunca passou Nenê Dent na gengiva do bebê quando ele acordou chorando de madrugada. É mais provável que o bebê acorde chorando porque teve um dia muito agitado do que por causa de supostos dentes que nunca deram as caras.

Bebê com maior necessidade de sugar – Pode ser sede, fome, pico de crescimento… Por aqui sempre foi uma dessas coisas.

Bebê com erupções em torno da boca – Consequência da baba, não necessariamente dentes.

Bebê com febre ou diarreia – Sintomas de muitas outras coisas, que não os dentes. Paul nunca teve febre nem diarreia, então não posso dizer que foi sintoma de algo. Mas, se ele tivesse, eu pensaria nos dentes como último caso e o levaria ao pronto-socorro para ser examinado.

Bebê rejeitando o peito ou a mamadeira – Fluxo lento? Falta de fome?

Bebê com as bochechas vermelhas – Calor? Frio?

É claro que, se o bebê tiver qualquer um desses sintomas acima, é necessário ficar atento(a). Só não vá pirar toda vez que algum deles acontecer, porque no nosso caso, por exemplo, até agora, nada de dentes.

Advertisements
This entry was posted in 6 meses, Dentes. Bookmark the permalink.

9 Responses to Mitos a respeito dos dentes.

  1. Bryan já passou por tudo isso ai e nadinha de dentes,nem serrinha,nem gengiva inchada e ele ja vai fazer 7 meses.Até que agora os comentários de: são os dentes,diminuiram muito!!!bjosPaul tá lindo nessa foto

  2. Meu Luquinha começou com todos esses sintomas com 3 meses e com 6 meses já tinham 4 dentinhos embaixo. Isso varia de bebe pra bebe, mas agora ele tá numa fase maravilhosa, dorme super bem, come bem, e apronta todas todos os dias. O Paul tá um fofucho. bjo

  3. Thais Bessa says:

    Hehe, mais ou menos o post que eu ia fazer, mas vou colocar algumas informações q a minha irmã me passou.Nunca me preocupei com dente, porque já sabia que eram mitos, todo bebê baba (e toda mãe acha que é demais). Tanto que nem nenedent essas coisas eu tenho!Bjos

  4. mix says:

    meu bebê baba bastante e tem 2 meses… e as bochechas dele estavam bem vermelhas esses dias… ahahaha… bom essas coisas. 🙂

  5. Cris Bomfim says:

    Tivemos de ir ao hospital no último sábado por conta de um resfriado do Rafael e o médico que nos atendeu explicou que o nascimento dos dentes "não dão reação" e sim o que ocorre é uma coincidência, pois o bebê por volta do 4o. mês extingue a reserva de anticorpos que trouxe da mãe/gravidez e por isso tem diarréia, febre, erupções e etc que as pessoas associam ao nascimento do dente, mas que na verdade não é.Por aqui, desde os dois meses tbém, muita baba e tudo na boca toda hora, mas nadinha nadinha de dentes!Bjs pros dois.

  6. Clarinha says:

    Thais, segundo nosso pediatra no Brasil, a baba por volta dos dois meses de idade indica que as glândulas salivares estão entrando em ação, porém, o organismo do bebê precisa aprender a controla-las e, enquanto isso não ocorre, haja baba. Depois que passa a ter controle, a baba para e, só depois, em geral, é que o bebe volta a babar por causa de dentes. Aqui em casa, veio tudo junto e João teve dentes muito cedo, aos 4 meses.

  7. Rosane says:

    oi Thais bem meu bebê não deve nem um sintoma e quando vi estava nascendo os dentinhos,isso foi com 5 meses e até agora nada de mais dentes

  8. Lorezno está com 9 meses e esta do mesmo jeito que nasceu! Todos os sintomas que vc colocou ai em cima já foram cenários aqui em casa, minha mae vive falando que é o dente, ma seu ja desencanei rsBjs pra vc

  9. Lena Argolo says:

    hahahaCom o Heitor foi IGUAL, só nasceram com 7 meses e ouvi muito isso;BABA: eles babam, pronto. Com ou sem dentes.MORDIDA: Concordo plenamente;SONO: Vixe, vou pular, meu filho tem um sono anormal! rsSUGAR: Aqui em casa é regra até hj, peito ele quer até sem leite. Acho que é carinho de mãe, nem sabia que podia ser dente… rsFEBRE: ebre é sintoma de muitas coisas em bebês, e achar que é dentes esó é muito arriscado… Eu tb correia ao PS.REJEIÇÃO: Isso tb nunca aconteceu comigo, salvo qdo Heitor empurrou uma mamadeira, mas simplesmente pq não gostava daquele leite artificial. E ele tinha 6 meses… LM ele bebeu feliz!BOCHECHAS: Nossa, o Heitor parece um Papai Noel desde que nasceu, será que minhas bolinhas rosadas vão sumir qdo todos os dentes chegarem? rsrsEssa coisa e "cadê os dentes" é uma frescura, né? Como "já está andando?" e "Já fala mamãe?" qdo o bebê faz um ano.Minha amiga odonto disse que é ótimo que venham dentes tarde, pois significa que os definitivos chegarão tarde, quando ele já souber cuidar bem deles… Enfim, ótimo! Que demorem bastante! rsBj!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s