Bagunça na rotina.

Os dentes deram uma balançada geral na rotina por aqui. Eu vinha sendo maleável porque o Paul está maior, sempre teve um bom ritmo (em parte pela educação que temos dado), mas passou dos limites, para mim. Essa noite ele acordou o tempo inteiro dando gritinhos e não se sabia o motivo. No final das contas, ficou na cama com a gente, mas mesmo assim não dormiu – rolava para lá e para cá chorando. Agora que ele engatinha, só quer fazer isso o tempo todo, mesmo dormindo.

Desde o começo do horário de verão, ele tem ido dormir mais tarde porque só tem sono quando anoitece mesmo. Isso já era natural dele e eu esperava que acontecesse. Logo, o horário de dormir passou das 18h30-19h para 20h, que é a hora que escurece. Passei a mamada dos sonhos para mais tarde (meia-noite) e estava tudo indo bem. Mas então começou o agito desnecessário, papai achando que não teria problema se ele visse TV antes de dormir, saídas, visitas, e finalmente os dentes. Ele começou então a dormir às 20h, mas acordar 1h depois com a bateria carregadíssima, sem possibilidade de colocá-lo no berço de novo. Anderson achava errado tentar fazê-lo dormir se ele queria ficar acordado com a gente. Então assim foi. De umas duas semanas para cá, ele morre de sono no final da tarde, dorme depois do banho, por volta das 18h30, mas acorda às 20h e, depois, dorme somente perto das 22h. Ele ficou uns bons dias dormindo nesse horário e acordando entre 8h e 8h30, então eu deixei, pois achei que fosse um padrão e considero 8h um ótimo horário.

Mas é claro que isso não daria certo. Primeiro, porque tenho me sentido exausta. Antes nós tínhamos a noite toda para fazer o que quiséssemos, que incluía desde jantar, arrumar a casa até ler um livro, ver TV, enfim, descansar. Agora continuamos com os cuidados com ele. Segundo, o sono noturno dele está agitadíssimo. Se ele dormisse como uma pedra das 22h às 8h, eu não reclamaria de nada e ficaria feliz. Mas ele dorme bem das 22h às 2h, mais ou menos, quando começa a engatinhar dormindo e, depois, a chorar. E assim vai até de manhã. Não preciso nem dizer como foi cansativa a última semana, quando nós dois estávamos ruins de saúde. Ontem eu acordei bem, mas essa noite foi demais para mim. Estou exausta.

Vocês podem dizer que é fase, mas sempre existirão “fases” e a gente precisa aprender a lidar com isso para o bebê ficar bem e nós também, senão quem aguenta o dia inteiro sem dormir decentemente? Eu não quero que o Paul seja uma criança descontrolada que dorme tarde e deixa os pais estressados até ela completar, sei lá, dez anos de idade. E não vai rolar. Vou reler o livro rosa da Tracy e voltar a fazer tudo “nos conformes”, pois quando eu fazia isso, Paul estava bem. E vou voltar a ser “a chata da rotina”, pois é melhor ser chata a ser cansada (e isso vale para o Paul também, que voltará a dormir bem). Veremos.

PS – Esqueci de dizer que tem feito muito calor ultimamente. Deve influenciar no sono também.

This entry was posted in 7 meses, Comportamento, Dentes, Rotina, Sono. Bookmark the permalink.

14 Responses to Bagunça na rotina.

  1. maeperua says:

    Thais, por aqui as coisas também deram uma complicada. Primeiro foi um resfriado que fazia a Helena acordar tossindo, e quando ela melhorou veio o calorão, que acho que atrapalhou sim o sono dela.Resultado: uma semana de noites do terror, sendo que em dois dias chegamos a acordar de hora em hora (!). Desde a noite de sábado para domingo as coisas estão um pouco melhores, mas acho sim que a gente tem que ser chata da rotina para coloca-los nos eixos. Beijos e boa sorte aí. Eu ainda não coloquei o sono acumulado em dia e ando semi-zumbi…

  2. Oi Thais,sim, pode ser o calor também! Lucas ficou agitado algumas noites e quando passei a deita-lo apenas de camisetinha e fralda, ele voltou a dormir bem. Espero que as coisas voltei aos eixos por aí!Beijo!

  3. Alinne says:

    Oi Thais,Uma coisa que tem dado certo aqui em casa é sempre dar o banho antes de dormir, `as 19:40hs, na hora que escurece. Pq vc não tenta e retira essa soneca das 18:30hs. É apenas uma idéia.Depois posta fotinha do dentinho hehehehe

  4. Thais Bessa says:

    Concordo que a rotina é crucial, melhor voltar. E eu acho 22 muito tarde, assim como acordar as 8, 8:30. Porque quando vc voltar a trabalhar, acredito que terá que sair de casa para deixá-lo na creche mais cedo, daí ter que re-acostumá-lo a acordar cedo vai ser punk.Eu acho que tem mais a ver com o engatinhar. Aquilo que eu falo, quando eles descobrem um truque novo, aquilo vira obsessão por uns dias. Com Bebella foi o mesmo, fazia dormindo e acordava chorando porque se descobria numa posição esquisita.Bjos

  5. Débora says:

    É, dizem que os dentes alteram tudo. Mas eu acho realmente que essa bagunça na rotina é que provavelmente está piorando a situação.Quando eu não tinha rotina alguma, era mais ou menos isso que acontecia. Aí adotei a rotina, tudo melhorou. Porém, teve um feriadão, e aí o pai achou que dava pra bagunçar tudo. Resultado: Voltei a ter um bebê reclamão e que só queria dormir sendo embalado, sonecas curtas e bagunçadas.Acabei com a festa. Hoje voltei a observá-lo e vou colocar a rotina estruturada de volta, como estava.A gente pensa que está sendo muito inflexível, que "ai, uma vez ou outra tudo bem", mas depois, vem a consequencia.Temos que ser as chatas da rotina mesmo. É o melhor pra eles e pra nós.E sinceramente, deteeeeesto quando me dizem "É só uma fase". Tá é uma fase, eu sei. Mas isso não significa que eu tenha que ficar ali, feliz da vida mesmo morrendo de sono e sem comer. Ah, vá!Beijos!

  6. Nossa, concordo 100% com o que Débora falou!!!🙂

  7. Camila says:

    Ai eu estou perdidinha com a Olívia! Antes ela dormia das 19:30 direto até 7 da manhã. Agora ela deu pra dormir 20:30 e acordar 1 hora depois. Ela acorda e quer mamar mais (não importa o quanto eu encha o tanque dela antes, ela SEMPRE acorda!). Dou mais leite pra ela e ela fica nessa de dorme,acorda atéumas 21:30. Elasó vai estar ferrada no sono mesmo as 22 horasmas aí vai direto até as 10 da manha. Eu já tentei antecipar o ritual do sono dela que começa as 19 para as 18, mas não adianta pq não consigo fazer ela dormir no fim do ritual. Eu devo estar fazendo alguma coisa errada, mas ainda não consegui identificar o que é.

  8. Di says:

    Oi Thais! Olha, vou te recomendar assistir um documentario que achei otimo, fala claro de uma situação bem mais extrema, mas no final explica bem como funciona essa questão de problemas/dificuldades no sono das crianças. Chama "A menina que não dorme" do Discovery Home and Health. (e se vc assistir lembre de mim pois os relatos que tive eu era pior que a menina! O.o)A Rebeca tem problemas com sono desde essa fase tambem e tem sido dificil lidar. Piora muito quando sai algum dente e com o calor. Mas tem 2 coisas que ajudam em 80% das vezes: deixar ela voltar a dormir sozinha, ou seja, não atender no primeiro chamado. Eles estão sonhando, não acordados. E se esta gritando e chorando é melhor acordar, deixa acordado uns 5 minutos, explica o que aconteceu efaz voltar a dormir. E segundo : Em hipotese alguma aceite a opinião alheia, vide pai, vó, amiga, falando "mas ele não ta com sono, ta vendo?Deixa ele ficar acordado com a gente…"E quando saimos, que da a quebra da rotina, assim que colocamos o pé dentro de casa ela volta. Da um cochilinho de no maximo 1h + leitinho e pronto, tudo volta ao normal. Assim ela curte os passeios e a segurança de voltar pra casa. (eu mantenho a rotina alimentar dela na rua mas nem tento faze-la dormir, melhor esperar chegar em casa que ficamos todos mais tranquilos e confortaveis)pronto, falei um monte de como tem sido por aqui, agora boa sorte por ai! bjs

  9. Fá *~ says:

    Oi Thais, faz um tempinho que não venho aqui rs. Vc estava me seguindo no bloguinho errado e eu não sei oq cargas dágua o blogger não atualiza direito minha lista de blogs.Enfim…rsEu infelizmente nunca tive uma rotina com a Ana Clara, tudo isso reflexo daquele problemão com as cólicas. Agora que estamos conseguindo colocar as coisas nos eixos.Ela é bem mais novinha que o Paul, então não sei oq eu posso te ajudar, mas o calor influencia demais no sono dela.Ela anda bem chatinha, parece que a gengiva dela está grossa, com dois pontinhos mais altos e ela baba demais!Acho que os dentinhos estão vindo lá de baixo, sei lá. O Paul deu sinal de dentinhos qdo??Quero muito ler essa tal encantadora, vou ver se agora no fim do ano eu leio.Beijos

  10. Lais says:

    Eu sou "a chata da rotina" de carteirinha, com muito orgulho porque o Douglas, mesmo nas piores fases, come e dorme bem. E mamãe e papai também.

  11. mother geek says:

    Oi thais ! estive lendo seu post anterior … sabe q essa semana me aconteceu o mesmo…Estou grávida de 6 meses durante mt tempo meu bb só ficava na minha cintura deitado entao tive mt peso na coluna e agora ele está maior e mais pesado e minha coluna mais ferrada ainda, sem falar nas caimbras …Esta semana tive uma conversa com meu marido q é bagunceiro de mao cheia e disse q eu nao aguentava mais pq tem feito mt calor aqui na baixada do RJ e nao aguento arrumar a casa sozinha o dia todo e no fim da tarde ter de ir estudar … Dai combinamos de todos os dias ele me ajudar a varrer e passar pano q sao coisas q atualmente sao impossiveis pra mim … e ficamos bem , até q ontem ele comentou com um amigo de trabalho q estava com o corpo pesado e etc … pois tem me ajudado a arrumar a casa quando chega do serviço e do colégio … o amigo falou algo bem parecido do q o médico falou pro seu esposo ! é incrivel o maxismo eles acham q somos mulheres e temos q nos virar em casa e com filhos e os homens só poe o alimento e mais nada ! Ainda bem q meu marido tem uma cabeça firme e pensa por si só … mas q essas coisas chateiam chateiam !

  12. mother geek says:

    Quanto a rotina …Eu e meu esposo temos um casal de amigos q tem 3 filhos .. e nós achamos lindo a educação e disciplina das crianças q variam de idade entre 11 e 06 anos, dormem por volta de 20:00e toda vez comentamos um com o outro q nosso leandro será assim, e nao posso te falar nada q possa ajudar mas uma coisa eu sei … Nao se deixe levar por " a é uma fase" pois tem coisas q se nao educarmos agora … depois vira moda e nao conseguimos mais mudar por diverssos fatores ! se reorganize e espero voltar aqui da proxima vez e ler q vc tem conseguido dormir e q o paul está bem e mimindo mt bem ! ah … o calor acho q ajuda siim pq meu baby nem nasceu e na segunda feira só me deixou dormir 2 horas da manhã de tanto q se mexia encomodado com o calor q tava fazendo . abraços

  13. mother geek says:

    se nao assistiu ainda, assista a um video de um japonezinho de fralda cantando hey jude …lembro do seu baby toda vez q ouço rs

  14. Lucila says:

    Thaís parece que vc descreveu minha filha! Impressionante! A diferença é que ela está com quase 5 meses. Mas os dentes apareceram sábado passado.Eu nunca cheguei a seguir a Traccy (em partes, pois não pude ler o livro inteiro ainda, mas tento fazer o que aprendo no seu blog).Quando vc descobrir o que fazer para resolver a situação da irritação noturna, por favor me informe! (detalhe minha filha sempre dormiu muito bem à noite, das 18:30 às 06:00 acordando somente para mamar, mas agora está idêntica ao Paul – só não tenta engatinhar pq não sabe, rs)Ah, se você puder (quando e se quiser), queria que você falasse mais sobre as atividades do Paul – tipo detalhar mais o que ele faz quando está brincando sozinho, pois já esgotei minhas idéias com minha filha e ela não gosta de brincar sozinha (chora, e muito!)

Leave a Reply

