Reajustando a rotina.

Depois do último post, cheguei ao meu limite e resolvi colocar a rotina nos eixos novamente. Eu não gostaria de colocar a culpa da bagunça em ninguém. Anderson e eu pensamos de forma diferente em vários aspectos sobre a educação do Paul e, por isso, eu quis ser mais flexível e deixá-lo tomar algumas decisões pautadas puramente no que a Tracy chama de paternidade acidental. O resultado foi um bebê com o sono perturbado, pais cansados e inconstância. Por isso, tomei as rédeas de volta e, mesmo que isso signifique algumas noites em claro até ajustar tudo, prefiro assim.

Alimentação – Relendo o livro rosa da Tracy, a primeira coisa que me chamou a atenção foi para a alimentação. Percebi que o Paul está tomando menos leite do que deveria, almoçando muito cedo e não está jantando. Ele já tem quase 8 meses e precisa jantar por volta das 18h. Eu fiquei com medo de dar essa refeição no fim da tarde porque, aos 6 meses, cheguei a tentar e ele ficou com o sono muito agitado, fazendo cocô de madrugada, o que não fazia antes. Mas adiei demais e, agora, está mais do que na hora de tentar novamente. Ainda damos a mamada dos sonhos por aqui e só vou tentar tirar quando sentir que realmente não faz diferença. Muitas vezes, ele mesmo recusa a mamadeira (mas começa a resmungar no meio da madrugada). Ontem já dei a janta às 18h e ele fez cocô logo depois do banho, mas dormiu bem até às 22h30, quando acordou. O que tentarei fazer hoje é dar a mamada dos sonhos antes de ele acordar, então.

Os sinais do bebê – Comentei certa vez aqui que eu faria em casa o horário das escolinhas para alimentação, soneca etc. Isso não dá muito certo. Perdi a observação do Paul (que é o mais importante) e o deixei cansado muitas vezes, o que pode ter influenciado no sono noturno. Assim, se eu o vejo bocejando, já o coloco para dormir, não importa o horário. Ontem, quando comecei a adaptar a rotina, as sonecas foram em horários variados, mas acredito que com o passar do tempo tudo se estabilize. Hoje ele tirou a soneca da manhã no horário certo (às 9h30). A soneca da tarde será daqui a pouco, antes de sairmos para a pediatra.

Dormir cedo – Para mim (e para todos os autores de pesquisas recentes sobre a qualidade do sono do bebê), crianças devem dormir cedo. Horário de verão é uma inutilidade que veio para estragar a rotina de mães como eu, mas precisamos nos adaptar. Assim, acho razoável iniciar o ritual do sono (banho, massagem, leite e historinha) por volta das 19h, para que ele esteja dormindo às 20h. O desafio tem sido “gerenciar” as sonecas da tarde, mas vou insistir com a rotina do sono mesmo assim, nem que eu tenha que ficar com ele acordado no quarto escuro até ele dormir, seja o horário que for. Depois do horário de dormir, nada de atividades, muito menos saídas. Ontem, a última soneca foi das 15h30 às 17h. Depois, ritual do sono às 19h e, às 20h, estava dormindo. Espero que se repita diariamente (farei repetir!).

Distrair sem pegar no colo – Paul está na fase de ansiedade da separação. Tenho conseguido administrar bem, porque brinco bastante de esconde-esconde e cadê/achou. Quando preciso fazer algo (tipo ir ao banheiro), eu o deixo no cercadinho e vou numa boa. Às vezes ele chora, às vezes não. Quando ele está brincando no chão, muitas vezes vem e tenta escalar as minhas pernas para subir no colo. Eu sento com ele no chão e fico tentando distraí-lo com os brinquedos, o que dá certo. Mas é hora de ficar com ele. Não adianta deixá-lo com os brinquedos e levantar novamente. A ideia é evitar pegá-lo no colo o máximo possível, especialmente se ele estiver chorando, para não associar o choro ao colo. É difícil porque ele não fica no cercadinho, detesta. Uso só naqueles momentos necessários mesmo, como atender a campainha, ir ao banheiro ou ver uma panela no fogo.

Tirar a TV do quarto – Algo que eu sabia que, cedo ou tarde, teríamos que fazer. Quando ele era bem pequeno, nós ligávamos a tv bem baixinho enquanto ele estava dormindo e isso não o perturbava. Agora, qualquer coisa é desculpa para ficar acordado, e é óbvio que, quando a gente não liga a tv, o sono dele é muito melhor. É difícil porque sempre fomos acostumados com a tv no quarto, a ver filmes deitados antes de dormir, mas não vejo outra saída. Faremos essa mudança, então.

Ajustar o meu sono – Eu tenho tido insônia. Essa noite, Paul acordou berrando às 2h30 e eu não consegui dormir mais. Fui dormir novamente às 6h, mas como o Paul logo acordou, fiquei dormindo e acordando até às 10h. Por sorte, o Ande pôde ficar com ele, mas mesmo assim não dormi direito. Preciso regular o meu sono porque é qualidade de vida, necessidade básica, nem preciso argumentar muito. E eu sou aquela pessoa que demora para pegar no sono. O que é esquisito é que tenho feito muita coisa durante o dia inteiro para ficar bem cansada e capotar, mas não tem adiantado. Acho que o horário ideal de ir para a cama é às 22h, mas ultimamente tenho conseguido ir somente entre 23h30 e meia-noite, e passo da 1h facilmente tentando pegar no sono. E já tentei todas as técnicas possíveis para o sono vir: banho morno, chá, suco de maracujá etc. Eu acho que o fato de tirar a tv do quarto vai criar um ambiente mais aconchegante, então ainda existe esperança.

This entry was posted in 7 meses, Rotina. Bookmark the permalink.

4 Responses to Reajustando a rotina.

  1. Thais Bessa says:

    Acho que vc está mais que certa, porque é quase científico que o bebê e a família funcionam melhor na rotina, com as exceções sendo isso: exeções.Sobre a alimentação, da última vez que vc postou a do Paul aqui, pensei algo, mas não falei pra não ser intrometida. Vi que vc dava alguns dias papinha doce, outros salgada no fim da tarde. Achei que passava uma mensagem confusa pro bebê: é lanche? É janta? Acho que está na hora da janta mesmo. Quando a Bebella estava com 7 meses levei na pediatra no Brasil e ela me deu A bronca porque eu ainda não dava janta pra Bebella, ela disse que isso defasava a nutrição dela muito. Acho o horário q vc vai dar bom, aqui tb dou 2 horas antes do horário de dormir.Acho que ele ter acordado às 22:30 ontem normal, pois ele ainda está com o hábito de acordar, ver tv, brincar. Em alguns dias ele se acostuma. Talvez se vc fizer isso mesmo, der a mamada dos sonhos antes dele acordar, antecipando-se a ele. Aí aos poucos vc vai empurrando pra mais tarde de novo.Eu sigo os sinais da Bebella tb, e tirando as exceções (viagens e doença), ela foi se ajustando e hoje dorme nos mesmos horários certinhos, raríssimas exceções. São maaaaais ou menos parecidos com o da creche, mas não vou sofrer por antecipação, quando chegar a hora ela faz essa pequena adaptação.Sobre o quarto, eu super concordo. Nuna tive TV no quarto desde que nasci. Na casa da minha mãe não se tem TV, computador, nada no quarto, e eu fiquei com isso. Esses dias o Ben falou de comprar um TV pro quarto e eu falei: ou ela ou eu, rs. Pra mim quarto é um santuário, serve só pra uma coisa: dormir (tá bom, pros adultos, serve pra 2, hehe). Acho que isso vai te ajudar a desligar e dormir. Ler antes de dormir te dá sono?Bjos

  2. Di says:

    Ah, olha a materia da crescer! http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI188953-15041,00-DORMIR+A+NOITE+E+MELHOR+PARA+AS+CRIANCAS.html

  3. Michelle says:

    Eu tbm tenho tentado pegar no colo o mínimo possível, mas minha mãe quando está aqui em casa fica com ela no colo direto, o que me atrapalha um pouco depois…. Preciso me impor mais.

Leave a Reply

