15 Dicas de Produtividade Para Mães Que Trabalham Fora de Casa

  1. Tenha uma rotina. Estabelecer uma rotina de horários e organização não só facilita a vida como cria um ambiente seguro para os seus filhos, pois eles já sabem o que esperar e aprendem a fazer as tarefas na sequência.
  2. Tenha objetivos pessoais e profissionais. Encare sua vida pessoal com a mesma responsabilidade com a qual encara sua vida profissional. Compromissos com os filhos são como reuniões importantes. Não desmarque! E ter objetivos expressos faz com que você se sinta na obrigação de realizá-los.
  3. Tenha poucas prioridades por dia. Não adianta uma to-do list enorme se você não terá tempo para fazer a metade. As tarefas costumam se acumular na segunda e na sexta-feira. Distribua durante a semana o que for menos urgente.
  4. Tenha tempo para você. Pelo menos uma vez por semana, agende uma manicure, uma massagem, uma ida ao shopping, um encontro com as amigas. Mães felizes transparecem isso aos filhos. Encare como um compromisso com a sua saúde mental.
  5. Desative o pop-up que avisa quando chega um novo e-mail. Estabeleça horários para verificar a sua caixa de entrada e atenha-se a ela. Verificar o e-mail de hora em hora apenas detona a sua produtividade.
  6. Estabeleça uma cota de acesso a fóruns e redes sociais. Não perca tempo com isso, a não ser que seja parte do seu trabalho. Se não, uma espiadinha diária pode roubar preciosos minutos do seu dia. Deixe para acessar uma vez por semana, por exemplo.
  7. Planeje o seu dia. Definir prioridades logo cedo faz você ser altamente mais eficaz do que aqueles que se deixam levar pelas tarefas, sem saber o que é urgente, importante ou irrelevante.
  8. Tenha uma agenda acessível. Smartphone, Google Agenda ou agenda de papel – não importa. O importante é que você sempre tenha acesso aos seus compromissos e seja fácil de atualizá-los.
  9. Valorize o tempo gasto no trânsito. Se infelizmente você reside longe do seu trabalho e perde horas por dia entre os carros, utilize esse tempo a seu favor. Leia um livro, alguma revista especializada ou, se dirige, áudio-livros e cursos em CD podem ajudar bastante.
  10. Faça exercícios. Eu sei, é extremamente difícil acordar no limite do horário todas as manhãs, quanto mais arranjar pique para fazer alguma atividade física. No entanto, quem te dará esse pique será justamente a atividade. Fazer exercícios melhora a sua saúde e disposição. E quem disse que você precisa acordar mais cedo? Faça quando puder. Meia horinha por dia já é o suficiente.
  11. Delegue mais. Pare de centralizar tudo em você, tanto em casa quanto no trabalho. Crianças maiores podem fazer algumas coisas, assim como o maridão deve dividir as tarefas. No trabalho, esforce-se para valorizar o trabalho de outras pessoas. Monopolizar tudo apenas a deixará sobrecarregada.
  12. Não faça hora extra. Hoje em dia, quem faz hora extra está assinando atestando de desorganização e falta de capacidade de terminar as tarefas no tempo previsto. Além do mais, você realmente prefere passar essas horas trabalhando a estar em casa?
  13. Saiba dizer não. Já foi o tempo em que podíamos dizer sim a tudo e a todos. Hoje em dia precisamos ter prioridades, mesmo que isso signifique magoar uma ou outra pessoa. Você não é obrigada a abraçar o problema dos outros se isso for atrapalhar a sua vida.
  14. Seja esperta. Não falte ao trabalho se o filho está doente ou para ir a uma reunião se o seu chefe não vê o quão essencial você é no dia-a-dia. Se sabe que semana que vem precisará chegar mais tarde porque terá uma consulta com a pediatra, resolva todos os pepinos nesta semana, mostrando ao seu chefe como você é eficaz. Assim, quando tiver um imprevisto, poderá conversar com argumento.
  15. Mantenha-se motivada. De nada adianta todas as dicas acima se você se sente um bagaço. Se o seu emprego já não te deixa feliz, já passou da hora de ir atrás de outro. Já pensou em fazer um curso? Pode ser uma ótima ideia para conhecer pessoas novas e dar um passo em direção a uma mudança de carreira, ou mesmo aperfeiçoamento da mesma. O fundamental é não ficar parada. Isso realmente desanima qualquer um.
This entry was posted in Dica do dia, Filhos, Trabalho e carreira. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s